Microsoft cria lâmina plástica que se transforma em “página interativa” na tela do tablet

A companhia também apresentou o RichReview, sistema conceitual de revisão de textos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Microsoft FlexSense

As mentes engenhosas da Microsoft Research aproveitaram o último final de semana para revelar vários dos novos projetos do laboratório. Um deles mostramos aqui pela manhã: o RoomAlive, conceito que transforma a sua sala em um cenário de jogo. Outros dois que merecem destaque são a película interativa FlexSense e o sistema de revisão de textos RichReview.

O FlexSense deve encontrar utilidade em aplicações para modelagem 3D, ilustração digital, projetos de CAD e afins. Trata-se de uma lâmina plástica dotada de sensores piezo-elétricos que, quando em contato com a tela de um tablet, permite a criação de vários níveis de interação.

Sabe o conceito de camadas que é explorado pelo Photoshop e softwares do tipo? A ideia é semelhante, só que “física”, por assim dizer. Se estiver fazendo um trabalho de pintura, por exemplo, você pode remover o FlexSense da tela para comparar o antes e o depois.

Como a película é flexível, é possível também dobrá-la para medir superfícies, analisar efeitos de sombra e assim por diante. O vídeo abaixo dá vários exemplos:

O RichReview, por sua vez, deve agradar em cheio a revisores e professores. O programa permite ao usuário revisar textos de revistas, jornais, livros e outras publicações com o uso de uma stylus sobre a tela – pode ser um tablet ou um notebook com touchscreen, por exemplo.

Softwares para revisão não são novidade, mas o RichReview parece, além de ágil, bastante completo: dá para inserir notas “à mão”, mover imagens ou parágrafos, destacar trechos e até incluir observações faladas.

Tudo muito interessante, não? Pena que não há previsão de lançamento. O RichReview até pode inspirar alguma funcionalidade nova para o Word, por exemplo, mas a maior parte das invenções da Microsoft Research não vai além dos muros de seus laboratórios.

Caso você queira conferir os demais projetos apresentados neste final de semana, basta visitar o canal da Microsoft Research no YouTube.

Com informações: TechCrunch, DamnGeeky

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados