A primeira versão beta do HERE Maps para Android foi disponibilizada no último dia 8 para aparelhos da Samsung. Mas a exclusividade durou pouco: nesta terça-feira (21), a Nokia liberou o aplicativo para todos os dispositivos que rodam a versão 4.1 (Jelly Bean) ou superior da plataforma.

Ou quase todos: como estamos falando de uma versão beta, o HERE Maps para Android pode não funcionar em todos os modelos. De qualquer forma, a Nokia afirma que está trabalhando para compatibilizar o aplicativo com o máximo possível de aparelhos.

Nos últimos meses, o HERE Maps vinha sendo oferecido como um diferencial da linha Lumia. Mas, com a transformação da área de dispositivos móveis da Nokia em Microsoft Mobile Devices – confirmada hoje -, a divisão responsável pelo HERE Maps (não incluída nas negociações com a turma de Redmond) decidiu apostar em outras plataformas.

HERE Maps para Android

É isso que explica, pelo menos em parte, a chegada do app ao Android. É provável ainda que, até o final do ano, a ferramenta seja relançada para a plataforma móvel da Apple – o HERE Maps já esteve disponível para iOS, mas foi retirado da App Store no final de 2013 por problemas de compatibilidade com a versão 7.0 da plataforma.

Provavelmente, o HERE Maps não conseguirá abalar a hegemonia do Google Maps no Android, mas é um software que, pelo menos no Windows Phone, arranca elogios facilmente.

Entre seus atrativos estão download de mapas de regiões inteiras para uso offline, informações em tempo real sobre transporte público ou trânsito em mais de 40 países (incluindo algumas cidades brasileiras) e navegação curva a curva orientada por voz. Tudo de graça.

Para testar, basta acessar a página do HERE Maps beta para Android e baixar o arquivo de instalação (formato APK). Talvez você tenha que habilitar a opção “Fontes desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança do Android para conseguir instalar o app. Ainda não é possível baixá-lo via Google Play.

Para uma experiência mais agradável, a Nokia recomenda a instalação do HERE Maps somente em aparelhos com 1 GB ou mais de RAM e tela de pelo menos 4 polegadas.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados