Início » Telecom » Operadoras deverão entregar pelo menos 80% da velocidade contratada de internet

Operadoras deverão entregar pelo menos 80% da velocidade contratada de internet

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A partir de amanhã, os limites mínimos de velocidade da internet ficarão ainda mais rígidos para as operadoras. Terminando o cronograma iniciado em 2012, as empresas deverão entregar pelo menos 80% da taxa de transmissão média e 40% da taxa de transmissão instantânea.

Os valores estabelecidos pela Anatel são bem rígidos quando comparados com padrões internacionais. Em conjunto com usuários que se inscreveram no site Brasil Banda Larga, a agência realiza medições durante todo o mês e estabelece um índice de qualidade da conexão através de um roteador instalado nas casas dos clientes.

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes-2

Para averiguar a qualidade, a Anatel aplica dois parâmetros: a taxa de transmissão média e a taxa de transmissão instantânea.

Por exemplo, se uma operadora oferece uma banda larga de 10 Mb/s ao cliente, ela deve atingir a média mensal de 8 Mb/s. Essa média é tida com base na taxa de transmissão instantânea, que representa o momento exato em que a conexão é medida. Nesse caso, a taxa de transmissão instantânea mínima seria de 4 Mb/s, mas a velocidade oferecida no restante do mês deve ser mais alta para que a operadora cumpra a meta.

Os índices de taxa de transmissão são exigidos tanto na banda larga fixa quanto em conexões de internet móvel, como 3G e 4G. No caso da fixa, o programa também mede a latência, jitter (variação de latência), perda de pacotes e disponibilidade (se uma conexão cai, por exemplo).

As exigências na banda larga fizeram com que as operadoras investissem mais em qualidade do serviço prestado. No Portal do Consumidor, todas as medições realizadas pela Anatel estão disponíveis e categorizadas por local, permitindo que o cliente escolha a operadora com os melhores índices de sua região.

  • Juan Lourenço

    Se a fiscalização realmente ficar em cima, acho que pela primeira vez vou parabenizar a ANATEL.

    • Alex Oliveira

      Mas se tem uma coisa que funciona é abrir reclamação na Anatel, operadora fica doida atrás de vc pra resolver o problema.
      Reclamei do 4G da Vivo, faz umas 3 semanas que a mocinha me liga pra saber se tá melhor, se tem sinal, que tão fazendo análise etc. Porreta o negócio!

      • Waldecir Faria

        Fazia um mês que estava com problemas de cobrança indevida devido a serviços como horóscopo ou receitas via SMS. Liguei umas 6 vezes para o atendimento da Claro e nada de solução. Há 3 dias atrás fiz uma reclamação na ANATEL e hoje uma analista da Claro ligou para saber do meu problema, infelizmente meu celular ficou sem bateria nessa hora 😛

        De qualquer forma pelo que vejo pelo menos sobre reclamações a ANATEL faz um bom trabalho.

        • Marcio Alves

          Mas esse é o problema. A Anatel não deveria ser um mero setor de ouvidoria das operadoras. As operadoras que deveriam ter suas ouvidorias. A Anatel se tornou um órgão público, pago com dinheiro público, mas a serviço das empresas privadas.

          • Waldecir Faria

            Realmente você tem razão, tanto que no pedido que fiz de reclamação na ANATEL até sugeri que ela processasse a Claro (dúvido que ela vá fazer isso) pois o mesmo problema que eu estou tendo dezenas de pessoas tiveram no ReclameAqui.

            Depois fazer isso na ANATEL, recebi uma ligação em pleno sábado de uma analista da Claro que já sabia meu número e meu CPF, ela me devolveu o dobro do que foi cobrado indevidamente e acho que tive o problema solucionado, realmente é muito diferente do atendimento normal, talvez também devesse processar o setor de telemarketing da claro 😛

        • Marcus

          As operadoras tem sim suas ouvidorias. Inclusive quem liga pra vces é esse setor…

  • Ian Welerson

    Então, deixa só eu ter certeza aqui antes de reclamar na operadora: Na casa dos meus pais tem 2MB (Oi Velox), a partir de amanhã quando eu fizer qualquer teste, ou for baixar alguma coisa, a velocidade de download/teste deverá ser de 800kb/s?

    • Pedro Maich

      80kB/s no mínimo.

      • Ian Welerson

        80kb/s? Ou 800kb/s?

        • Pedro Maich

          800 kilobit/s ou 80 kilobyte/s, como achar melhor.

        • JeronimoPW

          2048 KBps / 8 = 256 KBps %80 > média de “205KBps”.

          • Alk Albuquerque

            @jeronimopw:disqus e quanto a isso no site da Anatel? não se adequa a sua explicação.
            clica na imagem.

