Início » Brasil » Quem tirar selfie na urna eletrônica pode parar na cadeia

Quem tirar selfie na urna eletrônica pode parar na cadeia

Lucas Braga Por

Neste domingo (5) ocorre o primeiro turno das eleições para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Apertar os botões da Urna Eletrônica é uma tarefa bem divertida, mas deixe de lado a sua vontade de tirar uma selfie com a máquina: de acordo com a lei eleitoral vigente, quem resolver se fotografar durante o voto pode acabar na cadeia.

Foto: José Cruz /Agência Brasil

Pode parecer exagero, mas a exigência visa preservar o sigilo do voto. De acordo com a legislação eleitoral, quem registrar o voto com máquinas fotográficas, filmadoras, e telefones celulares – eletrônicos em geral – poderá ser multado em até R$ 15 mil e até mesmo ser preso. Os próprios presidentes da seções eleitorais são autorizados a advertir e dar a voz de prisão nessas situações.

Além das selfies, é necessário utilizar as redes sociais de maneira cautelosa no dia da eleição. Você pode declarar o seu voto, mas não pode pedir votos para ninguém nem atacar outras candidaturas em qualquer rede social, seja via Twitter, Facebook, Instagram ou mesmo WhatsApp e SMS. Essa medida serve para evitar que eleitores pagos para divulgar candidaturas utilizem as redes sociais para conseguir votos de última hora. É bem capaz de que o Tribunal Superior Eleitoral monitore as redes sociais para evitar o descumprimento da lei.

E, como eletrônicos são proibidos no ato da votação, nada de fazer uma cola digital com os números dos candidatos: use o bom e velho papel para isso e vote consciente.

Com informações: Estado de Minas

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabio
e na sua região (estado) tinha bons candidatos pra senado e governo??? ta de brincadeira
André Machado
E desde quando alguma lei ou proibição é obedecida nesse país de merda? Brasil = Lixo.
Leandro Santos
já dá nojo ter q ir votar. pra que eu tiraria foto disso?
Arlys Souza
Acho que o voto tem que ser impresso e depositado numa urna "tradicional", caso haja necessidade de alguma apuração de suposta fraude.
Rodolpho Freire
O que eu quis dizer.. é que mesmo depois que você vota, com um "pouco de dinheiro" os políticos conseguem saber quem votou em quem... acreditar em voto sigiloso é o mesmo que acreditar em privacidade na internet... tirar foto.. fazer vídeo.. é apenas pra simplificar..
João Silverado
Ao invés de leis com um objetivo mas com desculpas completamente diferente, como neste caso, deveriam melhorar a urna pra ser possível fazer recontagem dos votos, pois urna que sai com um firmware pra zona eleitoral e volta pro TRE com outra versão existem. Obviamente q se isso acontece, é pq há alterações nos votos computados. Depois aparecem candidatos reclamando no youtube que tiveram 0 votos quando pelo menos o voto dele deveria existir.
Arlys Souza
O mesmo celular que tira foto, também faz filmagem, logo...
Rafael Machado de Souza
eu sei de cabeça. só pretendo voltar pra senador e governador. não vi bons candidatos para os demais cargos.
Qndt
Por isso os políticos não pedem foto, mas sim um video de você votando.
Leonardo S. Duarte
Isso é verdade, Brasileiro é assim, sempre da um jeitinho! :) kkkkk
Glauco Heitor
Mas eu ainda posso tirar uma foto com o voto, corrigir e votar em quem eu quiser...
William Pudell
Por nada cara ;)
Lucas Braga
Corrigido. Obrigado!
Diogo Ramos Gutierre
Igualmente ao enem teremos muitas pessoas tirando foto. Porque a "zueira never ends".
David Diniz
Demorei 5 minutos para fazer a minha cola com meus candidatos e #vemparaaurna
Exibir mais comentários