Início » Computador » Squeeze: libere espaço no HD do Mac sem deletar arquivos

Squeeze: libere espaço no HD do Mac sem deletar arquivos

Por
9 anos e meio atrás

Enquanto o 3º pacotão de apps da MacHeist não fica pronto, o site está distribuindo gratuitamente seriais do Squeeze, uma app de compressão de arquivos para Mac OS. Na verdade, ao contrário do que você deve ter entendido, essa app não serve para lidar com arquivos .zip ou .rar, mas sim para liberar espaço do HD do seu Mac (eu também achei que fosse pra zipar arquivos :P).

O Squeeze é uma espécie de “versão Mac OS” daquele recurso do Windows que comprime todos os arquivos do HD (não consegui pensar em uma comparação melhor para ele, btw), mas com muito mais estilo, como é de se esperar de apps de Mac. Ele se integra perfeitamente ao System Preferences, podendo ser ativado e desativado da mesma forma que você faria com o Time Machine.

É aí que toda mágica começa, ou mais especificamente, na janela abaixo.

A partir dessa tela, tudo o que você precisa fazer é adicionar as pastas que você quer que o Squeeze comprima. O aplicativo não muda o formato de nenhum arquivo. As pastas continuam acessíveis pelo Finder, indicando que todo processo de compressão e descompressão é feito em tempo real, enquanto você mexe com seus arquivos. E isso só é possível por essa integração que o aplicativo tem com o System Preferences do Mac.

Mas tudo tem um preço. Não fiz testes de performance, mas é evidente que o Squeeze vai comer alguns recursos do seu Mac enquanto estiver (des)comprimindo arquivos. Você meio que troca alguns Gigahertz do processador por GigaBytes de espaço no HD. 😛

Mas e aí, o Squeeze funciona mesmo?

A captura acima mostra as pastas que eu coloquei no Squeeze para testar aqui (clique para ampliar). Achei engraçado o programa conseguir reduzir mais ainda arquivos que já são comprimidos, como JPEG e MP3. O primeiro, aliás, foi de onde ele tirou mais espaço: 3.55GB salvos de uma pasta de 40GB.

Pessoalmente, acho que vou desativar o Squeeze assim que eu terminar esse post. Mas isso não significa que eu não gostei dele (pelo contrário), é só que 4,5GB a mais não vai fazer muita diferença aqui no meu Mac. Não com um programa rodando em background, consumindo uma quantidade ainda desconhecida de recursos (em idle ele não usa quase nada, mas deve pegar bastante o processador emprestado no dia-a-dia).

Então corre para pegar sua licença lá no MacHeist. Por enquanto é di-grátis, mas não sei se vai continuar sendo free quando o bundle 3 sair (dia 2 de março). O Squeeze foi feito para o Snow Leopard (Mac OS X 10.6), então roda em 64 bits.

Mais uma coisa – se você leitor testar o Squeeze no dia-a-dia, sinta-se convidado a voltar aqui e deixar as suas impressões nos comentários! 🙂

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.