A Positivo está renovando sua linha de smartphones Android e começa a vender neste mês o S480, um aparelho com hardware intermediário que custará a partir de R$ 549. A ideia é oferecer uma experiência de uso quase tão boa quanto a dos recém-lançados Moto G e Lumia 730, mas por um valor ligeiramente menor. Fui dar uma olhada de perto no S480 durante o evento de lançamento em Curitiba e gostei do que vi.

O poder de processamento do Positivo S480 não foge muito do que estamos acostumados em smartphones dessa faixa de preço. Ele vem com um MediaTek MT6582, que inclui a GPU Mali-400 MP e um processador quad-core de 1,3 GHz. Os núcleos da CPU são Cortex-A7, os mesmos do Snapdragon 400 que equipa a maioria dos intermediários, então o desempenho dos dois é equivalente.

positivo-s480-cpuz

positivo-s480-traseira

Há 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno com possibilidade de expansão por microSD, outro conjunto bastante padrão. Só a tela de 4,5 polegadas destoa um pouco: o painel IPS LCD oferece bom contraste, brilho e saturação, mas a resolução de 854×480 pixels denuncia a falta de definição em textos com fontes menores. Não é ruim, mas poderia ser melhor.

A câmera é uma boa surpresa. Ainda estamos falando de um smartphone acessível, mas o sensor de imagem de 8 MP fabricado pela Sony, a lente com abertura de f/2,0 e o flash LED duplo conseguem entregar fotos decentes para um aparelho dessa faixa de preço. Pelos testes rápidos que fiz, as imagens são melhores que as do Moto G de 1ª geração, mas ainda preciso de alguns dias antes de tirar mais conclusões. A foto abaixo foi tirada com o S480:

IMG_20141002_122852

Screenshot_2014-10-03-14-06-45

Durante a apresentação, a Positivo destacou algumas vezes que é a única fabricante de smartphones brasileira que possui parceria com o Google, o que implica seguir todas as regras impostas pelo pessoal de Mountain View e ter seus aparelhos aprovados antes de lançá-los no mercado.

E talvez isso tenha influenciado no Android 4.4.2 do Positivo S480, que praticamente não possui modificações na interface. Essa característica, somada ao hardware competente, faz com que as animações rodem de maneira fluida. A Positivo só exagerou nos aplicativos embutidos: tem Opera Mini, Kingsoft Office, trial de 30 dias do McAfee e muitos games de demonstração da Gameloft. Eu realmente espero que essas parcerias ajudem a baixar o custo dos aparelhos, porque quem gosta de experimentar um joguinho por 240 segundos?

Quanto ao design, o Positivo S480 traz uma carcaça toda de plástico, com botões frontais sensíveis ao toque e uma borda que tenta imitar metal, uma abordagem parecida com a da Samsung. A tampa traseira possui um acabamento fosco, que particularmente me agrada, apesar de ter o problema de acumular marcas de dedo com muita facilidade.

Com preço sugerido de 549 reais nas operadoras (na cor preta) ou 599 reais no varejo (com duas capinhas coloridas), o Positivo S480 será vendido por um preço que considero justo, embora próximo ao de aparelhos equivalentes de fabricantes que já conquistaram seu espaço — Motorola e Microsoft. A Positivo ainda tem o desafio adicional de limpar sua marca, que não possui uma imagem tão positiva, mas é bom ver que uma empresa brasileira está se esforçando para entregar um produto atraente.

positivo-s480-topo

positivo-s480-aberto

Saberemos mais sobre o Positivo S480 no review completo.

Notas relevantes

  • Além de ser vendido no varejo, o Positivo S480 também estará disponível nas lojas das operadoras TIM e Oi. A empresa ainda está conversando com as outras (a Vivo foi explicitamente citada). São parcerias muito importantes num país em que 40% das vendas de celulares são feitas por operadoras.
  • A Positivo cita que o S480 é uma espécie de “divisor de águas”. É um produto um nível acima do que a empresa costumava oferecer e, dependendo das vendas do aparelho, provavelmente veremos em breve smartphones da marca com hardware mais potente e 4G (o S480 é um 3G dual SIM).
  • A unidade fabril de Curitiba, onde os smartphones da Positivo são fabricados, tem capacidade para fazer 80 mil smartphones por mês, o que ainda é pouco. Pelo que vi na fábrica, ainda há bastante espaço físico para expandir essa produção.
  • É fato que a Positivo tem uma grande parceria com a Microsoft (afinal, entre as brasileiras, ela é a maior fabricante de computadores). E a Positivo não descarta lançar Windows Phones no futuro (boom!).

O editor viajou para Curitiba a convite da Positivo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

uStore

superb phone
nice looking and very low price

Adriano Leal
Sabe a equivalência para outros modelos da Positivo, S500, S440, X800?
Davi Da Silva Barbosa
Comprei 4 Positivo S480, Pelo valor e pelo hardware não teve do que reclamar, porem o áudio ´muito ruim e o microfone deixa a desejar, tbm esse aparelho não tem magnetômetro, descobri isso quando instalei um app de bussola, e não funcionou (isso é muito importante).
Cleverson Araujo

comprei um, nao me arrependi valeu cada tostão. Particularmente eu gostei muito.

Cleverson Araujo
comprei um, nao me arrependi valeu cada tostão. Particularmente eu gostei muito.
Robson Silva
Boa noite! Segue link no aliexpress com muitas opções: http://www.aliexpress.com/wholesale?catId=0&initiative_id=SB_20150305194331&SearchText=iq4405 Só visando esclarecer o positivo s480 tem o mesmo formato dos seguintes fones: Xolo Q700s na Índia, Fly IQ4405 na Rússia e Kazam Thunder Q4.5 no resto da Europa. Além disso li que a película frontal pode ser a do moto g primeira geração e que a proteção traseira pode ser a do xperia x1 (Não confirmado ainda) espero que ajude!
ana
oi , bom dia, meu filho comprou um celular positivo, muito bom por sinal, mais não encontro capa protetora para ele
Gleysson Santos
kkkk sindrome de vira-lata
Marília Neves
O modelo Positivo S480 é muito bom gostei bastante pois a tela tem tamanho legal, camera de boa resolução, porém como desenvolvo apps Android, na hora de emular apartir do da IDE Android Studio, tenho problemas pois não existem muitos tutoriais a respeito e não acho drive pra esse celular, já no Moto G não tive problemas, se alguem tiver uma solução ai.... ;)
Dj Ys Kapettyne
Tenho um S480 ha dois meses, e posso dizer que e um otimo aparelho, nunca deu defeito e ao contrario dos samsungs e LGs que ja usei ele nao trava, e olha que ja caiu no chao a uma altura de um metro e meio e tambem ja foi molhado uma vez e nem assim estragou, e super leve e inteligente ao toque com respontas rapidas e precisas, o unico ponto negativo que encontrei nele , foi o fato de nao ter pelicula e capinhas de proteçao no mercado, mas de resto a positivo esta de parabens!!!
Giselle Ribeiro
eu também tive e comprei não me arrependi
Giselle Ribeiro
mais e eu tenho ele e posso te afirmar o cel e otimo
Nicole Pires
É possível deixar os botões frontais sensíveis ao toque visíveis? Até acostumar é ruim com eles invisíveis. Obrigada
Suellen Rodrigues
tenho o S480 e venho expressar a minha satisfaçao ,sendo ele um produto nacional,com excelentes atribuiçoes .
Guest

Síndrome de vira-lata...

Exibir mais comentários