Início » Telecomunicações » Qual a melhor operadora na sua região? Este aplicativo da Anatel mostra

Qual a melhor operadora na sua região? Este aplicativo da Anatel mostra

Lucas Braga Por

A Anatel lançou um aplicativo para smartphones que permite consultar a qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular em locais específicos. Chamado de Serviço Móvel, o aplicativo permite verificar a localização de antenas celulares, bem como o ranking de qualidade.

O aplicativo é bem simples e fácil de usar. No primeiro acesso, um tutorial demonstra seu funcionamento. A cada acesso, o Serviço Móvel recorre ao GPS para determinar em qual cidade você se encontra e mostra os índices atualizados de cada operadora no local. Também é possível ver dados de outras cidades que não sejam a sua.

O primeiro ranking é o de quantidade de ERBs, ou seja, antenas de cada operadora. Ele separa o número de antenas 2G, 3G e 4G. Clicando em determinada operadora é possível localizar as posições das antenas em um mapa, e verificar quais tecnologias cada torre possui.

São muitas antenas na região da Av. Paulista

São muitas antenas na região da Av. Paulista

Nas próximas telas estão presentes índices de qualidade para rede de voz e dados. Os parâmetros são as taxas de acesso e queda das redes de dados e voz. O aplicativo ordena automaticamente cada operadora de acordo com os seus índices: se a Claro se saiu melhor no serviço de voz em determinada cidade, por exemplo, ela é a primeira da lista a aparecer.

Ainda na tela de índices, é possível verificar o histórico de qualidade das operadoras: basta girar o telefone para a posição horizontal que um gráfico mostra os dados de até 12 meses.

Curiosos como eu podem acompanhar o desempenho de determinada operadora em diferentes regiões: na minha cidade, Belo Horizonte, a Vivo possui um maior número de antenas e melhores índices no ranking de dados. Em São Paulo a situação muda: a Oi é a operadora com o maior número de antenas enquanto a Claro se sai melhor no ranking de dados.

indice-acesso-dados-app-anatel

Todos esses dados (inclusive de localização de antenas) já eram disponibilizados anteriormente pela Anatel, mas de uma forma bastante confusa e nada amigável. O aplicativo reune todos esses dados de uma forma bem acessível ao consumidor final.

O Serviço Móvel está disponível para iOS e Android. Os usuários de Windows Phone terão que se contentar com o webapp para essas consultas.

Mais sobre: , ,