Início » Aplicativos e Software » Você já pode baixar a versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

Você já pode baixar a versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn

Por
5 anos atrás

Assim como abril, outubro é mês de Ubuntu novo. Desta vez não foi diferente: a Canonical lançou nesta semana a versão final do Ubuntu 14.10, cujo codinome é Utopic Unicorn.

A nova versão da distribuição traz alguns aprimoramentos funcionais, pequenas alterações visuais e pacotes atualizados: kernel Linux 3.16, LibreOffice 4.3.2.2, Firefox 33, Mesa 10.3.0, X.Org Server 1.16.0, Unity 7.3.1, entre vários outros.

Ubuntu 14.10 My Little Pony... Ops, Utopic Unicorn

O Linux 3.16 é uma implementação importante por oferecer principalmente suporte melhorado a chips atuais, como as linhas Intel Broadwell, Haswell e Merrifield, processadores ARM de 64 bits, além das novas GPUs da Nvidia e da AMD.

Outro destaque é a disponibilização do Ubuntu Developer Tools Center, um conjunto de repositórios e ferramentas que promete facilitar o trabalho de desenvolvedores, especialmente daqueles que trabalham com Android. Em breve, também haverá compatibilidade com linguagens como Go e Dart.

Ubuntu 14.10

O suporte a Netflix no Ubuntu é outra novidade, conforme adiantamos aqui, embora esteja atrelado ao navegador Chrome 38 ou superior e não, necessariamente, à distribuição.

A nova versão também marca uma ocasião importante para a Canonical: os dez anos do Ubuntu. Tendo como base o Debian, a distribuição foi lançada em outubro de 2004 sob a numeração 4.10 e codinome Warty Warthog.

Naquela época, a distribuição ficou conhecida, em parte, por ser oferecida em CDs. Lembra deles? Era possível entrar no site do Ubuntu e pedir cópias para envio por correspondência. Normalmente, o pacote vinha com dois discos: um de instalação e um “live CD” que permitia a execução do sistema a partir da própria mídia.

Ubuntu 4.10 - live CD

Em 2011, passou a não ser mais possível receber CDs da distribuição (a não ser que você pague). Desde então, a única opção disponível oficialmente é o download. Falando nisso, o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn pode ser baixado aqui. O arquivo de instalação (ISO) tem quase 1 GB de tamanho. Se preferir fazer um “tour” antes, o link é este.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.