Um garoto de 16 anos chamdo Corbin Davenport realizou o impensável – por ninguém ter pensado nisso, mesmo: conseguiu rodar Windows 95 num smartwatch, mais precisamente um Samsung Gear.

Utilizando o aDosBox, que emula um processador x86 no gadget (que, na verdade, conta com um Snapdragon 400), ele conseguiu instalar o sistema operacional e até dá para mexer um pouco: é possível mexer o cursor e matar a saudade do Menu Iniciar, por exemplo. Mas falta RAM para abrir qualquer programa, ou seja, não dá para ir muito além de admirar a beleza do Windows 95.

Quer dizer, dá para continuar instalando outros programas, como Doom. Para rodar o game, Corbin utilizou a APK de Original Doom, que foi removido da Play Store por violar direitos autorais. Dá para jogar, mas, na tela de 1,6 plegadas do Gear, é meio difícil:

Corbin decidiu fazer Doom rodar no Gear após o sucesso de seu vídeo mostrando Minecraft no smartwatch, postado no fim do mês passado. Segundo ele, foi só instalar a APK do jogo de seu celular no relógio, sem fazer nenhuma outra modificação.

O garoto promete ainda mostrar mais jogos no Gear, então vale ficar de olho no canal dele. Dificilmente o melhor uso para um smartwatch se provará rodar sistemas operacionais antigos ou jogos que não sejam feitos para ele, mas é divertido de assistir às possibilidades. 😉

Com informações: The Verge

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme C.
Ótimo peso de papel :)