Se você pretende começar a fazer exercícios físicos ou, se já é praticante, aumentar a intensidade deles, o Google pode te dar uma força: nesta terça-feira (28), a companhia liberou o Google Fit, um app focado em saúde e atividades esportivas.

O aplicativo te ajuda a mensurar o seu desempenho em várias modalidades, especialmente corrida, caminhada e bicicleta. Em qualquer uma delas, você pode calcular o tempo de duração da atividade esportiva, a distância percorrida, o número de passos dados (quando for o caso) e assim por diante.

Google Fit

Os dados obtidos são registrados em sua conta no Google e, posteriormente, podem ser usados para você avaliar a sua performance ao longo da semana ou do mês.

Para deixar as estimativas mais precisas, você pode cadastrar metas diárias e informar dados como altura e peso, por exemplo. Se o objetivo é emagrecer, este último parâmetro pode ser atualizado diariamente para você acompanhar o seu progresso ao longo dos últimos dias.

Como complemento, o Google Fit suporta dispositivos baseados no Android Wear. Você também pode usá-lo em conjunto com um dispositivo que fornece dados de seus batimentos cardíacos, aumentando ainda mais a precisão das avaliações.

O aplicativo é leve e de fácil utilização. Para completar, tem a vantagem de ser gratuito. Mesmo assim, é provável que usuários mais assíduos ou experientes no assunto continuem adeptos de apps que têm mais tempo de mercado.

Google Fit

O Endomondo, por exemplo, é muito mais completo, embora a totalidade de seus recursos só esteja disponível para usuários pagantes (no Brasil, o plano custa R$ 8,45 por mês ou R$ 67,27 por ano).

Assim como as opções já conhecidas do mercado (incluindo o Health do iOS), o Google Fit gera relatórios em gráficos de fácil compreensão, o que é ótimo: quando o usuário consegue visualizar a evolução de suas atividades, tende a tentar se superar, o que o faz ficar engajado nos exercícios.

Vale destacar que o Google FIT foi anunciado na última conferência I/O como uma plataforma focada em saúde e condicionamento físico. Além do app, o site oficial já está funcionando.

O app em si está disponível para Android 4.0 ou superior. Não há previsão de lançamento para outras plataformas.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ana Azevedo
Quando faço sincronização do google fit com o Strava, ele não sincroniza os ultimos 4 meses que tenho no Strava. Alguem me pode ajudar???
Livia Oliveira

Ele precisa estar conectado na internet para calcular os passos?

Marcelo Munhoz
Será difícil deixar de utilizar o Runtastic Pro; eu gosto muito da interface e funcionalidades.
Eddy

Também utilizava aqui o My Tracks, era meio cru, mas gostava dele. Sou meio baba-ovo para os apps da Google =/

Kafeh
Também utilizava aqui o My Tracks, era meio cru, mas gostava dele. Sou meio baba-ovo para os apps da Google =/
Milton Rodrigues
Utilizei ele hoje. Percebi que ele conta os passos e sabe de acordo coma sua velocidade se está correndo ou caminhando. Falta calcular kilometragem e o itinerário percorrido. É bem promissor.
danielnbl

Eu curto o STRAVA para minhas pedaladas.

danielneves
Eu curto o STRAVA para minhas pedaladas.
Roberto
Gostei bastante do aplicativo, simples e funcional. Acho que faltam algumas funções comparado a outros do tipo mas em próximas atualizações deverão chegar.
tuneman

Eu ja usava o "minhas Trilhas" para as pedaladas. vou testar o Fit tambem.

Rafael Machado de Souza
Eu ja usava o "minhas Trilhas" para as pedaladas. vou testar o Fit tambem.
Leonardo Barros
Opa. Baixando. Boa opção pra quem pratica caminhada.
Gustavo Bresolin
Se tiver opção de fazer treino de corrida intervalado customizado usarei, senao continuo no Endomondo