Este é o Nexus Player, primeiro reprodutor do Google com Android TV

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Nexus Player

Além do Nexus 6 e do Nexus 9, o Google apresentou o Nexus Player nesta quarta-feira (15). O dispositivo, o primeiro baseado no Android TV, pode ser entendido como uma combinação de reprodutor multimídia com console de games. A sua produção está a cargo da Asus.

O Google revelou o Android TV em junho, durante a conferência I/O. Como o nome sugere, a plataforma é uma variação do sistema móvel da companhia (mais precisamente, do também recém-anunciado Android 5.0 Lollipop) voltada para entretenimento. O Nexus Player é, consequentemente, a “materialização” desta proposta.

A novidade vem com aplicativos para levar à TV streaming de vídeo, serviços de áudio, jogos compatíveis com Android, entre outros. De acordo com o Google, o Nexus Player também é capaz de reproduzir conteúdo de dispositivos móveis e PCs, tal como o Chromecast (embora nada indique que este será descontinuado por causa do surgimento do Nexus Player).

O dispositivo é acompanhado de um controle remoto que, além de comandos básicos – reproduzir, pausar, avançar, retroceder, etc. – vem com um microfone para que o usuário possa dar ordens via voz. O acessório pode ainda ser usado para navegação na interface do Android TV.

Para viabilizar os jogos, o Google apresentou também um joystick para o Nexus Player. Além de controles e botões específicos para games, o acessório engloba as funções do controle remoto. Só que, ao contrário deste último, é vendido separadamente.

Nexus Player - acessórios

Internamente, o Nexus Player conta com processador quad-core Intel Atom de 1,8 GHz, GPU PowerVR Series 6, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e Wi-Fi 802.11ac.

Nexus Player - TV

Temos que esperar pelas primeiras análises para sabermos se estas especificações são suficientes para dar conta de tudo, mas a princípio, trata-se de uma configuração compatível com aquilo que o equipamento promete.

O Nexus Player será vendido a partir do dia 17, começando pelos Estados Unidos. Por lá, seu preço sugerido será de US$ 99. Ainda não há informação sobre disponibilização no Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados