As supostas capturas que indicam suporte a pagamentos no Facebook Messenger
As supostas capturas que indicam suporte a pagamentos no Facebook Messenger

Depois da Apple, o Facebook pode ser o próximo gigante da tecnologia a mergulhar no segmento de pagamentos móveis: Audrew Aude, estudante de ciência da computação da Universidade de Stanford, afirma ter descoberto que o Facebook Messenger já suporta envio e recebimento de dinheiro. O recurso só não está disponível abertamente.

Aude anunciou seu achado no Twitter. À imprensa, o estudante informou posteriormente que teve a ideia de estudar o Facebook Messenger depois de se inteirar da análise sobre o aplicativo feita pelo especialista em segurança Jonathan Zdziarski: uma das imagens resultantes deste trabalho sugeria a existência de funções de transferência de dinheiro no app.

Com o Cycript, ferramenta que ajuda desenvolvedores na exploração de características de aplicativos, inclusive aquelas “escondidas”, Aude conseguiu confirmar as suas suspeitas: tecnicamente, o Facebook Messenger já estaria mesmo contando com suporte a pagamentos móveis.

Em seus testes, o estudante percebeu que o recurso está em vias de ser funcional, ao menos parcialmente: já dá para cadastrar cartão de débito, mas não de crédito. As informações sobre os valores transferidos se limitam aos usuários envolvidos, isto é, não aparecem na timeline ou são repassadas a apps de terceiros.

Audrew Aude acredita que, em uma fase posterior, o Facebook permitirá pagamentos em grupo. Desta forma, se você estiver organizando uma festa surpresa, por exemplo, todos os contatos envolvidos poderão enviar valores para te ajudar com as despesas. Pagamentos em estabelecimentos comerciais não serão suportados, pelo menos a princípio.

Até o momento, o Facebook não confirmou – nem “desconfirmou” – a funcionalidade. Mas pistas de que a ideia será mesmo levada adiante não param de surgir.

Recentemente, Mark Zuckerberg revelou em uma conferência com acionistas que o Facebook planeja implementar funcionalidades relacionadas a comércio eletrônico no Messenger (a despeito de, aparentemente, o aplicativo estar focado apenas em transferência de dinheiro entre usuários).

Outro indício é a chegada do ex-presidente do PayPal David Marcus. O executivo foi contratado pelo Facebook em junho justamente para liderar o departamento que cuida do Messenger – não é muita coincidência alguém com experiência em transações eletrônicas assumir este posto?

Como o Facebook mantém-se em silêncio, não dá para saber quando, onde e se a função de pagamento será mesmo ativada, mas se o recurso estiver oculto como Audrew Aude sugere, dá para apostar em algo para breve.

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados