Depois do Gmail, Calendar e tantos outros aplicativos, chegou a vez do Google Maps ganhar uma renovação no visual. Em breve, usuários que acessarem o serviço a partir do Android ou do iOS se depararão com uma interface mais limpa e organizada.

O update é inspirado nos conceitos do Material Design, a exemplo do que vem sendo feito pelo Google com outros apps. Na prática, isso significa que o aplicativo exibe informações de maneira mais espaçada, utiliza uma nova tipografia, aplica cores e ícones padronizados, entre outras características.

Google Maps com Material Design

As mudanças não são meramente estéticas. Alguns aspectos do design foram atualizados para melhor a experiência de uso do Maps. O Google explica que você poderá acessar mais informações sobre determinados locais – como fotos e comentários – simplesmente arrastando uma ficha descritiva na parte inferior da tela para o topo, por exemplo.

Há novas funcionalidades também. Uma delas é a possibilidade de fazer reservas em restaurantes localizados nos mapas sem sair do Google Maps. Basta, para tanto, que o estabelecimento esteja cadastrado no OpenTable. A má notícia é que, pelo menos inicialmente, este recurso se limita aos Estados Unidos.

Integração do Maps com o Uber

Outra novidade é a integração com o Uber. Ao traçar rotas, as informações sobre os meios disponíveis para chegar ao destino incluirão dados deste serviço, como estimativas de preço e tempo de locomoção. Se, a partir daí, o usuário decidir chamar um carro do Uber, o app deste abrirá (desde que instalado, obviamente, do contrário, a função ficará desativada).

Para conferir as mudanças, é preciso apenas ter um pouquinho de paciência: o novo Google Maps para Android e iOS será liberado para todos os usuários nos próximos dias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Panino, o Moço

Sei desse detalhe, ainda assim me irrita ver programas de fundo de quintal se adaptarem a diferentes ROMs e o Google não.

Toga
Sei desse detalhe, ainda assim me irrita ver programas de fundo de quintal se adaptarem a diferentes ROMs e o Google não.
Bruno Guerreiro
Mas a barra de status só fica na cor do programa nativamente, com o Android 5. O Android Kitkat até tem a opção de deixar a barra colorida, mas não faz parte da API nativa do sistema...
Anakin

Cada dia gosto mais do Material Design

Dereck Bolsanelo
Cada dia gosto mais do Material Design
Panino, o Moço

E o Gmail que a barra de status não fica da cor do programa?
No caso, Android 4.4 com ROM da LG.
Acho absurdo os programas do fabricante do sistema não respeitarem esse detalhe quando terceiros tem esse cuidado.

Toga
E o Gmail que a barra de status não fica da cor do programa? No caso, Android 4.4 com ROM da LG. Acho absurdo os programas do fabricante do sistema não respeitarem esse detalhe quando terceiros tem esse cuidado.
Shariban
Eu curto bastante o google maps, mas uso mais quando não estou dirigindo. Ele ainda depende muito da internet e tal e minha bateria não é mais a mesma após 3 anos.
Shariban
Certeza. XD
Gabriel R.

O produto ficou muito bom, o material design é sem dúvida uma tendência para o design de app's e produtos digitais.

---
Co-fundador do elaele
http://elaele.com.br

Gabriel Reynard
O produto ficou muito bom, o material design é sem dúvida uma tendência para o design de app's e produtos digitais. --- Co-fundador do elaele http://elaele.com.br
Hugo Piovesan
Curti a integracao com o uber! =D
Gerson Boaventura
integração com o uber. os taxistas piram.