Início » Celular » Com vendas em queda livre, Samsung promete reformular linha de smartphones

Com vendas em queda livre, Samsung promete reformular linha de smartphones

Emerson Alecrim Por

Em um passado relativamente recente, a Samsung era a principal referência no segmento de smartphones. A marca continua tendo participação expressiva neste mercado, é verdade, mas não com a força de antes. Reconhecendo que não está em seus melhores dias, a companhia sul-coreana assegurou: mudanças vem aí.

A informação foi dada nesta quinta-feira (30), logo depois de a empresa divulgar o balanço financeiro referente ao terceiro trimestre de 2014. Embora positivos, os resultados são preocupantes: a divisão de dispositivos móveis viu seu lucro cair 73,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Reflexo, em parte, da queda de sua participação no mercado, reduzida de 32,5% para 23,8%. De modo geral, este é o pior desempenho da companhia no segmento de smartphones desde 2011.

De acordo com a Samsung, o problema envolve principalmente os dispositivos de baixo e médio custo. Estas categorias foram quase que "dominadas" por companhias chinesas, com destaque para a Xiaomi - com quatro anos de mercado, a empresa já é a terceira maior fabricante do setor.

Nem o Galaxy Note 4 está vendendo como o esperado

Nem o Galaxy Note 4 está vendendo como o esperado

O avanço de rivais como LG e Motorola (principalmente esta última) também colabora com a situação desfavorável da Samsung.

Como reação, os executivos da companhia prometeram reformular justamente as categorias de baixo e médio custo. A empresa só não revelou o que, precisamente, será feito. Teremos que aguardar 2015 para descobrir.

Podemos apostar, no entanto, por uma renovação no design externo dos aparelhos. Muita gente já vê o atual padrão da Samsung - com botão físico central na frente e curvas em cantos e bordas - como datado.

Uma reformulação agressiva ou até mesmo o completo abandono da interface TouchWiz também é esperado, assim como medidas para reduzir os custos dos dispositivos.

Fato é que a linha Galaxy precisa mesmo de uma repaginada urgente. Estima-se que, atualmente, 40 milhões de unidades da linha estejam "sobrando" em canais de vendas no mundo todo, constatação que aponta para um crescente interesse dos consumidores por modelos de outras marcas.

