Início » Gadgets » Apple não poderá usar marca iWatch

Apple não poderá usar marca iWatch

Avatar Por

Ao anunciar o Apple Watch em setembro, a Apple mostrou que aprendeu com seus erros do passado, revelando um produto com um nome registrado e licenciado por ela mesma. Mesmo que os rumores apontassem para um possível iWatch, ela preferiu seguir com outro. E agora sabemos que a empresa da maçã não vai poder usar mesmo a marca mais fácil: “iWatch” está registrado no nome de uma startup italiana.

apple-watch-gold

O registro foi feito em agosto de 2008 pela empresa de desenvolvimento de software Probendi e é válido em toda a União Europeia. Em entrevista à Exame, um dos cofundadores da empresa, Daniele Di Salvo, disse que já existe um aplicativo criado por eles, chamado iWatch, que é usado por policiais em uma cidade italiana.

O histórico da Apple de anunciar produtos com marcas que não lhes pertence é bem conhecido. Aconteceu com o iTV, que virou Apple TV depois de muita insistência (e um potencial processo milionário) de um canal de TV britânico do mesmo nome. Também aconteceu com o iPad, marca que não estava em poder da Apple em certos países bem pequenos e com um público minúsculo interessado no tablet, como a China. E o produto que mais dá lucro para a Apple hoje, o iPhone, também era inicialmente uma marca registrada pela Cisco.

Existem, então, duas saídas. A empresa da maçã pode seguir com o seu “Apple Watch” e esperar que o nome realmente não incomode nenhum dos seus clientes acostumados em ver dispositivos começando com um i minúsculo. Ou pode fazer o que sempre fez para problemas de marca deste tipo: jogar dinheiro nele até que o problema desapareça por completo.

A segunda opção não deve ser nenhum empecilho para a Apple, já que no último trimestre fiscal a empresa reportou um lucro bruto de US$ 8,5 bilhões. Resta saber quanto de dinheiro vai ser o suficiente para Di Salvo ceder o registro da marca. Meu chute é de que seria na casa dos três dígitos de milhões, que seriam prontamente investidos na sua humilde startup.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme C.
Verdade =O
Rafael Teixeira
Guilherme, na verdade nem foi o INPI que beneficiou a Apple, foi a própria Justiça (no caso, o TRF do RJ). O INPI negou o registro da marca à Apple, que entrou com um processo judicial, e absurdamente venceu (!): http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/06/1471100-apple-vence-gradiente-e-mantem-direito-de-usar-marca-iphone-no-brasil.shtml
Guilherme C.
Não perdeu. O que perderam foi a exclusividade da marca iphone e semelhantes. No Brasil ficou a bizarrice de ter duas empresas com marcas idênticas. O INPI rasgou a lei de propriedade industrial e os tratados internacionais pra beneficiar a Apple.
Guilherme C.
Podia até ser i-phoni :P É que as leis e tratados internacionais protegem até nomes semelhantes :)
Tiago Celestino
Mas era iphone e não "iPhone". hahahahaha
Keaton
Parece que a gradiente perdeu o direito de uso da marca.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Na boa, só ditou tendência depois de iPod e iPhone, antes ninguém que não fosse do mundo designer/editoração/photoshop olhava pra Apple pelos seus computadores. E isso deve ser mais de 80% dos usuários no mundo.

PKX
Na boa, só ditou tendência depois de iPod e iPhone, antes ninguém que não fosse do mundo designer/editoração/photoshop olhava pra Apple pelos seus computadores. E isso deve ser mais de 80% dos usuários no mundo.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Vc leu a matéria amigo? Não é watch de relógio, é um app usado por policiais, nesse caso deve ser watch de observar ou monitorar.

PKX
Vc leu a matéria amigo? Não é watch de relógio, é um app usado por policiais, nesse caso deve ser watch de observar ou monitorar.
Breno
Não sei como é a marca dessa empresa italiana, às vezes o i nem é minúsculo. Às vezes é i de Italia + relógio, às vezes é malícia mesmo, ter uma marca e depois poder vendê-la a um preço salgado :D Quanto aos iMacs, discordo, ninguém sabia o q era isso. Apple nunca foi famosa e nunca ditou tendência fora do meio geek. Inclusive ela estava em decadência, só foi se recuperar com os iPdos e, ainda assim, o iPod era mais famoso que a marca Apple. Muitos conheciam o iPod mas n sabiam o que a Apple fazia. Finalmente a Apple só se tornou uma marca realmente forte e começou a ditar tendências após o iPhone.
Alex Oliveira
Esse é top hein? Posso instalar o zap zap nele?
Vader

esse caso só mostra o quanto nós brasileiros desvalorizamos a nossa própria língua.

Bruno Brito
esse caso só mostra o quanto nós brasileiros desvalorizamos a nossa própria língua.
Guilherme C.
O caso que é a Gradiente já tinha a marca e o produto iphone antes de qualquer iPhone nascer.
Exibir mais comentários