HP Sprout: um all-in-one que integra projetor e scanner 3D para aumentar a interatividade

A companhia também anunciou uma impressora 3D.

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
HP Sprout

Rumores que vieram à tona neste mês indicavam que a HP estava preparando algo muito diferente para o mercado de PCs. Pois bem, rumores confirmados: nesta quarta-feira (29), a companhia apresentou o Sprout, um all-in-one que vem com um inusitado projetor integrado.

O dispositivo, batizado de HP Illuminator, fica posicionado acima do monitor, só que projeta as imagens para baixo, em direção a uma espécie de “trackpad gigante” – de 20 polegadas, para ser exato – que recebe o nome de Touch Mat.

A ideia é criar uma superfície tátil e virtual ao mesmo tempo. As projeções que aparecem ali podem então tornar possível uma série de aplicações interativas, inclusive simular um teclado (para quem prefere o modo convencional, o equipamento é acompanhado de um teclado físico).

Para tornar a “mágica” possível, o Illuminator não se limita a ser um emissor de imagens: o dispositivo incorpora uma câmera de 14,6 megapixels, uma câmera Intel RealSense que atua como scanner 3D, um projetor DLP e iluminação via LED.

O conjunto parece excêntrico até vermos o resultado. Como mostra o vídeo abaixo, o usuário pode “arrastar” um item do monitor para o Touch Mat, posicionar um objeto físico (como um livro) sobre este último para escaneamento, aumentar a imersão em jogos, entre várias outras atividades.

Internamente, o HP Sprout conta com um processador Intel Core i7 de quarta geração, GPU Nvidia Geforce GT 745A, 8 GB de memória DDR3, HD híbrido de 1 TB (há um SSD de 8 GB integrado), Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11n, duas portas USB 2.0, duas portas USB 3.0 e monitor de 23 polegadas com resolução full HD. O sistema operacional é o Windows 8.1.

A HP pretende iniciar a disponibilização do Sprout no dia 9 de novembro, começando pelo mercado norte-americano. Por lá, já é possível adquirir o equipamento em pré-venda por US$ 1.899. Não há previsão de chegada ao Brasil.

HP Sprout

O HP Sprout tem potencial para ser um fenômeno de vendas? Provavelmente, não. Estamos falando de um produto de nicho. De qualquer forma, a novidade sugere que uma combinação de engenhosidade e criatividade pode dar uma nova perspectiva para o segmento de PCs.

HP Multi Jet Fusion

A HP também aproveitou a data de hoje para revelar a Multi Jet Fusion. Mais uma impressora? Sim, só que esta imprime em 3D. As principais vantagens do equipamento, segundo a companhia, são o custo-benefício e a velocidade de impressão, até dez vezes superior que em produtos similares disponíveis atualmente.

HP Multi Jet Fusion

Ainda em relação à velocidade, a HP afirma que a impressora pode “disparar” mais de 350 milhões de partículas por segundo. Parece mesmo promissor. A parte chata é que a HP Multi Jet Fusion não deve chegar ao mercado antes de 2016.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados