A partir de amanhã, os limites mínimos de velocidade da internet ficarão ainda mais rígidos para as operadoras. Terminando o cronograma iniciado em 2012, as empresas deverão entregar pelo menos 80% da taxa de transmissão média e 40% da taxa de transmissão instantânea.

Os valores estabelecidos pela Anatel são bem rígidos quando comparados com padrões internacionais. Em conjunto com usuários que se inscreveram no site Brasil Banda Larga, a agência realiza medições durante todo o mês e estabelece um índice de qualidade da conexão através de um roteador instalado nas casas dos clientes.

anatel-sede-agencia-nacional-telecomunicacoes-2

Para averiguar a qualidade, a Anatel aplica dois parâmetros: a taxa de transmissão média e a taxa de transmissão instantânea.

Por exemplo, se uma operadora oferece uma banda larga de 10 Mb/s ao cliente, ela deve atingir a média mensal de 8 Mb/s. Essa média é tida com base na taxa de transmissão instantânea, que representa o momento exato em que a conexão é medida. Nesse caso, a taxa de transmissão instantânea mínima seria de 4 Mb/s, mas a velocidade oferecida no restante do mês deve ser mais alta para que a operadora cumpra a meta.

Os índices de taxa de transmissão são exigidos tanto na banda larga fixa quanto em conexões de internet móvel, como 3G e 4G. No caso da fixa, o programa também mede a latência, jitter (variação de latência), perda de pacotes e disponibilidade (se uma conexão cai, por exemplo).

As exigências na banda larga fizeram com que as operadoras investissem mais em qualidade do serviço prestado. No Portal do Consumidor, todas as medições realizadas pela Anatel estão disponíveis e categorizadas por local, permitindo que o cliente escolha a operadora com os melhores índices de sua região.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jean Carlos

Pra internet via rádio também?

Juarez Junior

kkkkkkkkkkk
boa...

Carlos Roberto Viana

O que as operadoras fazem e a Anatel está ciente é que fica apenas uma operadora numa região e o cliente não pode escolher nada. Só seria útil o ranking se cada região com uma densidade demográfica considerável tivesse umas 4 operadoras, o que não acontece. A Anatel precisa levar em conta a competitividades e acabar com qualquer possibilidade de que uma operadora monopolize uma região.

leonardo

Entendi que a operadora tem que entregar 40% real e nos 30 dias 80%
Essa conta não fecha a meu favor. A cobrança também é 80% nos 30 dias?
Tempo GVT era velocidade real. Alguém tá sendo enganado.

Laercio Civali

Tá na roça!

Laercio Civali

Esse história de velocidade instantânea é pura enganação. Tenho um plano de 50 mega vivo fibra e muitas, mas muitas vezes mesmo não chega nem a 5 mega. Já reclamei, eles dizem que fazem uma reconfiguração e adianta nada, só enrolação!!! A Anatel serve para quê????!!!!!

Profeta Kurumim
ISSO FOI A 3 ANOS ATRÁS. E HOJE JANEIRO DE 2018 COMO ESTÁ FUNCIONANDO? VOCÊ JÁ CHECOU? NÃO! ENTÃO PROCURE JÁ SABER O QUANTO VOCÊ ESTÁ SENTO EXTORQUIDO NESTES MAQUIAVÉLICOS PLANOS, ONDE SÓ A OPERADORA E OS DIRETORES DA ANATEL LUCRAM. OU VOCÊ AINDA ACHA QUE NUM PAIS COMANDO POR LADRÕES ELES IRIAM PENSAR EM VOCÊ?
cabotica player
eu só recebo 4% da velocidade contratada, contratei 2 mbps e a velocidade fica em 80 kb/s
slb benfica

eu tenho 5 Mb mesmo ASSIM SO VEM 2.50

slb benfica

isso e um roubo tou com problema desde sexta feira se pedir 2 megas nao tenho internet kkk se eles roubam 80% e uma vergonha esta oi

Luiz
Piada ridicula de um país de merda chamado Brasil. Aliás corrigindo, o país é lindo, mas seu povo é uma legião de arigós que aceita todo esse lixos como serviços. Entregar 80%....ROFLS não existe coisa mais absurda que isso, a menos para o povo BR boçal, que se enfiarem um pau de 100cm no reto dele ele aceitará sempre de boas.
Carlos Moreira
ANATEL é o maior cabide de emprego dos políticos. Se a FEDERAL começar a investigar teremos a "OPERAÇÃO NUVEM PRETA" ou a "BONDA LARGA"
Sergio Emidio
Alguém sabe em que Lei ou resolução esta escrito isso? Já procurei em quase todas da ANATEL e o Juiz quer prova documental.
Mauricio Antonio

EM FELIZMENTE A GENTE TA NO BRASIL A ONDE PAGAR 100% E SO RECEBE 80%

Mauricio Antonio
EM FELIZMENTE A GENTE TA NO BRASIL A ONDE PAGAR 100% E SO RECEBE 80%
Exibir mais comentários