Se você pretende começar a fazer exercícios físicos ou, se já é praticante, aumentar a intensidade deles, o Google pode te dar uma força: nesta terça-feira (28), a companhia liberou o Google Fit, um app focado em saúde e atividades esportivas.

O aplicativo te ajuda a mensurar o seu desempenho em várias modalidades, especialmente corrida, caminhada e bicicleta. Em qualquer uma delas, você pode calcular o tempo de duração da atividade esportiva, a distância percorrida, o número de passos dados (quando for o caso) e assim por diante.

Os dados obtidos são registrados em sua conta no Google e, posteriormente, podem ser usados para você avaliar a sua performance ao longo da semana ou do mês.

Para deixar as estimativas mais precisas, você pode cadastrar metas diárias e informar dados como altura e peso, por exemplo. Se o objetivo é emagrecer, este último parâmetro pode ser atualizado diariamente para você acompanhar o seu progresso ao longo dos últimos dias.

Como complemento, o Google Fit suporta dispositivos baseados no Android Wear. Você também pode usá-lo em conjunto com um dispositivo que fornece dados de seus batimentos cardíacos, aumentando ainda mais a precisão das avaliações.

O aplicativo é leve e de fácil utilização. Para completar, tem a vantagem de ser gratuito. Mesmo assim, é provável que usuários mais assíduos ou experientes no assunto continuem adeptos de apps que têm mais tempo de mercado.

Google Fit

O Endomondo, por exemplo, é muito mais completo, embora a totalidade de seus recursos só esteja disponível para usuários pagantes (no Brasil, o plano custa R$ 8,45 por mês ou R$ 67,27 por ano).

Assim como as opções já conhecidas do mercado (incluindo o Health do iOS), o Google Fit gera relatórios em gráficos de fácil compreensão, o que é ótimo: quando o usuário consegue visualizar a evolução de suas atividades, tende a tentar se superar, o que o faz ficar engajado nos exercícios.

Vale destacar que o Google FIT foi anunciado na última conferência I/O como uma plataforma focada em saúde e condicionamento físico. Além do app, o site oficial já está funcionando.

O app em si está disponível para Android 4.0 ou superior. Não há previsão de lançamento para outras plataformas.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados