Início » Comportamento » Tim Cook fala publicamente sobre sua orientação sexual: “tenho orgulho de ser gay”

Tim Cook fala publicamente sobre sua orientação sexual: “tenho orgulho de ser gay”

Paulo Higa Por

tim-cook

Pela primeira vez, Tim Cook comentou publicamente sobre sua orientação sexual. Em um artigo da Businessweek publicado nesta quinta-feira (30), o CEO da Apple declarou ser homossexual e escreveu sobre o quanto se orgulha em ser gay. De acordo com o executivo, vários funcionários da Apple conhecem sua orientação e isso não faz diferença na forma como é tratado na empresa — que tem um longo histórico de apoio à causa homossexual.

Tim Cook foi eleito várias vezes pela revista Out como a celebridade gay mais poderosa dos Estados Unidos, mas é a primeira vez que o CEO fala abertamente sobre o assunto. Bastante reservado, ele afirmou não ter comentado antes sobre sua orientação sexual porque valoriza sua privacidade. No entanto, Tim Cook mudou de ideia após perceber que, ao se abrir, poderia ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo.

No texto, o executivo cita Martin Luther King, líder do movimento negro, como uma pessoa que dedicou sua vida a causas em prol de outras pessoas. “Não me considero um ativista, mas percebo o quanto tenho me beneficiado do sacrifício de outros. Então, se ouvir que o CEO da Apple é gay pode ajudar alguém a decidir quem ele ou ela é, ou trazer algum conforto para quem se sente sozinho, ou inspirar as pessoas a insistir em sua igualdade, então vale a pena trocar isso pela minha privacidade”.

Você pode ler o artigo de Tim Cook na íntegra, em inglês, no site da Businessweek.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex Oliveira
Essa é a diferença, se vc é podre de rico as pessoas te aceitam porque vc é podre de rico. Pode ser preto, prostituta, gay, racista, homofóbico... tem dinheiro, tá tudo certo, é excentricidade.
Bruno Brito
patrulha do arco-íris
Bruno Brito
se você for um operário na linha de produção em uma fábrica no ABC, talvez sim se você for podre de rico, não.
Bruno Brito
eu li os seus comentários e pensei um pouco antes de responder. só digo uma coisa: tamo junto!
Glauber Silva
Samsung acaba de avisar que também é gay, inclusive é gay bem antes do Tim Cook dizer que é gay, e vai processá-lo por plágio.
Ronathan Sales
Pelos comentários vão ate´questionar a sexualidade de Jhony Ive por ter feito o IOS daquela forma colorida...(coisa essa que windows ñ tem, Android tbm ñ) ¬¬
Ronathan Sales
Pra mim foi novidade, me pegou de surpresa.
Sergio Rainor
Quem se entregou foi você, seu heterofóbico, hehehe.
Marcus Pessoa
"Não sou homofóbico". Hahaha. Todos se entregam uma certa hora.
Keaton
Eu ia fazer uma piada sobre usuários de iThings, mas seria considerado homofóbico mesmo não sendo..,
William Tael
Você quer que ele inale as pessoas? Kkkkkk!
Sergio Rainor
Hoje a patrulha do arco-íris está tão chata que se alguém não elogiar um gay logo é taxado de nazista homofóbico. E não adianta o cara dizer que não tem nada contra gays, que eles continuam dando pulinhos histéricos, apontando e gritando: Homofóbicuuuuu! Homofóbicuuuu! Mas se um homofóbico de verdade manda eles tomarem naquele lugar e ameaçam com porrada....ah, daí eles ficam bem quietinhos (acho que até suspiram...).
Sergio Rainor
Ah, vá brincar com seus orifícios, ok?
Andriw
Já imagino as próximas propagandas só iPhone... "de mulher pra mulher.. IPhone!!!" Kkkkkk
Gustavo Sant'Anna
O foco da conversa é o mesmo: A noticia é relevante pra tecnologia ou nao. E sim, é relevante. Você percebe que esta usando seu preconceito pra provar um ponto " né? "lobby gay que visa a desconstrução da família por vários motivos" Sua analogia com Clodovil foi totalmente mal colocada, uma vez que ele era orgulhoso de que em ele era, ser gay fazia parte disso, ou seja, ele tinha orgulho de ser gay.
Marcelo
Impressionante como o bolsonaro tá fazendo escola...mesmo discurso. E é incrível como sempre puxam pro lado da briga. Homofobia velada é lamentável, ao menos assuma que é homofóbico.