          • JeronimoPW

            Sim….BR rsrsrs

    • Julio Sá

      NAO! Depende do QUE voce for baixar, de onde vem, o acesso do lado da origem pode estar congestionado, e sua operadora nada tem a ver com isso. O que tem que se garantir SIM, é um teste do tipo SpeedTest ou SIMET, pois este mede o seu acesso até o provedor. Nao se esqueça. Se voce tem um link de 10Mb de banda larga, estes 10Mb sao entre VOCE e o PROVEDOR somente. Mas o CONTEUDO que voce acessa nao está…. deu pra entender?

      • Ian Welerson

        Sim Julio, isso eu sei. Estava querendo saber justamente essa questão dos testes mesmo. Atualmente com os 2MB obtenho de download cerca de 222kbs (Contratando 2mb). No SpeedTest por exemplo ele mostra 1.82mbs nos testes.

        • ochateador

          Internet de 2 Mbps = 2048 Kbps (1 KB/s = 8 Kbps) .
          Download a 222 KB/s = 1776 Kbps que é igual a ~86% logo está dentro dos padrões.

        • Nilson Del Santo

          mais um confundindo Mbps/Kbps com MB/s e KB/s. Esse é taxa de transferência. 10 Mbps deveria dá uma taxa teórica de 1,25 MB/s.
          Seus 2 Mbps = 2048 Kbps = 256KB/s de transferência

  • JeronimoPW

    Quando tinha oi velox em Ponta grossa, nao chegava nem a 5MB no plano de 10MB. Eu ficava indignado sobre como essa empresa e lixo em infraestrutura de banda larga (FUJA DA OI!!!!!). Hoje, com a copel aqui na cidade, tenho plano de 40MB simetricos. Recebo 42-45 de download e 42-49 de upload.

  • Alberto Prado

    A Oi vai roda. Vai chove multa pra cima dela. Eles deveria focar no interior que onde mais acontece esses abusos por parte dela.
    O incrível é que você pode processar ela, ela vai pagar a multa e rescindir o contrato com você, mas não vai resolver o problema. Ai pessoas que moram em cidades em que ela é a ÚNICA prestadora invariavelmente ficará sem acesso a internet. Com que faz???

    • Leonardo Farage Freitas

      Fico no aguardo do programa “Banda larga para todos” 😛

  • Em Julho o Whitebox (equipamento fornecido pela Brasil Banda Larga para os testes) que eu tinha queimou com a queda de um raio próximo a minha casa. Já mandei uns 5 emails para o suporte deles, e quando respondem falam pra eu verificar se os cabos estão ligados corretamente. Mas o equipamento nem liga! Daí, fui fazer uma reclamação na Anatel, contra ela mesma, que é quem contratou a empresa pra realizar as medições, e no final, a Anatel redirecionou minha reclamação para a Vivo!

  • Antonio Junior

    Hahahah, eu to esperando até hoje ao menos os 20%. Quando boa minha conexão velox entrega 10%.

    • Joaomanoel

      Primeiro vc tem que aprendert sobre Megabit e byte. Se já souber isso e insistir no 10%,então tem que reclamar. Eu não pagaria recebendo só isso nem em sonho.

  • Alisson Silva

    E se não cumprirem? Certamente não vão cumprir, principalmente quem ainda trabalha com cabos de cobre, como a OI.

  • Julio Sá

    Prezado Lucas Braga, seria bom expandir o artigo e explicar uma coisa que a maioria nao entende direito, velocidade de acesso nao é igual a voce tentar baixar qualquer coisa na Internet e medir a velocidade instantânea, pois esta depende de vários fatores na origem, bem como de toda banda fim-afim existente. O que se deve considerar para o caso do teste seria algo como o SpeedTest, ele mede geralmente até o seu provedor, ou seja, somente a parte que é o seu “acesso” à rede. Diferente de voce tentar baixar um arquivo de algum servidor sujo ACESSO (dele) à rede é somente de 512Kb, como seria possível que voce receba a 10Mb?

    • Julio Sá

      *de algum servidor Cujo ACESSO

  • Felipe Ferreira

    Olha, eu sou igual ao Silvio Santos e São Tomé, eu só acredito vendo!

  • Luis Crampazzo

    que droga,só aquí no brazil,você paga 10 e recebe 5.O brazil perde até para o azerbajão em velocidade de conexão.Quem me explica isso?

    • Wilson Santos

      Denuncia na anatel fera!

      • Luis Crampazzo

        denuncia feita.

        • Wilson Santos

          até o final da semana, sexta feira 20 sua conexão com certeza será reestabelecida

        • Wilson Santos

          Sei que faz um “tempo” resolveram?

  • Renato Taira Imagawa

    ate parece que vai seguir em frente isso,nao eh a primeira vez q fazem isso e nao da em nada.

