lollipop

O Google anunciou todos os detalhes que ainda não sabíamos do Android 5.0 Lollipop. A nova versão traz a primeira grande mudança visual desde o Ice Cream Sandwich e possui melhorias de desempenho, consumo de bateria e segurança, graças ao novo runtime ART e ao recurso de criptografia ativado por padrão. Mas quando você poderá instalá-lo no seu aparelho?

Google

Não tem jeito: se você é desenvolvedor ou coloca atualizações de sistema no topo da sua lista de prioridades, o jeito é comprar um Nexus. O Google não decepcionou: todos os smartphones e tablets desde o Nexus 4 receberão a atualização over the air para o Lollipop. Isso inclui os seguintes dispositivos:

Quando? Todos os Nexus começaram a receber a atualização em novembro.

nexus-lollipop

Os recém-anunciados Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player, que ainda não têm previsão de lançamento no Brasil, virão com Lollipop de fábrica. Inicialmente, o Google não havia confirmado a atualização para o Nexus 4, mas o comunicado oficial foi corrigido pouco tempo depois.

Asus

asus-zenfone-5-hands-on-abre

A Asus estreou no mercado brasileiro de smartphones com um grande evento e não perdeu tempo em anunciar que seus dois aparelhos, Zenfone 5 e Zenfone 6, serão atualizados. Isso acontecerá após a equipe de desenvolvimento de software da Asus, em Taiwan, homologar a versão final do Android 5.0.

Quando? No primeiro semestre de 2015.

Huawei

A Huawei ainda não anunciou seus planos de atualização.

Experiências passadas. A Huawei normalmente demora para atualizar seus aparelhos ou os abandona prematuramente.

  • O Ascend P1, lançado em julho de 2012, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P2, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.2.
  • O Ascend G510, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P6, lançado em junho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em junho de 2014, oito meses após a liberação pelo Google.

LG

A LG surpreendeu ao ser a primeira fabricante global a liberar o Lollipop. A atualização para o G3 foi lançada inicialmente na Polônia, na semana do dia 9 de novembro.

Experiências passadas. A LG normalmente demora para atualizar seus dispositivos. Os topos de linha costumam receber novas versões por um bom tempo. Aparelhos mais novos e mais caros são priorizados.

  • O Optimus G, lançado em novembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em maio de 2014, sete meses após a liberação pelo Google.
  • A família L II, lançada entre março e abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O G2, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O G Pad 8.3, lançado em novembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

A LG informou a lista dos aparelhos que pretende liberar a atualização no Brasil:

  • LG G3
  • LG G2
  • LG G2 Mini (3G Dual e 4G)
  • LG G3 Beat Dual
  • LG G3 Stylus Dual
  • LG L Prime Dual
  • LG F60
  • LG G Pad 8.0 4G

Quando? Segundo a empresa, não há uma data definida para o lançamento das atualizações porque “o processo depende não apenas da liberação da LG, mas também de uma adequação por parte das operadoras”.

Motorola

motorola-lollipop

Todos os smartphones da linha Moto terão atualização. Isso inclui:

Quando? Os aparelhos começaram a receber a atualização em dezembro.

Samsung

A atualização para o Galaxy S5 começou na primeira semana de dezembro para proprietários na Polônia e Coreia do Sul. A empresa confirmou que outros aparelhos, citando explicitamente o Galaxy Note 4, Galaxy S4 e Galaxy S5 LTE-A, receberão a atualização no início de 2015.

Experiências passadas. Os topos de linha, em geral, recebem atualizações por um bom tempo, mas a política da empresa é confusa. Aparelhos mais novos e mais caros recebem atualizações de forma relativamente rápida, enquanto os mais básicos demoram ou são abandonados prematuramente.

  • O Galaxy S III, lançado em maio de 2012, parou no Android 4.3.
  • O Galaxy Note II, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em abril de 2014, seis meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S III mini, lançado em novembro de 2012, parou no Android 4.2.
  • O Galaxy S III 4G, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4, lançado em abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4 mini, lançado em julho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em julho de 2014, nove meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy Note 3, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

Sony

xperia-z3

Por enquanto, os seguintes smartphones e tablets da Sony vendidos no Brasil serão atualizados:

Quando? No início de 2015, começando pelas famílias Xperia Z3 e Xperia Z2.

Publicado originalmente em 20 de outubro. Atualizado em 9 de fevereiro com as informações da LG.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tábata Rizzato
Eu tenho um Galaxy s4 gt-i9515 , vai sair atualização para esse modelo? Via OTA?
Vinicius Oyama
Xperia Z3
Aline Pontes
Tenho o Zenfone 5 da ASUS que está agora rodando o android L 5.0 mas quem gosta da comodidade da atualização via OTA vai ter que esperar mais um pouco, tive que baixar o pacote do site da própria ASUS e transferir pelo cabo USB, o que pode ser um problema pra alguns pra mim foi super tranquilo.
Ricardo Farah jr
Bom...espero que o sistema force os apps a usar os 4 núcleos também, pois acredito que além do sistema suportar o app tem que ter suporte também. Espero que venha logo esse 5.1...estou no 5.0.1 por enquanto.
Cristiano Santana
Vi, acredito que no androidpit, que o android 5.1 fax com que os aparelhos usem os 4 núcleos para desempenhar a mesma tarefa.Posso estar confundindo alguma coisa mas quando li seu comentário me veio isso em mente.
Sandeives Lopes

O meu L90 esta com o lolipop vazado da russia se nao me engano.
E 100 estavel

Se alguem quiser me mande um email,o lolipop no l90 ficou show.
[email protected]

Sanlopes
O meu L90 esta com o lolipop vazado da russia se nao me engano. E 100 estavel Se alguem quiser me mande um email,o lolipop no l90 ficou show. [email protected]
Wesley da Guia
Pena que foi apenas uma atualização da Samsung... #S4mini
Wesley da Guia
Nesse momento meu Galaxy S4 mini recebeu uma atualização e está instalando, será o Android 5.0 Lollipop?
Thiago Saltarelli
Meu celular é o Moto E e eu não recebi notificação nenhuma de Atualização para o Lollipop, o que devo fazer? É normal ocorrer algum atraso ou estou com algum problema ou defeito no celular?Porque estou achando isso estranho sendo que a atualização teria que ter sido feita automaticamente desde o dia 22/02/2015
Idmar Boaventura
Eu também. Comprei o galáctico note 10.1, um aparelho caro, que parou no Android 4.2
Hiago Silva
ghfgjh
Richardson
Isso é muito relativo. A Motoreca ficou tentando levantar a linha Razor, bastante elogiada, então sem mais nem menos lançou a série Moto com preços atrativos e qualidade, tinha mais que manter atualizados estes...mas e os Razors...com tanta variação de hardware alguns serão atualizados, outros não, mesmo que melhores e mais caros...uma confusão só.
Lucio Rafael
podia liberar logo a atualizacao do l prime dual eu baixei uma so q so atualizou kernel se nao me engano mais corrigiu bugs como pausa altomatica de videos do youtube fechamento de teclado travamento ao assistir videos da galeria etc..
adrianonorthingan

Valeu Sony por atualizar meu o T2 ultra HD não pera é o Z ultra afffffff

Exibir mais comentários