Início » Internet » Twitpic morre, mas continua vivo

Twitpic morre, mas continua vivo

Serviço de compartilhamento de imagens morre e passa bem

Paulo Higa Por

O Twitpic, serviço de compartilhamento de imagens que anunciou que seria descontinuadovoltou atrás e depois decidiu que iria mesmo acabar, vai continuar vivo. Ou melhor, quase isso: o Twitpic fechou um acordo com o Twitter e todas as fotos continuarão acessíveis pela internet. No entanto, o serviço permanecerá em modo somente leitura e não aceitará novas imagens.

acordo foi anunciado no último sábado (25), data marcada para que o serviço fosse definitivamente descontinuado. No comunicado, o Twitpic diz: “Não fomos capazes de encontrar uma maneira para manter o Twitpic independente. No entanto, estou feliz em anunciar que chegamos a um acordo para oferecer ao Twitter o domínio do Twitpic e o arquivo de fotos, mantendo assim as fotos e os links vivos por enquanto”.

twitpic-main

De acordo com o Twitpic, faz sentido manter todo o arquivo com o Twitter porque a base de usuários do Twitpic é composta justamente pelos usuários da rede social de 140 caracteres. Além disso, o Twitpic declara que o Twitter compartilha com o serviço de fotos o mesmo objetivo de proteger seus usuários e dados.

No dia 4 de setembro, quando o Twitpic falou pela primeira vez que deixaria de existir, o motivo alegado foi uma pressão do próprio Twitter. De acordo com o fundador Noah Everett, a rede social entrou em contato exigindo que o Twitpic se desfizesse da marca sob risco de perder o acesso à API do Twitter. Sem dinheiro para se defender de uma empresa tão grande, a decisão foi fechar as portas.

Duas semanas depois, o Twitpic disse ter sido comprado por uma empresa. No entanto, em uma reviravolta que chegou a ser constrangedora, o serviço anunciou que as negociações não deram certo — aparentemente, Everett comemorou cedo demais e divulgou ao público um acordo que ainda não havia sido fechado.

Se o Twitpic e o Twitter não mudarem de ideia de novo, suas fotos continuarão acessíveis, pelo menos por enquanto. As imagens ainda podem ser baixadas com um clique, mas não será possível fazer upload de novos arquivos. Os aplicativos para iOS e Android não terão mais suporte, e você ainda poderá acessar sua conta do Twitpic para excluir todo o conteúdo, se assim desejar.

Mesmo vivo, o Twitpic está morto. Ou vice-versa. Enfim. Descanse em paz. Ou não.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriel Mattos
The Walking Twitpic
Josiel Hen
series, o que seriamos sem vocês Lol
Keaton
Não, era GATO de Schrodinger.
Alex Gomes
Pela margem de erro do Ibope, realmente o Twitpic está morto, mas também pode estar vivo.
Josiel Hen
Não era um rato? Lol
Rogério
ue
Leonardo Amaral
"Twitpic morre, mas continua vivo" Agora é passarinho de Schrödinger :D