  • Renato Taira Imagawa

    tenho net combo 5Mb e to recebendo 2 e cai toda hora.Fora q so vem 10% e as vezes nem isso

  • josias costa

    Isso é bom , se funcionar com as operadoras de telefonia (as antigas estatais).que são regidas por vcs sabem quem?

    • Wilson Santos

      Anatel

  • BloucV

    Tem cidades do interior que na maioria das vezes, só tem 1 operadora de internet (na maioria dos casos é a Oi Velox) e a consequência desse “monopólio” na cidade é que a operadora pode cobrar o preço que quiser e entregar a velocidade que quiser e pau no cu do consumidor. Se realmente quisermos que a velocidade da internet aumente no Brasil, o governo tem que permitir que a concorrência aumente.

  • Leonardo Farage Freitas

    Só tem de definir o que são os 80%. No meu GVT Powerbox na parte administrativa ele informa sempre a velocidade no talo, se utilizo o speedtest.net cai uns 40%. Esse teste feito pelo cabo, não na wifi.

    • Alberto Prado

      Geralmente esses mensuradores de velocidade de internet, só pegam a velocidade de pico pois o teste é bem curto. Eu sempre indico para as pessoas medirem pelo Simet. Pois o procedimento de teste deles é mais completo e mais longo.
      Ele é feito pelo Nic.br, que é uma entidade bem respeitada.

      • Leonardo Farage Freitas

        Valeu! Tinha esquecido deste teste.

  • Samuel

    E sobre o sinal do wifi? existe alguma porcentagem minima?

    • Wilson Santos

      nada é garantido quando se fala de redes domesticas operando em 2,4 Ghz

  • Pedro Marin

    Assino a Vivo Fibra que de fato entrega 100MB via cabo, mas meço apenas 8MB no wifi pois o rotador dele é muito ruim. Qual o limite mínimo no Wifi?

  • Juliano F.M.F.

    O problema é que as operadoras estão limitando artificialmente, estão “travando” a velocidade dos usuários para exatos 80%. Eu contratei meu plano há quase 1 ano e só tive a velocidade máxima por 1 mês. Depois caiu para 1599 kbps (internet de 2 megas) e nunca mais saiu disso. Está na cara que esta limitada eletronicamente, mesmo porque antigamente, com o contrato antigo que eu tinha com a mesma operadora e com a mesma internet de 2 megas, a velocidade era de 2 megabits travada. Agora fica sempre nesse 1599 porque a operadora sabe que tem obrigação de fornecer apenas 80% e não quer de jeito nenhuma melhorar essa conexão. Já liguei pra lá umas 5x. Nunca resolvem. DIzem sempre que é assim mesmo e pronto. Moro numa cidade do interior e não existem opções melhores por aqui. Inclusive 2 megas é o melhor plano com disponibilidade pra minha região (na verdade meu vizinho tem internet de 5 megas, e a operadora não quer explicar porque ele pode ter uma internet 150% mais rápida do que a minha).

  • Adriano Dëivis

    1º Quero saber segundo as resoluções da Anatel se megabytes/kilobytes e megabits/kilobits tem o mesmo valor para a taxa de transferência exigida pela Anatel.
    2º Se eu tiber um internet de 1megabits, segundo a Anatel eu teria uma taxa de transferência obrigatória de 30%, correto?, ou seja, 300kbps?
    3º A vivo diz que não é obrigada a seguir as exigências da Anatel porque a internet deles é distribuída em megabits/kilobits e não por megabytes/kilobytes, está correto?
    Obrigado!

  • Mauricio Antonio

    EM FELIZMENTE A GENTE TA NO BRASIL A ONDE PAGAR 100% E SO RECEBE 80%

  • Sergio Emidio

    Alguém sabe em que Lei ou resolução esta escrito isso? Já procurei em quase todas da ANATEL e o Juiz quer prova documental.

  • Carlos Moreira

    ANATEL é o maior cabide de emprego dos políticos. Se a FEDERAL começar a investigar teremos a “OPERAÇÃO NUVEM PRETA” ou a “BONDA LARGA”

  • Luiz

    Piada ridicula de um país de merda chamado Brasil. Aliás corrigindo, o país é lindo, mas seu povo é uma legião de arigós que aceita todo esse lixos como serviços. Entregar 80%….ROFLS não existe coisa mais absurda que isso, a menos para o povo BR boçal, que se enfiarem um pau de 100cm no reto dele ele aceitará sempre de boas.

  • slb benfica

    isso e um roubo tou com problema desde sexta feira se pedir 2 megas nao tenho internet kkk se eles roubam 80% e uma vergonha esta oi

  • slb benfica

    eu tenho 5 Mb mesmo ASSIM SO VEM 2.50

  • cabotica player

    eu só recebo 4% da velocidade contratada, contratei 2 mbps e a velocidade fica em 80 kb/s