Com informações: The Guardian, PCWorld

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Henrique
O Jogo virou
Lucas Henrique
Olha só, o jogo virou
James
Tenho um note 4 fantástico, não tenho problemas, aliás só trocarei pelo note 5.
Clemilson Oliver (TutoriaisOli
Ela faz uns 500 mil modelos diferentes e NÃO ATUALIZA NENHUM. Esse é o grande problema.
RodrigoCard
A Unica q coisa q gosto nos samsung sao os botoes fisicos... espero q nao tirem.
Rafael
A Samsung precisa observar a Nokia, que era líder de mercado e foi engolida, e mudar rápido. Eles precisam melhorar muito o Touchwiz. Não precisa extinguir de vez, basta deixa-lo o mais fluido possível. Também precisa parar de lançar um aparelho por semana e focar em poucos aparelhos que sejam realmente bons. Ela vive da fama do primeiro Galaxy S e do Galaxy SII, e hoje em dia, tá difícil viver de fama. Seleção Brasileira que o diga, a "melhor do mundo", "canarinho", tomou um chocolate da Alemanha.
rafael
Estou satisfeito com o note 3 e já adquiri o note 4 nunca travou nunca deu problemas talvez o erro é lançar muitos aparelhos de uma só vez no mercado
Clayton Leal
E isso ai eu adoro a samsung, mais eles querem fazer todo tipo de aparelho isso é uma besteira, são mais de 100 modelos não tem necessidade disso.
Fábio
Exatamente isso!
Edinho Kunzler
A agenda, o discador, o navegador de internet, a galeria de imagens...
Edinho Kunzler
Cruzes! 40M de Galaxys sobrando mundo a fora é lixo eletrônico pra [email protected]@1#0! Pobre planeta...
Michael Rigo
Se tirarem a tranqueira da TouchWiz e melhorarem a política de atualização do Android já está louco de bom. É rídiculo aparelhos recentes e com hardware razóavel (como o Galaxy SIII) não receberem mais atualizações oficiais. É por estas que o SIII foi o meu primeiro e último Samsung, e creio que muita gente deve estar indo na mesma linha o que explicaria a queda nas vendas. Caso você também tiver um aparelho abandonado pela Samsung recomendo partir para o CyanogenMod: http://www.michaelrigo.com/2014/10/nova-vida-aparelho-android-cyanogenmod.html
Marvels
Acho é pouco, é grande a massa que reclama das lentidões do TW em seus celulares TOP a 3 anos, e a mesma não faz nada, desde o s3 tem essa reclamação, depois o s4 e agora o s5. O mercado reagiu, mudou e a Samsung lerda continua parada. Depois do note2 que era um ótimo celular em hardware para época, mas o tempo que fiquei com ele 50% fiquei usando a Cyanogen por não suportar a lentidão da rom original corro da samsung. Amigo meu que tem um S4 já faz 1 ano e meio, faz 1 ano que usa a rom da cyanogen também, por não aguentar a lentidão da rom oficial.
Samuel Pretti
Concordo contigo amigo. Tenho um Lumia 630 e é incrível ver como apenas 512Mb de RAM não fazem o aparelho engasgar, diferentemente do Android, que seria praticamente um assassinato.
Guest
Ui! temos uma menina nervosa aqui! cuidado para não rasgar a calcinha fanático!
Peter Carmona
vá se fuder você é anti-otaku seu bosta
Peter Carmona
vá se fuder você é anti-otaku
Samuel Pretti
Se a Samsung continuar enchendo seus aparelhos com perfumarias desnecessárias e persistir nessa TouchWiz pesada e cheia de lags (sem falar no acabamento, que também tem deixado a desejar), a queda nas vendas vai continuar sendo uma constante. A maioria das pessoas, hoje em dia, não buscam por aparelhos com configurações super potentes ou funções que raramente serão usadas; o que elas querem é 'custo x benefício'.
Gustavo Hofer
enquanto continuar com a bixisse de não atualizar aparelhos com mais de um ano e meio tem que se ferrar mesmo..a google na press conference em londres disse que um galaxy s3 rodaria tranquilamente o android 5, mas a samsung ja se pronunciou dizendo que ele não será atualizado mais. a motorola/le novo produzindo os novos nexus 6 com android 5 puro vai crescer um absurdo
william
a samsung tem que melhorar a construção dos aparelhos você paga quase 3 mil em plástico? e outra coisa é a touchwiz pesada cheio de lag , não adianta ter um hardware exelente e esse sistema i compatível travando ..rs msm assim ainda sou fã da samsung,acompanho a linha "s" desde o começo e espero que a empresa tome alguma providência.
Eliézer José
Linha Lumia de baixo custo nem tem comparação com galaxy pocket e essas tranqueiras.
Keaton
Por isso eu substituo o TouchWiz pelo Go Launcher. =P
Alberto
Aumenta o controle de qualidade que eu volto a comprar. Nem precisa de muito, é so testar um pouco antes de colocar no mercado. Depois da atualização do meu Note 8 a caneta esta deslocada, e vi que aconteceu com todos que atualizaram pra a versão mais nova, so a Shamesumg nao percebeu isso.
