Início » Celular » Adeus, Nokia: novos smartphones usarão marca “Microsoft Lumia”

Adeus, Nokia: novos smartphones usarão marca “Microsoft Lumia”

Paulo Higa Por
5 anos atrás

Adeus, Nokia — e obrigado pelos peixes! Um ano após o anúncio da aquisição da fabricante finlandesa de celulares, a Microsoft confirmou oficialmente nesta terça-feira (21) que deixará de usar a marca Nokia Lumia nos smartphones para adotar a nova combinação Microsoft Lumia. A escolha, que parece óbvia, até agora não havia sido confirmada pela empresa.

nokia-franca-microsoft-lumia

A informação foi publicada inicialmente pelo The Verge, que acrescenta ainda que a França é o primeiro país a fazer a transição para a nova marca. A nomenclatura será usada inicialmente nas contas do Facebook, Twitter e outras redes sociais da empresa. A Microsoft confirma ao Tecnoblog que o Brasil passará pela mesma mudança. Eis o posicionamento oficial da empresa:

"Como parte do processo de transição, a Microsoft está renomeando aos poucos seus canais nas redes sociais. O perfil Nokia Brasil no Facebook se tornará Microsoft Lumia Brasil em breve. O nosso comprometimento com os seguidores, usuários e fãs da Nokia permanece o mesmo."

O anúncio significa que os futuros smartphones da Microsoft poderão ter nomes como “Microsoft Lumia 940”, mas ainda não sabemos o que a empresa fará no design — provavelmente veremos carcaças com a marca “Microsoft”, "Lumia" ou “Microsoft Lumia” no lugar onde antes havia “Nokia”. Imagens vazadas do Lumia 830 mostravam a marca “Nokia by Microsoft”, mas o produto que chegou às lojas não usou o nome.

Lumia_830

A parte da Nokia que não foi comprada pela Microsoft continuará operando normalmente, incluindo a divisão de mapas, que está trazendo o ótimo aplicativo HERE Maps para o Android e iOS, antes exclusivo do Windows Phone. O fato é que, aos poucos, a marca que esteve no primeiro celular de muita gente irá sumir das prateleiras das lojas.

Atualizado às 17h29 com a resposta oficial da Microsoft Devices.