Marcus Pessoa
Quem veio comprar briga aqui foi você. Vestiu a carapuça com o meu comentário inicial, que não foi dirigido a ninguém em particular. Porque você se incomoda profundamente quando alguém diz uma verdade simples: existe homofobia. Se incomoda com o fato de essa questão estar sendo debatida. Então tem que vir responder, dizer que homofobia não existe e que você não é homofóbico. A estratégia de negar que exista preconceito é onipresente entre os preconceituosos.
Sergio Rainor
Rá, então eu estava certo. Cara, acredite nem todo mundo liga para o que você faz em sua vida privada. O fato de eu não dar à mínima para o sua orientação sexual não faz de mim um homofóbico, muito pelo contrário. Se você já sofreu discriminação, vá à luta, mas não me coloque rótulos que não correspondem à realidade. Se vocês, gays, forem tão idiotas a ponto de comprarem briga com quem jamais os tratou mal, não esperem compaixão quando a coisa pegar fogo.
Weliton Junior
"Lobby gay que visa a desconstrução da família por vários motivos" o gay quer desconstruir a família de quem? cara pálida ? Ahhh.... para com essa asneira né !! Só um comentário: o gay, quer construir uma família... porque 2 homens não podem ser uma família ?? Só porque não podem procriar? Então uma mulher ou homem, que seja ESTÉRIL não pode formar família... essa seria a lógica né ! Lembrando ainda... que o gay, vai casar com outro, e vão adotar uma criança, que um HETERO largou na rua.... ok ?? Abre a cabeça ai !!
Wilgner Nunes Lira
Bem, você só mudou o foco da conversa. Compreensível. Eu fiz uma crítica porque existem lugares adequados pra se fazer ativismo politico, é um saco ter que ler isso até em blogs que deviam ser de tecnologia. Só foi capa de tudo isso porque o lobby gay é o mais forte hoje(lobby gay que visa a desconstrução da família por vários motivos.), entre toda essa babaquice eu fico com Clodovil Hernandes, que não tinha orgulho de ser gay, tinha orgulho de ser quem era. Com isso, ele não se fazia de marionete de ninguém. E viveu a vida que quis.
wemensomns
Parabéns ao Cook. Essa atitude foi e será muito valida para um mundo melhor. Ninguém é obrigado a aceita, isso é verdade, temos o dever de respeitar a todos. Mas eu acho que os leitores desse blog sendo esclarecidas como devem ser, deviam saber questões sobre sexualidade, identidade de gênero e tudo que envolve essa comunidade. Não precisa ser gay para entender e se informar sobre isso.
Marcus Pessoa
Não tenho nenhum problema em assumir que sou gay. Você é que tem problemas de assumir que é homofóbico.
Sergio Rainor
Então assume logo, cara, saia do armário e deixe de ser tão amargo.
Sergio Rainor
Evangélicos? Desses sim eu quero distância. Quanto a gays, aposto que existem alguns no meu trabalho, mas isso pra mim não faz a menor diferença.
Marcus Pessoa
Como queríamos demonstrar.
Sergio Rainor
Rárá, de novo ataques pessoas. Cara, vá catar coquinho, não sou homofóbico coisa nenhuma, nunca tratei mal ou discriminei ninguém por esse motivo. Você é ridículo, não tem argumentos e fica me taxando de algo que não sou. Vai ver que tem raiva porque seu pai era homofóbico e lhe expulsou de casa.
Giovanni M. Gaspar
Xingado*
Mael Borges
xingando*
Marcus Pessoa
Os bobos alegres são os que, pra esconder sua homofobia, fazem críticas laterais, sem assumir o que são. O que você está dizendo é: não vamos tocar no assunto, ele não me interessa, quero que o assunto da discriminação dos gays seja varrido pra baixo do tapete.
Giovanni M. Gaspar
Pode ser que se aplique a alguns casos. Nunca se sabe. Não sou psicólogo para afirmar e cada indivíduo pensa de uma forma diferente. Então não tem como responder sua pergunta com um "sim" ou "não", mesmo que fosse um especialista no assunto. São muitas variáveis, que vão desde valores culturais a fatore religiosos. Se for em relação a mim, posso dizer que não por N razões que não vem ao caso. Mas, em todos os demais casos nem eu nem você podemos afirmar ou negar com certeza absoluta, uma vez que não somos oniscientes :)
Weliton Junior
Ninguém pediu pra você andar com gays. Assim como ninguém me pediu pra andar com evangélicos... E você entendeu muito bem o sentido que eu quis colocar.... não se faça de bobinho
Sergio Rainor
Então para não ser homofóbico a gente é obrigado a andar junto com homossexuais? E o que a mais a gente tem que fazer para não ser taxado de homofóbico?