Jedielson Almeida
Ela tem que aprender com a Motorola (e Apple lá atrás em tempos de pré-falência): enxugar a linha de modelos disponíveis, e focar em cada segmento; low, mid, high e phablet e aprender que o povo quer aparelhos com bom CxB e atualizações e sistema limpo e leve.
Guto Revoredo
Parece que essas interfaces coloridas, meio que infantis, fazem sucesso no oriente. Se você observar smartphones vendidos na Ásia, vai perceber que muitos tem essas interfaces infantis. Aqui no ocidente não faz muito sucesso. Eu particularmente concordo com você, não curti muito. Mas nada que uma Custom ROM não resolva.
Felipe Ferreira
Que a Motorola reine por 1000 anos! Tenho um SIII mini que já está pedindo aposentadoria, e já quero o novo Droid Turbo pra ontem! Enquanto a Sammy continuar empurrando celular mais do mesmo a preço de ouro, vai ser sempre assim, e nem vou tocar no assunto chamado TouchWiz, já passou da hora de parar de entupir o Android de lixo que (quase) ninguém usa!
Felipe Ferreira
Eu tenho o mesmo celular e o bicho engasgava o tempo todo!! Até o dia que troquei a ROM, acabou os soluços.
Guilherme C.
Ou talvez seja birrinha de alguns.
Michel Vieira Pinto
Das duas uma: ou tu é um mentiroso de primeira ou pra ti qualidade não é prioridade. O todo poderoso S5, com um hardware infinitamente mais poderoso elevado na decima potência tem lag, trava e tem lentidões... Imagina se o pobrezinho do s3 moni não. E toda a má fama que o android tem sobre lags, travamentos se deve a samsung com suas merdas de aparelhos em todas as categorias.
Landrutt
Depois que saí de um S3 pra um Moto G 2014 16GB eu digo seguramente que Samsung nunca mais. Pelo menos não enquanto usarem aquela TouchWiz grotesca.
Guilherme C.
Pois é. O que eu tô usando deve ser feito com tecnologia alienígena.
Daltro Campanher de Souza
Por isso gosto tanto de Custom ROMs...
Luciano Rocha
Minha namorada tem esse aparelho e ele é bem lento. Engasgos e travamentos frequentes. Uma porcaria.
Fabio Godinho
Tenho um S4 e foi meu último Galaxy.. Extremamente lenta a interface... Abrir a agenda é um trabalho colossal...
David Diniz
Eu não gostei da interface que a Asus colocou no Zenfone achei colorida demais parece que foi feita para usar no carnaval.
Gildonei Mendes Anacleto Junio
Considere-se uma pessoa de sorte e exceção à regra da TouchWiz, vide que sempre que se fala em Samsung as pessoas tem calafrios em ouvir falar na TouchWiz
Guilherme C.
Eliminar uma série de linhas já seria uma boa. Só da linha Galaxy tem Y, DUOS, S, X e quase o alfabeto inteiro. É uma confusão pros usuários.
Guilherme C.
Sempre que alguém fala isso fico pensando no Galaxy SIII Mini, que tem um desempenho ótimo e nunca engasgou O_O
Douglas Santos de Arruda
É preferível pegar um smartphone não tão bom de hardware e com Android puro ou quase lá, do que pegar um hardware furioso e ter a porcaria da TouchWiz, que só o deixa lento. Larguei o Samsung Galaxy S3 e mudei para o Nexus 5. Enquanto o Touch Wiz continuar, não tem como voltar para a Samsung!
Anderson C. Santos
Moto G e Zenphone. Sem mais, encerro meu caso ;D
Jorge Pedroso
A Samsung, por acaso, já parou para pensar na assistência técnica dela em todo brasil. Digo que pra ficar ruim precisa melhorar muito. É péssima. Uma dor de cabeça sem fim pra quem leva seu Galaxy com problema para uma assistência Samsung. Sem contar com o avanço significativo de marcas como a LG, Sony e Motorola com ótimo e belos smartfones, sendo esta útlima com o bom e barato Moto G papando aquela faixa de preço de 700 reais. A Samsung que se cuide
Marcos M.
Ia comentar quase que exatamente a mesma coisa! Quer crescer no mercado? Android puro e redução de linhas de produtos, com poucas opções de baixo, médio e alto custo.
Valdiclei
Essa saturação de modelos é complicado.
Gildonei Mendes Anacleto Junio
Enquanto não abandonar a TouchWiz e adotar um Android mais puro, vai continuar sendo a mesma coisa pesada de sempre. Abandonei a linha Galaxy por isso. Mesmo o incrível e "foderoso" S5 tem lags e engasgos por causa da TouchWiz e seus incríveis recursos que menos de 1% devem usar. Meu MotoG que roda suave manda lembranças.
Rodolpho Freire
Exatamente isso.. Galaxy XYZ Ultra Duos ++ Alpha Beta e Gama ao Infinito e Além Acredito que uma linha mais simples com faixas bem definidas é muito mais fácil de vender.
David Diniz
Também... todo dia lança um Galaxy novo e deixa os anteriores a ver navios e a qualidade de fabricação cai cada vez mais.