Você não vê a hora de testar as novidades do recém-anunciado Windows 10? Pois saiba que já é possível conferí-las: tal como prometido, a Microsoft disponibilizou, nesta quarta-feira (1), a primeira versão “Technical Preview” do sistema.

Para fazer o download, é necessário acessar esta página do Windows Insider Program. Se o site exigir autenticação, você deve utilizar os dados de sua conta na Microsoft (seu login no Outlook.com ou em qualquer outro serviço da companhia).

Empresas e profissionais de TI cadastrados têm a opção de fazer download a partir do canal TechNet.

windows-10

É possível baixar versões em inglês, chinês e – veja só! – português do Brasil. O arquivo de instalação, em formato ISO, tem pouco mais de 4 GB de tamanho nas versões de 64 bits e cerca de 3 GB nas opções de 32 bits. A chave de ativação (Product Key) é informada na mesma página, acima dos links de download.

É interessante notar que os requisitos mínimos de instalação do Windows 10 Technical Preview praticamente não mudaram em relação ao Windows 8: processador de 1 GHz, 1 GB (32 bits) ou 2 GB (64 bits) de RAM, chip gráfico compatível com DirectX 9 e 16 GB de espaço em disco (20 GB nas instalações de 64 bits).

Você certamente já sabe, mas não custa avisar: o nome “Technical Preview” indica que o software está em fase inicial para intermediária de desenvolvimento, portanto, travamentos, instabilidade e outros problemas poderão ocorrer com relativa facilidade. O ideal, portanto, é testar a prévia do Windows 10 em computadores secundários ou via máquina virtual.

O que esperar da nova versão da plataforma? Menu Iniciar com Tiles integradas, múltiplas áreas de trabalho, gerenciador de aplicativos na barra de tarefas, entre outros. As principais características você confere aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski
To tentando fazer rodar legal no Virtual Box mas não instala o adicionais para convidado nem a pau.
João Paulo de Souza
gostei das animações e sombras das janelas, e do novo menu iniciar. realmente não fazia sentido usar a modern UI num dispositivo com mouse. Pra mim é o que o windows 8 deveria ter sido desde o começo.
Keaton
Espero que rode bem no Vmware Player. O HD que eu tinha de testes foi pro espaço. (Valeu Seagate por fazer um HD que não incomoda com erros do SMART antes de simplesmente pifar!)
Denis Padua
Surface PRO? Mesma coisa do desktop, agora o RT não tem como.
tuneman

na minha maquina real mesmo.
um Athlon II X2 com 4GB de RAM. já tinha uma partição de 120GB livre para esse propósito.
Está muito bom mesmo! Estou terminando de instalar uns programas. Mas as coisas ficaram muito mais faceis pra quem usa mouse.

Rafael Machado de Souza
na minha maquina real mesmo. um Athlon II X2 com 4GB de RAM. já tinha uma partição de 120GB livre para esse propósito. Está muito bom mesmo! Estou terminando de instalar uns programas. Mas as coisas ficaram muito mais faceis pra quem usa mouse.
Thiago Garcia Koschtschak
Rafael, vc fez maquina virtual?
tuneman

testando faz 1h
ficou muito bom. os pequenos detalhes fazem a diferença.
só falta um novo design de icones.

Rafael Machado de Souza
testando faz 1h ficou muito bom. os pequenos detalhes fazem a diferença. só falta um novo design de icones.
ϺΛΠΘΣΙ ΛΠΓΘΠΥΘ

Alecrim, sabe se há uma forma de instalar no Surface com Windows 8.1? Nada foi citado. Quero testar no tablet, visto que todas screenshots da web parecem ser de desktops.

Manoel Antônio A. C.
Alecrim, sabe se há uma forma de instalar no Surface com Windows 8.1? Nada foi citado. Quero testar no tablet, visto que todas screenshots da web parecem ser de desktops.