As últimas semanas reservaram momentos de aflição para muitos usuários do Dropbox. Uma falha no cliente do serviço para desktop fez com que arquivos de várias contas fossem simplesmente apagados. A companhia reconheceu o problema oficialmente na última sexta-feira (10) e afirma já ter iniciado os trabalhos de recuperação.

Em email enviado aos usuários afetados, a equipe do Dropbox explicou que a falha teve origem no Selective Sync, recurso que permite ao dono da conta escolher quais pastas sincronizar automaticamente. Segundo relatos, um “crash” no momento da sincronização força o app a reiniciar antes de o procedimento ser concluído, fazendo o arquivo transferido se perder.

Dropbox - Fail

A empresa não informou quantos usuários tiveram seus arquivos eliminados pelo bug, mas dá a entender que – felizmente – o número não foi muito grande: somente versões antigas do app do Dropbox para desktop estariam suscetíveis à vulnerabilidade e, ainda assim, só nas contas com o Selective Sync ativado.

O email aos usuários também informa que a falha já foi corrigida, portanto, novos casos não devem aparecer. De qualquer forma, a empresa afirma ter tomado medidas para evitar que usuários continuem utilizando versões antigas de seus aplicativos. Entre elas está a disponibilização apenas de clientes mais recentes.

Vários usuários conseguiram restaurar os arquivos apagados. No entanto, o Dropbox reconheceu que, em muitos casos, a recuperação não será possível.

Aparentemente, a limitação está na forma como o Dropbox lida com arquivos apagados. Por padrão, o usuário tem 30 dias para restaurar conteúdo deletado. O problema é que o bug em questão vem acontecendo há semanas e muita gente só percebeu o sumiço dos arquivos após o vencimento do referido prazo. Este relato, por exemplo, foi postado em julho.

Email do Dropbox enviado aos usuários afetados pela falha
Email do Dropbox enviado aos usuários afetados pela falha

Todos os usuários afetados pela falha receberam, além de um pedido de desculpas, um ano de assinatura gratuita do Dropbox Pro, que oferece 1 TB para armazenamento de dados.

Se é suficiente para compensar os transtornos, aí é outra história. De qualquer forma, fica o recado: não existe nada 100% seguro, portanto, é sempre bom manter mais de uma cópia de seus arquivos, especialmente dos mais importantes.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados