WhatsApp - tiques azuis

No WhatsApp é assim: um tique indica que a mensagem que você acabou de enviar chegou aos servidores do serviço e está a caminho do destinatário; dois tiques informam que o conteúdo foi entregue ao celular de destino, mas não necessariamente lido. Mas isso até agora: uma atualização no serviço fará com que você possa saber se a mensagem foi, de fato, lida.

O indicativo de leitura também é representado por tiques duplos, só que na cor azul. Assim, o serviço passa a funcionar da seguinte forma: se os dois tiques permanecerem cinzas, a mensagem foi apenas entregue; quando os símbolos se tornarem azuis, significa que o destinatário leu o conteúdo, como explica esta página de ajuda.

A mudança vai ser implementada nos próximos dias em praticamente todas as plataformas que contam com apps do WhatsApp: Android, iOS, BlackBerry, Windows Phone, Nokia S40 e S60.

Alguns usuários, no entanto, começaram a receber a atualização nesta quarta-feira (5). Relatos podem ser encontrados no Twitter e Facebook, por exemplo. Os primeiros casos apareceram no Reddit.

Tiques azuis no WhatsApp para Windows Phone
Tiques azuis no WhatsApp para Windows Phone

Trata-se de uma atualização controversa, afinal, se o emissor da mensagem sabe que você a leu, provavelmente esperará que a resposta seja dada logo na sequência. Se demorar a fazê-lo, você pode passar a impressão de estar ignorando a pessoa. Aí a confusão se instala.

Será que, por conta deste aspecto, haverá uma “debandada” massiva do WhatsApp? É provável que não (ou, ao menos, é que os gestores do serviço esperam). Este modo de funcionamento não é novidade: Hangouts e Facebook Messenger, por exemplo, já trabalham assim. O plano, aparentemente, é esperar que os usuários simplesmente se acostumem à ideia.

Além das trocas de mensagens individuais, os tiques azuis valerão para conteúdo enviado para grupos. Mas, neste caso, o indicativo de leitura só aparecerá como tal quando todos os contatos tiverem lido a mensagem.

Ainda não está claro se será possível desativar esta funcionalidade.

Com informações: Softonic

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados