A Apple abriu hoje um processo nos Estados Unidos contra a fabricante HTC por quebra de 20 patentes pertencentes à empresa. As patentes estão diretamente relacionadas com a interface gráfica desenvolvida para o iPhone. Parte do processo também está relacionado com a implementação feita pela HTC do sistema operacional do Google, Android, citando até o Nexus One como um dos aparelhos que infringem patentes.

Sobre o processo, Steve Jobs, CEO da Apple, disse que “nós podemos ficar sentados e ver concorrentes roubando nossas patentes ou podemos fazer alguma coisa sobre isso. Decidimos fazer alguma coisa”. Jobs também diz que acha concorrência algo saudável mas que as “concorrentes deveriam criar sua própria tecnologia e não roubar a nossa”. Já a HTC diz que não foi notificada oficialmente ainda e que “respeitam e valorizam os direitos de patentes, mas estão comprometidos em defender as próprias inovações”.

Curiosamente, o processo foi aberto em conjunto com a NeXT, empresa que Steve Jobs abriu em 1985 quando foi ‘exilado’ da Apple, que foi comprada pela empresa da maçã 11 anos depois e que detém os direitos sob a patente número 5481721, que é uma das quais a HTC estaria violando. [Engadget]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@andradevini
patentes... patentes... vou inventar algo e ganhar dinheiro da apple. Não preciso trabalhar, preciso patentear algo.
@bruno_gall
O meu Corby da Samsung tem Multitouch e a Samsung não foi processada (Ou foi?)
Oscar
Engraçado nisso tudo é que a Apple agora quer processar tudo e todos por quebra de patentes, quando na verdade são eles que quebram as patentes dos outros fabricantes. Vejam o caso da Palm, da IBM quando eles simplesmente copiaram o modelo de PC. Steve Jobs e Bill Gates, não passam de piratas que copiaram sistemas de outros inventores e fabricantes para chegarem onde chegaram. É só assistir o filme Piratas da Internet. O que a Apple tem medo é da concorrência que é benéfica a nós clientes.
Thiago Mobilon
HAhahahahhahahaha! :D
Rafael Silva
Rá! Pediu licença. O sr. tomou uma boa dose de engraçadol hoje, hein? :P
Thiago Mobilon
Na verdade, a coisa mais absurda nessa história em específico, é que a Apple patenteou o MULTITOUCH. Ou seja, NENHUM outro fabricante pode lançar um celular com multitouch sem pagar royalties para a Apple. A HTC lançou. Vai lá perguntar se ela "pediu licença". :P
Fabio Lima | 29 anos | Paulínia | SP
O problema desse negócio (nos dois sentidos) de patentes é que hoje em dia se processa, por exemplo, como meio de retaliação mercadológica e não como meio de defesa de idéias genuínas. Daqui a pouco a Palm (re)aparecerá processando a todos por causa da tecnologia touchscreen e alegará que só ela pode meter o dedo.