Sergio Rainor
Sempre essa tática de guerrilha esquerdóide, basta que alguém não fique bajulando um grupo que já taxado de ser contra isso ou aquilo. Se alguém é contra as cotas racias, logo é chamado de racista (quando na verdade racistas são as cotas que discriminam pessoas por sua cor de pele). Se alguém é contrário a bolsa-voto (digo, família), logo é taxado de fascista (ah, se ao menos soubessem o que isso significa) ou de pertencer "as zelites imperialistas". E se alguém critica manifestações como essa do Tim Cook num site de tecnologia (por não ter nada a ver com o assunto do site), já é atacado como se fosse um homofóbico raivoso. Essa ditadura do "politicamente correto" é de uma hipocrisia grotesca. Não li nenhum comentário aqui criticando o homossexualismo, mas sempre aparece um bobo alegre para chamar os outros de homofóbicos. Ridículo isso.
Weliton Junior
Existe uma teoria na psicologia que diz que o homofóbico, na verdade tenta esconder sua real atração pelo mesmo sexo. Será ?? http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/homofobicos-tem-desejo-sexual-pelo-mesmo-sexo-cientistas-dizem-que-sim/ http://hypescience.com/homofobicos-podem-ser-homossexuais-disfarcados/
Gustavo Sant'Anna
"Pessoas como você" não entendem como funciona o mercado ou o mundo em si. Respeito totalmente seu comentário, porém não concordo de forma alguma com ele. O fato de um gay ser presidente da maior empresa de tecnologia atualmente é algo que mexe totalmente com culturas, mercado e etc. Você achar que isso não muda nada é ignorância de sua parte. E tanto faz diferença que ele é capa da maioria dos portais de economia, tecnologia, fofoca, noticias, games e etc. A vontade se manter ignorante é uma decisão sua, mantenha-se de mente fechada que mundo segue e você fica pra trás ;)
Sergio Rainor
Se você conhecesse a Califórnia como eu, saberia que lá os gays andam livres, leves e soltos e ninguém os incomoda. Inclusive em San Francisco há um bairro inteiro gay (Castro). A minha afirmação não tem nada da absurda, a sua ignorância sim. "Conivência com a realidade homofóbica....". Bla bla, bla, que papo mais babaca.
felipecn
Empresas no US podem demitir pela orientação sexual. Sim. E o Cook nasceu no Alabama, que é bem conservador...
felipecn
Com "orgulho", uma das coisas que ele quis dizer é que apesar de não ter assumido antes, ele nunca sentiu vergonha ou se achou pior por ser gay.
felipecn
Não é necessário, e o Cook não o fez por anos. Mesmo quando parte da imprensa o tirou do armário quando ele foi nomeado CEO. Ele assumiu porque achou que seria relevante, enquanto CEO da Apple, fazê-lo. Sendo a Apple a maior empresa por valor de mercado, certamente muita gente vai se sentir mais encorajado com isso. Basicamente, é mostrar que todo mundo, seja o John Maddog ou o Tim Cook, podem ser gays. Muita gente tem a idéia que gays são só os personagens esteriotipados do Zorra Total, e isso confunde até quem está se descobrindo.
Giovanni M. Gaspar
Por isso o IOS é tão colorido kkkk... Sendo chingado em 3..2...1... Sim, sou homofóbico. E, não, não dou a mínima para quem irá me criticar sobre isso. Cada um tem sua opinião, importante é não ofender :)
Marcus Pessoa
Como eu queria demonstrar. Seu discurso é de conivência com a realidade homofóbica. Que se expressa negando o óbvio. Nem tenho o que argumentar em relação à ideia de que os gays não são discriminados. É uma afirmação tão absurda que sequer sei o que responder.
Sergio Rainor
Papo furado, se existisse perseguição aos gays na Califórnia San Francisco não existiria e nem o Tim Cook seria presidente da Apple. Entendo que um homossexual num país árabe seja perseguido, mas na Califórnia? E esse papo não tem nada a ver com o que eu disse. Apenas falei que ter "orgulho" de ser gay é tão babaca quanto ter orgulho de ser hétero, ou usar a mão direita ou ter olhos azuis.
Wilgner Nunes Lira
Uma mudança de presidente é algo relevante. Se ele morre, ai sim faria sentido, pois ia mudar a filosofia, foco, projetos e muitas outras coisas da Apple. Agora, o modo que ele faz sexo, não muda nada. Mas eu entendo que pessoas como você não entendam a diferença.
Marcelo
As pessoas que estão falando que a notícia devia estar numa revista de fofoca ao menos se deram ao trabalho de ler o que o Tim Cook falou? Numa época que pessoas ainda morrem por conta da orientação sexual, qualquer bom exemplo que mostre que essa orientação não influi em nada, que contribua para pessoas que se sentem diminuídas por serem homossexuais puderem ver que isso não as torna diferente, é válido.
