Início » Celular » Xperia Z3 Compact, o pequeno poderoso da Sony

Xperia Z3 Compact, o pequeno poderoso da Sony

Custando R$ 2.099, smartphone entrega hardware de alto nível em um corpo de pequeno porte

Paulo Higa Por
Nota Final 8.4

Há anos os smartphones estão aumentando de tamanho. Se antes as telas de 4 polegadas eram restritas aos aparelhos mais caros, hoje até os dispositivos mais acessíveis estão vindo com displays de 5 polegadas ou mais. Quem prefere um corpo mais compacto com hardware de primeira linha acabou ficando sem opção. Felizmente, alguém entendeu que há demanda para esse tipo de smartphone.

A Sony lançou no Brasil o Xperia Z3 Compact, um aparelho com o que há de melhor em hardware no Android: processador quad-core Snapdragon 801 de 2,5 GHz, câmera de 20,7 megapixels, 2 GB de RAM e bateria de 2.600 mAh. Isso em um aparelho com tela IPS de 4,6 polegadas e bordas mínimas, que tornam o smartphone da Sony apenas um pouco mais largo que o iPhone 5s.

Depois de usar o Xperia Z3 Compact por duas semanas como meu smartphone principal, posso dizer o que há de bom (e ruim) no topo de linha compacto da Sony. Confira os próximos parágrafos.

Design e tela

sony-xperia-z3-compact-cacareco

Mesmo sem alumínio, o acabamento é um ponto forte.

O Xperia Z3 Compact compartilha características do irmão maior, mas houve uma baixa: a bela moldura de alumínio saiu para dar lugar ao plástico, que a Sony resolveu chamar de reflexo líquido. Felizmente, a adoção de um material menos sofisticado não afeta o conjunto da obra. Na verdade, considero o efeito do plástico do Xperia Z3 Compact até mais bonito que o visual metálico do Xperia Z3, especialmente na versão branca.

Embora o tamanho de 4,6 polegadas do visor possa assustar, o Xperia Z3 Compact realmente faz jus ao seu nome. As bordas em volta da tela são suficientemente compactas para deixar o aparelho com 64,9 mm de largura. Isso é mais que o iPhone 5s (58,6 mm), menos que o primeiro Moto G (65,9 mm), bem menos que o Xperia Z3 (72 mm) e estupidamente menos que o Galaxy Note 4 (78,6 mm).

sony-xperia-z3-compact-traseira

sony-xperia-z3-compact-lateral-power

Em conjunto com a espessura relativamente fina, de 8,6 mm, o Xperia Z3 Compact possui dimensões que o tornam confortável de manusear com apenas uma mão. Ele não tem a agradável curvatura na traseira como alguns dos aparelhos mais novos da Motorola, mas a pegada é boa. É perfeitamente possível digitar sem fazer malabarismos, e os cantos levemente arredondados descansam bem na palma da mão.

Assim como os outros topos de linha da Sony, o Xperia Z3 Compact possui certificação IP68, que garante a possibilidade de submergir o aparelho em água por 30 minutos a 1,5 metro de profundidade sem danificá-lo. Infelizmente, isso cria o inconveniente da tampinha que protege a porta USB e passa a sensação de que pode ser perdida ou quebrada a qualquer momento.

sony-xperia-z3-compact-lateral

A carcaça possui o tradicional botão metálico de liga/desliga da Sony, um botão dedicado de duas fases para a câmera e o conector para a dock, vendida separadamente. Nas laterais, é possível encontrar a entrada para o chip no padrão Nano-SIM e o sempre útil slot para microSD de até 128 GB. A traseira, feita de vidro temperado, não é removível.

A Sony resolveu os problemas com seus displays, e a tela IPS LCD do Xperia Z3 Compact é de alta qualidade. As cores são naturais, o nível de contraste é ótimo e o ângulo de visão é impecável. A resolução de 1280x720 pixels, com definição de 320 ppi, torna possível enxergar pixels individuais apenas forçando muito a vista. O brilho é forte e dá conta da incidência de luz solar, mas não foge do que estamos acostumados.

sony-xperia-z3-compact-tela

Algumas tecnologias com nomes pomposos prometem melhorar a qualidade das fotos e vídeos exibidos no display. O X-Reality diz “tornar as imagens nítidas e vibrantes”. Já o Modo super-vívido “faz as cores se destacarem”. Eu tenho sérias dúvidas se deixar as imagens com cores exageradamente saturadas é uma boa forma de aprimorar a tela; de qualquer forma, é possível desativar os recursos.

