Assim como abril, outubro é mês de Ubuntu novo. Desta vez não foi diferente: a Canonical lançou nesta semana a versão final do Ubuntu 14.10, cujo codinome é Utopic Unicorn.

A nova versão da distribuição traz alguns aprimoramentos funcionais, pequenas alterações visuais e pacotes atualizados: kernel Linux 3.16, LibreOffice 4.3.2.2, Firefox 33, Mesa 10.3.0, X.Org Server 1.16.0, Unity 7.3.1, entre vários outros.

Ubuntu 14.10 My Little Pony... Ops, Utopic Unicorn

O Linux 3.16 é uma implementação importante por oferecer principalmente suporte melhorado a chips atuais, como as linhas Intel Broadwell, Haswell e Merrifield, processadores ARM de 64 bits, além das novas GPUs da Nvidia e da AMD.

Outro destaque é a disponibilização do Ubuntu Developer Tools Center, um conjunto de repositórios e ferramentas que promete facilitar o trabalho de desenvolvedores, especialmente daqueles que trabalham com Android. Em breve, também haverá compatibilidade com linguagens como Go e Dart.

Ubuntu 14.10

O suporte a Netflix no Ubuntu é outra novidade, conforme adiantamos aqui, embora esteja atrelado ao navegador Chrome 38 ou superior e não, necessariamente, à distribuição.

A nova versão também marca uma ocasião importante para a Canonical: os dez anos do Ubuntu. Tendo como base o Debian, a distribuição foi lançada em outubro de 2004 sob a numeração 4.10 e codinome Warty Warthog.

Naquela época, a distribuição ficou conhecida, em parte, por ser oferecida em CDs. Lembra deles? Era possível entrar no site do Ubuntu e pedir cópias para envio por correspondência. Normalmente, o pacote vinha com dois discos: um de instalação e um “live CD” que permitia a execução do sistema a partir da própria mídia.

Ubuntu 4.10 - live CD

Em 2011, passou a não ser mais possível receber CDs da distribuição (a não ser que você pague). Desde então, a única opção disponível oficialmente é o download. Falando nisso, o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn pode ser baixado aqui. O arquivo de instalação (ISO) tem quase 1 GB de tamanho. Se preferir fazer um “tour” antes, o link é este.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
Debian LXDE está bem leve também. Uso o Xubuntu, não tão leve, funciona com 512MB.
Leandro Jacomini
Eu uso o Mint, e o Cinnamon tem esta opção. Deixei de usar o Ubuntu quando resolveram colocar o Unity, que não me agradou nem um pouco. Vou tentar instalar com o Mate ou o Cinnamon, que são duas interfaces que eu gosto muito. Mas Petter, por que não instala o Cinnamon, o Gnome 3 ou o Mate? Resolveria seu problema fácil, fácil.
Vitor Mikaelson
Espero que melhorem, pois o Ubuntu Mate com aquele Gnome ainda antigo roda bem liso.
Nilson Del Santo
Hj em dia uso Linux apenas em maquina virtual para acessar internet banking. Recomendo o levíssimo CrunchBang, 256 de Ram roda fino (logicamente não abrir trocentas abas)
Olacir Oliveira
Sim, ate na 12.04 ainda conseguia um pouco com o Unity 2D, e olha que eu enho um ATOM, com 1(Sim, um) GB, ja vi pessoal falando que em alguns modelos ate do i5, ele tava `frescando` um pouco.. P.S=Desculpa erros ortografia, teclado layout trocado.
Odilon Junior
O problema de ter sumido pode ser porque o Ubuntu mudou de gnome2 pra Unity a um tempo atrás, to usando o gnome3 aqui e ele ainda tem a opção de setar o proxy na configuração de rede. Mas eu concordo com você, linux não é amigavel, talvez o mint tenha algo mais amigavel para usuario novo.
Guilherme C.
5 anos. Eles ampliaram o suporte.
Leonardo Barros
Sempre instalo as versões de longo suporte. Ou se tiver muita novidade.
Petter
É exatamente esta a minha reclamação, tenho um notebook e visito diversos clientes a trabalho, já pensou que beleza ficar alterando este arquivo a toda hora? Totalmente improdutivo. O pior é que existe antes uma tela que permitia esta configuração on-the-fly e removeram. Daí eu pergunto, por que? São coisas assim que irritam o usuário comum e ferram a evolução do número de usuários do Linux.
Vitor Mikaelson
Eu sei. Estava falando do Ubuntu+Unity. Até o 12.04 era de boa se ativar o Unity 2D. Acontece que abandonaram o Unity 2D. E meu hardware é bem fortinho, mas a versão padrão exige muito do processador. E olha que tenho um FX 8100 (e 8gb)
Kevin Oliveira
Ubuntu é vida, Ubuntu é amor!
Dias
Caro colega, o Ubuntu não se restringe à versão apresentada no post. Há diversos "sabores", uma para cada gosto. Caso tenha interesse em uma distribuição leve, que apresente bom desempenho mesmo em um computador antigo, sugiro: - Lubuntu (ubuntu + LXDE); - Xubuntu (ubuntu + XFCE).
Vitor Mikaelson
sdds de quando o Ubuntu era leve.
Schiavini
Só corrigindo: é versão LTS (Long Term Support), que tem suporte por aproximadamente 3 anos a partir do seu lançamento.
Ed. Blake

Nunca funcionou no proxy da minha empresa. =(

Exibir mais comentários