Marcus Pessoa
Verdade.
Weliton Junior
Novamente: A questão é que... em um site de tecnologia, NÃO DEVERIA ter pessoas..... Não deveria... mas infelizmente tem !!
Marcus Pessoa
Entendo, desculpe se interpretei errado. Mas discordo. É uma minoria que sabe bastante sobre computadores mas fala um monte de bobagem sobre questões sociais ou culturais. Já vi muito machismo e homofobia nas caixas de comentários do Tecnoblog e do Gizmodo.
Weliton Junior
é sempre o mesmo texto: Eu respeito, mas não gosto de andar junto... ou então Eu respeito, mas cada um no seu quadrado kkkkkkkkkkkkk isso é ser homofóbico, tão quanto o que agride fisicamente.... mais do que o físico, é a agressão psicológica...
Marcus Pessoa
Desculpe, mas a vida pessoal está dentro do trabalho, queira você ou não. A gente conversa com nossos colegas, falamos da nossa vida. Contamos que fomos para o final de semana passear com nossa família, mostramos fotos dos nossos filhos. Isso é inevitável. Então, é preciso que os colegas saibam e encarem com naturalidade o fato de que às vezes a família do colega é ele e o namorado dele.
Weliton Junior
Você deve ter feito uma má interpretação do que eu disse, ou talvez eu tenha expressado erroneamente. A questão é que... em um site de tecnologia, não deveria ter pessoas com sentimento de homofobia, haja visto, que sabemos que somos um público de nicho, e com percepções diferentes do restante. Querendo ou não, os interessados em tecnologia, que leem diariamente um blog de tal assunto, é uma minoria. Minha frase foi apenas sobre isso... que realmente em um site de tecnologia não deveria existir a homofobia, se levarmos em consideração um nível educacional/cultural acima da média.
Marcus Pessoa
A segregação não existe porque os gays dizem ter orgulho do que são. A segregação existe porque a maioria heterossexual não os aceita como eles são. Me desculpe, talvez você não perceba, mas esse seu discurso é de conivência com a realidade homofóbica. O problema não é os gays terem orgulho. O problema é eles serem perseguidos.
Marcus Pessoa
Homofóbicos nunca admitem que o são.
Marcus Pessoa
Pessoas esclarecidas intelectualmente sabem que a homofobia existe, é um problema muito sério, e que é importante que pessoas como Tim Cook expressem isso, porque servem de exemplo e ajudam a combater o preconceito.
brazlocateli
Nem sei se é homofobia ou uma seria incapacidade visionária misturada com uma péssima interpretação.
MXNB
Putz, acho que isso seria uma das útimas coisas que ouviria sobre o assunto Apple: "Orientação Sexual do CEO" Pra mim é o que menos importa, pois é um assunto um tanto quanto particular demais. O que me interessa mesmo é saber se os devices vão ficar mais baratos kkkk
Lucas Corrêa
A diferença meu amigo, é que essa notícia tem uma repercussão ENORME.
daniagatha
Também acho que trabalho é trabalho. Mas as pessoas não são robôs. Por mais que seja trabalho, você acaba interagindo e comentando assuntos fora do escopo de trabalho. E se o lugar não é saudável para a comunidade LGBT, essa pessoa fica no canto. Assuntos sobre relacionamentos e as vezes piadas homofóbicas acabam segurando essa pessoa.
Sergio Rainor
Entendo o seu ponto de vista, mas ainda considero a expressão "orgulho" no caso dos gays algo sem sentido. Acho que isso, ao contrário do que pretendem, mais separa que une. É como usar camisetas escritas "orgulho de ser negro"; ora isso pode fazer com que algumas pessoas resolvam usar a frase "orgulho de ser branco" no peito. E daí já viu, a segregação só irá crescer.
Douglas Furtado Gonçalves
Talvez seja pq ambas as partes não sabem ter um limite do que é trabalho e do que é pessoal, independente de onde estão, visto que a necessidade do ser humano de se comunicar e interagir entre iguais é indispensável para uma vida saudável.
Weliton Junior
Só corrigindo: não DEVERIA ser necessário expor! Esse é o ponto. Infelizmente as minorias não são aceitas... É utópico acreditar que o gênero nunca fará diferença... Faz sim!
Weliton Junior
Pois é.... entendo que um site de tecnologia, deveria ter pessoas mais esclarecidas intelectualmente, para que não se preocupem com o gênero sexual do outro. Aliás... que diferença faz, se o vizinho namora outro homem?