Software e multimídia

xperia-z3-compact-home

Ano vem, ano vai… E a interface da Sony continua igualzinha como era antes. Isso não é exatamente um ponto negativo, porque há até algumas intervenções boas, como a inclusão do Walkman, um player de música completo e competente; a visualização dos eventos da agenda na mesma tela; e a possibilidade de colocar mais ícones no painel de configurações rápidas, na central de notificações.

Igual, mas piorando.

Só que o visual da Sony precisa de um trato. Os ícones cheios de reflexos, os botões com degradês e as animações complexas destoam do design flat das outras interfaces e até dos vários aplicativos para Android, que já adotam uma interface mais limpa. Uma reformulação no Android da fabricante japonesa seria de bom tom. Uma adoção do Android puro também seria bem recebida, mas isso parece muito distante da realidade.

Também está na hora de fazer uma limpeza: a cada ano que passa, a personalização da Sony parece incluir mais lixo e recursos de utilidade duvidosa. É realmente necessário colocar atalhos para os recursos de fundo desfocado e realidade aumentada da câmera? Um aplicativo pré-instalado do LinkedIn? Joguinhos de demonstração de 30 segundos? E eu agradeço o aplicativo do Kobo, mas só tenho um Kindle.

Um ponto que a Sony tem dado atenção especial em seus aparelhos é o alto-falante. No Xperia Z3 Compact, são dois frontais, que emitem som estéreo de alta qualidade, com bom volume e sem distorções. O fato do som sair pela frente evita o abafamento e melhora a imersão ao assistir a filmes e séries. Esta é uma solução que recentemente foi adotada também pela Motorola, e parece estar mais próxima do ideal.

Câmera

sony-xperia-z3-compact-camera

As especificações técnicas da câmera do Xperia Z3 Compact são cheias de superlativos. O sensor Exmor RS tem resolução altíssima, de 20,7 megapixels. O tamanho físico é generoso: com 1/2,3 polegada, é o mesmo tamanho de sensor presente em câmeras compactas dedicadas. E ele alcança uma sensibilidade anormalmente grande para um sensor de celular: ISO 12800, como as DSLR de entrada.

Muita promessa para pouco resultado.

Infelizmente, a câmera promete muito e entrega pouco. Não exatamente pouco, mas fica longe de cumprir as expectativas. O algoritmo que define a saturação das imagens parece até temperamental: ora gera fotos muito lavadas, ora gera fotos com cores gritando. Em ambientes com iluminação aquém do ideal, o pós-processamento parece não conseguir manter um bom nível de detalhes ao mesmo tempo em que deixa bastante ruído na foto. Com um sensor desse tamanho, isso não deveria acontecer. O alcance dinâmico também não é muito grande, o que por vezes gera fotos com regiões muito claras e muito escuras.

DSC_0029

DSC_0012

DSC_0001

DSC_0010

DSC_0028

DSC_0043

A câmera do Xperia Z3 Compact ainda é bem decente, está entre as melhores opções no mercado de smartphones Android e deve gerar fotos boas inclusive para impressão. Mas, para um smartphone produzido pela mesma empresa que está fazendo um belíssimo trabalho nas mirrorless, com a família Sony Alpha, e tem expertise no assunto, o aparelho merecia algo melhor que isso.

Do lado positivo, o Xperia Z3 Compact tem a seu favor o botão dedicado para a câmera, que possui duas fases, uma para focar e outra para tirar a foto. É uma característica que deveria estar presente em todo smartphone que promete boa câmera.

Hardware e bateria

O Snapdragon 801 é um dos melhores processadores móveis do momento e faz um ótimo trabalho dentro do Xperia Z3 Compact. Os quatro núcleos de 2,5 GHz significam não ter problemas ao navegar por páginas cheias de scripts pesados e ter aplicativos abrindo rapidamente. A GPU Adreno 330 dá e sobra para o smartphone, até por ter que gerenciar uma tela com resolução menor que a usada normalmente nos topos de linha.

