Início » Internet » YouTube ativa suporte a vídeos com 48 ou 60 fps

YouTube ativa suporte a vídeos com 48 ou 60 fps

Emerson Alecrim Por

Cumprindo uma promessa feita em junho, o YouTube começou, nesta semana, a dar suporte em larga escala à reprodução de vídeos com 48 ou 60 fps (quadros por segundo). Até então, apenas alguns poucos canais no serviço tinham acesso a esta capacidade.

Com câmeras digitais e alguns smartphones mais avançados permitindo gravação de vídeos com até 60 fps, era questão de tempo para o YouTube implementar este tipo de suporte.

Youtube - 60 fps

Mas é o público gamer que, provavelmente, mais se beneficiará da nova taxa de quadros. Em jogos, 60 fps conseguem mostrar com muito mais precisão e fluidez cenas que, com os habituais 24 ou 30 fps, aparecem de maneira “menos natural”.

Neste sentido, é de se esperar que o YouTube beneficie também vídeos com timelapses e gravações feitas com câmeras de ação, como a linha GoPro.

Oficialmente, vídeos com 60 fps só são exibidos como tal no Chrome (no Opera e Safari também, aparentemente). O suporte pelos demais navegadores deve vir nas próximas semanas ou meses. O mesmo vale para os apps do YouTube para iOS e Android.

É necessário também reproduzir o material com resolução 720p ou superior. Abaixo disso, o vídeo aparecerá com os 24 ou 30 fps de sempre. Você mesmo pode fazer um teste alterando a resolução do vídeo abaixo.

A princípio, somente vídeos enviados ao YouTube a partir desta quarta-feira (29) poderão ser exibidos com 48 ou 60 fps. Se você já tem vídeos publicados com estas quantidades de quadros, provavelmente terá que enviá-los novamente ao serviço se quiser aproveitar a nova capacidade.

Com informações: TechCrunch

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Silva
Kd o suporte do YouTube rodando vídeos em 60fps no IOS e Android? Só vi rodando vídeos a 60fps no ios7 e não no ios8.
Matheus Mauro
Fica muito mais fluido. Uma mudança brusca de câmera por exemplo não dá impressão de borrado ou de "sujeira"
Thiago Sabaia
Não percebi diferença na qualidade, mas já que aceitam vídeos assim, vou passar subir com mais frames.
Eliézer José Lonczynski
Sou leigo qual a diferença de ter mais quadros por segundo.
Emanuel
E o 480p? 2mb aqui não dão conta de 720p + 60fps
Emerson Alecrim
Por "coincidência", o pessoal que teve acesso prévio ao recurso, até onde sei, possui justamente canais de games, hehe.
Anakin

Faz parte das novas estratégias do youtube focada em games, essa semana vários youtubers gamers foram chamados para uma reunião e segundo relatos deles vem muita coisa legal por ai. Mas em vlogs acho que não vai fazer diferenças, mas é sempre bom ter essa opção :D

Dereck Bolsanelo
Faz parte das novas estratégias do youtube focada em games, essa semana vários youtubers gamers foram chamados para uma reunião e segundo relatos deles vem muita coisa legal por ai. Mas em vlogs acho que não vai fazer diferenças, mas é sempre bom ter essa opção :D
Rodrigo Silva Barretos
Apesar de ser perfeitamente notável a diferença, procurei e coloquei lado a lado o trailer de Uncharted 4: A Thief's End em 720p 30fps e 720p 60fps e é dahora ver a diferença de qualidade de reprodução =D