Gustavo Sant'Anna
Isso é utopia. Ser gay, negro, ou qualquer "minoria" afeta seu ambiente de trabalho. Nao deveria, mas a realidade é essa.
Douglas Furtado Gonçalves
Tudo bem, respeito isso. Mas eu acho que trabalho é trabalho, se sou gay ou heterossexual não cabe ao trabalho, pois é vida pessoal, não é necessário expor vida pessoal num ambiente desses.
Gustavo Sant'Anna
Seguindo seu raciocínio se o Tim Cook morrer, automaticamente o Tecnoblog não pode falar nada sobre, já que não trata-se de tecnologia em si. Entendi.
daniagatha
Mas faz para muitas pessoas que sofrem homofobia no trabalho.
Guilherme C.
É justamente por isso a publicidade. No lugar de ter vergonha, ele tem orgulho, pq é a orientação sexual dele e isso não faz mais ou menos capaz.
Weliton Junior
Sinceramente? Achei desnecessário... Ser gay não me coloca mais ou menos capaz do que um hétero... é apenas uma condição sexual... não vai medir nada além disso. Isso só vai servir para os ignorantes intelectualmente, dizerem que Apple é coisa para gays, e blá blá blá E antes que perguntem... sou Gay !
Douglas Furtado Gonçalves
Me senti lendo uma revista de fofoca agora, a opção sexual dele não faz diferença alguma sobre o trabalho dele.
Wilgner Nunes Lira
A noticia é sobre uma pessoa que está envolvida com tecnologia, e não sobre tecnologia, se ele quebrar o pé não vai aparecer aqui no outro dia, mas bem que poderia né? ele é CEO da Apple... Percebe a diferença? Eu acho que sim.
blogaomobile
O problema disso tudo são as nossas escolas. Elas não ensinam mais como cada direito humano que temos foi conseguido através de sofrimento e dor. Não existe "orgulho de ser branco", pois não existe preconceito com quem é branco. Isso é lógico. Uma pessoa que não entendi isso tem que estudar em uma escola de qualidade. Não existe "orgulho em ser hétero" pelo simples fato de não exisitr preconceito em ser hetero. Heteros, por nascerem assim, não são humilhados, não são excluídos da religião, não são mortos sem por este motivo, não perdem emprego por isso, não são piada, não são expulso da família, etc. Abra sua mente, gay também é gente, baiano fala oxente e come vatapá :D
Eliézer José Lonczynski
Tenho orgulho de ser branco kkkkkkkkkkkkk
Sergio Rainor
Acho ridículo ter orgulho de ser gay. Orientação sexual é algo da natureza, seja hetero ou homo, qual o motivo para se "orgulhar" disso? O engraçado é que se alguém disser que tem orgulho de ser hetero (o que é uma besteira) logo será criticado por parecer homofóbico.
Celso
menos marxismo cultural??? vai te catar rapaz...
Alex Oliveira
Não influencia porque, pelo seu discurso, vc é hétero. Seja um gay no meio de pessoas homofóbicas e tente subir na carreira só por seu esforço. O filme Filadélfia, Tom Hanks, é ficção, mas expõe muito bem como as coisas realmente funcionam.
Lucas Corrêa
Ele é CEO da Apple, da Apple cara, quer mais relação com tecnologia que isso?
Marcus Pessoa
Homofobia entre os leitores do Tecnoblog, que surpresa hein.
Wilgner Nunes Lira
Tecnoblog é um ótimo site de tecnologia, devia se ater mais ao seu publico alvo, e deixar de fazer ativismo politico nas noticias. Esse é o tipo de coisa, que só serve pra dividir ainda mais os gêneros sexuais, como se houvesse uma disputa entre algo. Se ele é gay, e se orgulha disso, deixe pra veículos como OUT, que adora discurso de livre expressão apenas quando convém a si. Menos marxismo cultural, mais tecnologia, por favor.
Eduardo
Ele deveria ter orgulho de ser humano. Que diferença a orientação sexual influencia na atividade profissional ou pessoal? Até onde vejo, nenhuma.
Ramon Floriano
Não é novidade pra ninguém, mas ele falar abertamente sobre o assunto me orgulha muito. Quanto a falar abertamente sobre sua orientação sexual no trabalho, ainda é um tabu enorme. Tem empresas que estimulam a igualdade LGBT no ambiente de trabalho, outras, são totalmente fechadas para isso. Mas não é muito diferente da realidade de como isso é tratado em locais públicos.
daniagatha
Parabéns ao Tim Cook. Espero que inspire outras pessoas.
Julio
Polêmicas à vista!