Uma baixa em relação ao Xperia Z3: a RAM diminui de 3 GB para 2 GB. Esse detalhe não afeta a experiência de uso porque 2 GB são suficientes para rodar bem o Android com vários aplicativos abertos. No entanto, por 200 reais de diferença para o Xperia Z3 (considerando que o irmão maior vem com a SmartBand, de 399 reais), a Sony bem que poderia manter exatamente o mesmo hardware.

xperia-z3-compact-bateria

Eu não tive problemas com travadinhas em animações, e a experiência de uso é bastante fluida. O hardware é muito bom para um aparelho que cabe na palma da mão, permitindo fazer tudo o que é possível fazer com um topo de linha, com a vantagem de dispensar os exercícios de alongamento do polegar.

Sim, a bateria dura de verdade.

A bateria de 2.600 mAh está acima da média para um aparelho do tamanho do Xperia Z3 Compact. A Sony promete autonomia de até dois dias, o que me pareceu algo um pouco otimista para mim, mas realmente deverá se aplicar a boa parte dos usuários. Com uso normal, eu tenho conseguido chegar até o fim do dia com algo entre 50% e 60% de bateria, o que é algo muito bom.

Em uso intenso, com modo Stamina (apenas WhatsApp, Telegram e Hangouts com permissão para acessar a rede em standby), alcancei 1% de bateria depois de 30 horas de uso, com 3h41min de tela ligada. Nesse meio tempo, ouvi músicas por streaming no Spotify durante três horas, naveguei em sites por mais três horas e fiz exercícios com o RunKeeper ligado por duas horas e meia (olhem como sou saudável!). O aparelho ficou na maior parte do tempo com brilho automático, conexão 4G e ligado a uma SmartBand.

O Xperia Z3 Compact se mostrou suficiente para suportar até o fim do dia em praticamente qualquer cenário, e mesmo pessoas que usam o smartphone para jogar deverão ficar bastante satisfeitas com a autonomia.

Uma novidade do software de economia de energia da Sony é o modo Ultra Stamina. Se eu ativá-lo neste exato momento, terei mais 11 dias de carga, mas acesso apenas a telefone, SMS, rádio FM, alarme, câmera e calculadora. Claro, isso transforma seu smartphone em um burrofone, mas é útil em situações emergenciais, como quando seu avião cair numa ilha deserta, por exemplo.

Notas relevantes

  • O Xperia Z3 Compact tem uma opção para tornar o touchscreen mais sensível, para que o aparelho possa ser usado com luvas. Isso gerou vários toques acidentais enquanto o smartphone estava no bolso, por isso deixei o recurso desligado.
  • Embora a Sony prometa ISO 12800, não consegui selecionar uma sensibilidade maior que ISO 3200 no modo manual.
  • Algumas fabricantes estão deixando de colocar fones de ouvido nas caixas dos smartphones. A Sony ainda não fez isso, mas está economizando: o simplório MH410c, que acompanha o produto, tem som de radinho de pilha e não é tão bom quanto os intra-auriculares que a empresa oferecia antes.
  • Para quem possui um PlayStation 4, uma novidade é a possibilidade de jogar por streaming no Xperia Z3 Compact, inclusive com suporte ao controle DualShock 4.
  • No menu de desligamento, além do botão para tirar uma screenshot da tela, há o recurso de filmar a tela. Muito legal!
  • A traseira de vidro parece bem mais resistente que o do Xperia Z1, mas ainda assim encontrei um minúsculo risco nessa região após as duas semanas de uso. Talvez você queira comprar uma película.

Conclusão

sony-xperia-z3-compact-fecha

Apesar de entender que há um público enorme sedento por telas grandes, eu nunca escondi a preferência por aparelhos mais compactos em meus reviews. E o Xperia Z3 Compact certamente foi um dos smartphones mais bacanas com que tive contato nos últimos anos: tem alto desempenho, design caprichado, bateria duradoura e cabe na mão. É um Android que eu teria.

No mercado de flagships compactos, a Sony concorre sozinha.

