Além de apresentar os novos Lumias intermediários no Brasil, a Microsoft está trazendo ao país o Lumia 830, um Windows Phone que a empresa classifica como “topo de linha acessível”. Na prática, ele oferece a mesma experiência de uso do Lumia 735, mas cobra 300 reais a mais para quem está disposto a pagar para ter uma câmera melhor, uma tela maior, um acabamento superior e alguns pequenos extras.

Internamente, o Lumia 830 tem um Snapdragon 400 com processador quad-core de 1,2 GHz e 1 GB de RAM. É um conjunto bem comum e mais que suficiente para rodar bem o Windows Phone 8.1 com a atualização Lumia Denim, que adiciona o suporte nativo a pastas de aplicativos na tela inicial e melhorias no algoritmo de tratamento de fotos no Lumia Camera. O armazenamento é de generosos 16 GB, e existe a possibilidade de expandir a memória com um microSD.

nokia-lumia-830-lateral-alt

O design pega emprestado as bonitas bordas de alumínio do Lumia 930 e o “calombo” da câmera traseira do Lumia 1020, mas a protuberância é quase imperceptível. A espessura é de apenas 8,5 mm e a Microsoft foi bem cautelosa com a moldura em volta da tela, por isso, mesmo com um display de 5 polegadas, o Lumia 830 é um aparelho relativamente compacto.

Olha, a porta USB fica em cima!

Olha, a porta USB fica em cima!

nokia-lumia-830-aberto

A câmera do Lumia 830 é vendida como sendo uma “PureView”. Hoje, isso não significa muita coisa além de uma jogada de marketing, mas o conjunto é respeitável: o sensor tem resolução de 10 megapixels e as lentes Zeiss possuem estabilização óptica de imagem, o que já o coloca acima da maioria dos smartphones dessa faixa de preço, que raramente trazem mais que uma estabilização por software.

Já a tela é um misto de sensações. Achei estranho a Microsoft ter optado por um painel LCD, não OLED, como fez nos aparelhos mais baratos, os Lumias 730 e 735 — geralmente, o que ocorre é o contrário. Mesmo assim, estamos falando de um display muito bom, com alto brilho e contraste. Com 5 polegadas e resolução de 1280×720 pixels, a definição é satisfatória. O vidro levemente curvado nas bordas e a proteção Gorilla Glass 3 agregam valor.

Vai um vidro curvo aí?

Vai um vidro curvo aí?

Com preço de lançamento de 1.199 reais, talvez ele sofra a concorrência pesada do Moto X, que oferece um conjunto muito bom por um valor apenas um pouquinho mais alto. Entre os Windows Phones, parece ser uma ótima pedida — o Lumia 830 deverá satisfazer boa parte dos usuários que comprariam um Lumia 930, mas por um preço mais acessível.

Produzido no Brasil e com suporte ao nosso 4G, o Lumia 830 começará a ser vendido no país na próxima semana, junto com o Lumia 730, tanto nas lojas físicas e online da Nokia quanto no varejo. Ele estará disponível nas cores preta e branca, e você poderá comprar capinhas nas cores verde, laranja e preta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alcides J.Picollo
Comprei hoje lumia 830 por 770,00 no extra, já tenho o lumia 720, me satisfaz, mas espero que este seja mais agil e com uma camera melhor.
Anselmo Lima Correia
Lento? VocÊ deve ter fumado maconha ( Sem preconceito )no dia em que mexeu em um Lumia, eu to achando que vc mexeu em um Nokia Acha, que mesmo assim é rápido mais que alguns android por ai.
Petter
Cara, baixa a bola, para começar, se o SoC for dual, octa ou qualquer coisa Core não vai dar impacto direto, o que realmente vai importar é a tecnologia empregada que vai ditar como "o processar faz as coisas", resumindo para você que não entendeu, um dual-core pode ser perfeitamente ter mais performance que um octa-core se ele tiver em seus dois núcleos tecnologia que permita que ele execute suas tarefas de forma mais otimizada. E para que esta mania de fanboysmo com a M$ que você não vai ganhar nada com isso!
Petter
Cara, acho que você não entendeu, vou tentar explicar diferente, se um App (sendo jogo ou não) pede um requerimento mínimo de processamento de CPU ou GPU e o hardware do smartphone não atende (não importa se for Android, Windows, iOS ou o SO que você escolher) ele não vai rodar satisfatoriamente por mais otimizado que seja o SO. Não existe forma de um SO extrair performance de hardware que o hardware não possui. Eu não disse que o hardware importa mais que um conjunto otimizado, eu disse que se não atender os requisitos mínimos não vai rodar, simples assim. E outra, comparar o lixo do Touchwiz da Samsung com qualquer outra smart e falar que por causa dele o Android é bugado ou lento eu paro a discussão por aqui!
Fabio K
Qual vale a pena: Novo Moto G (2014) com tela de 5 ou o novo Nokia Lumia 730/735 ? E esses outros Nokia Lumia "830" e "835" ?.... Estou perdido!... Estou pesquisando e sempre chego na dúvida pelos lançamentos, inclusive desse Moto G 2014. Qual tem mais qualidade e agilidade: Windows8 ou o Android 4.4.4. ???
Kassiano Santos
Eu tenho um 1020 dual core e faço muito com ele, alias qualquer coisa... como dá pra fazer pouco com esse aí? Típico usuário de Android que fala sem usar, ape as pelo Hardware... pfv.
Kassiano Santos
Novamente o mesmo erro, esse conjunto pode não ser o mais "parrudo" atualmente, mas se o SO é otimizado pra ele, isso facilita e muito a utilização de qualquer app, incluindo jogos! Eu tenho um lumia 1020, dual core, e roda qualquer jogo fácil sem travar nada, e falo de jogos como Asfalt e Modern Warfare 5... bem pesados. Isso com o multitarefa aberto. Já um Android dual core não rodaria nem whatapp direito. Ai tu me diz que Hardware importa mais que um conjunto otimizado? Velho, taí o Iphone ainda com um dual core e rodando muito melhor qualquer game que um Galaxy S5 octacore!
Israel Ferreira
R$ 1200? Comprei meu Nexus 5 por R$ 1.100!
Orion
Sim, IPS é uma tela bem superior e que agrada muito quem não gosta da cores estouradas do Amoled. Bem diferente das telas LCD do 520.
Filipe Abrão
Lento??? ta falando serio? vc deve ter mexido num L520 entupido de app sem memoria nenhuma e com TUDO que tava instalado rodando em segundo plano... é a unica explicacao...rsrsrs
Wellington Guimarães
Lento?? Oi???
Maria Paula Dantas
achei muito caro, acho esses nokias, muito lento.
Fernando Lima
Você diz como sugestão né, mas o preto também troca a capa certo?
Guilherme
considerando que o normal é o preço baixar depois de uns 2 meses... chuto que ele estabiliza em 800~900
Paulo Higa
Todo IPS é LCD, mas nem todo LCD é IPS. No caso do Lumia 830, é IPS sim.
Exibir mais comentários