Um grande problema do produto é o preço de lançamento, de R$ 2.099. Nem vou citar o custo-benefício de um certo Moto X; posso me prender aos produtos da Sony. Em relação ao Xperia Z3 (5,2 polegadas), o Xperia Z3 Compact não vem com a SmartBand, não possui TV digital e tem 1 GB de RAM a menos. Considerando o preço da SmartBand, a diferença entre os dois irmãos fica em apenas 200 reais.

O preço do Xperia Z3 Compact, portanto, ainda está acima do ideal. É difícil recomendar a compra sabendo que a mesma empresa vende um smartphone com relação custo-benefício mais interessante. Mas fica claro que a Sony “pode” fazer isso: ela está concorrendo sozinha. Hoje, não há um Android com as dimensões do Xperia Z3 Compact que entregue um hardware tão bom quanto.

A Sony poderia ter caprichado mais na câmera e repensado sua personalização, mas no geral o Xperia Z3 Compact é um excelente smartphone. Penso nele principalmente como um ponto de partida para quem está querendo sair dos iPhones, mas  tem receio de não conseguir se acostumar com as telas de mais de 5 polegadas dos Androids do mesmo nível. E, para esse público, o aparelho da Sony cabe como uma luva.

Atualizado em 7 de novembro para corrigir a informação do armazenamento interno do Xperia Z3.

PRÓS

  • Bateria com duração acima da média.
  • Design caprichado e elegante.
  • Hardware excelente para um aparelho tão compacto.

CONTRAS

  • Câmera de 20,7 MP promete muito e não entrega o esperado.
  • Diferença pequena de preço em relação ao Xperia Z3 não justifica os componentes inferiores.
  • Personalização da Sony está cada vez mais lotada de recursos e aplicativos questionáveis.
Nota Final 8.4

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Souza
NÃO COMPREM ESTE APARELHO, vou explicar o motivo abaixo.

Pelo presente, informo que adquiri um Sony Xperia Z3 Compact em Novembro de 2015, NF em meu nome, o qual, apesar de ser um aparelho com ótimas configurações, começou a apresentar problemas no touch (tela) 2 meses após ter expirado a garantia, impossibilitando o uso adequado.

Em contato com o suporte técnico da própria Sony, expliquei a situação e a atendente disse apenas que já ouviu este problema antes e que não há nada que possa fazer, visto que já passou da garantia e a única alternativa é que eu mesmo pague pelo conserto.

Através de pesquisa na Internet, buscando por termos como "problema tela z3 compact", pode ser constatado inúmeros relatos de outros usuários com o mesmo problema. Inclusive, no próprio blog da Sony existem inúmeros comentários (http://www.blogsonyxperia.com.br/xperia-z3-compact-e-um-smartphone-top-de-linha-tao-poderoso-quanto-o-xperia-z3/#comment-46215), tem também uma petição pública assinada por quase 2 mil pessoas (http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR79155), além da minha postagem no ReclameAqui (http://www.reclameaqui.com.br/QPRfuFvIFQSmsQCC/sony-mobile-xperia/vicio-oculto-problema-na-tela-apos-1-ano-da-garantia-descaso-da-sony).

Em vista do exposto, é possível concluir como caracterizado vício redibitório, uma vez demonstrado defeito oculto, exposto somente através do uso e sempre após o prazo da garantia, com todos usuários deste modelo Z3 Compact, que impossibilita a utilização padrão do aparelho e o torna impróprio para os objetivos iniciais da aquisição.

Quero que a Sony aceite que isto é um vício oculto e providencie solução.

Postagem no ReclameAqui que realizei: http://www.reclameaqui.com.br/QPRfuFvIFQSmsQCC/sony-mobile-xperia/vicio-oculto-problema-na-tela-apos-1-ano-da-garantia-descaso-da-sony/
Fernando
Nossa, muito obrigado! :) Comecei a usar o celular hoje e isso estava me irritando muito!
Eduardo Dutra
solucao que encontrei postei na pergunta acima...boa sorte
Eduardo Dutra
acima...
Eduardo Dutra
Ola povo que esta em panico com a portinha do nano chip que nao fecha...Calm Down !!!!rs...Como todos aqui fiquei P.... da vida ao chegar ontem meu Z3 e alem dela ja vir aberta na caixa, notei que realmente eu a fechava e ela voltava a abrir lentamente..e ficava aberta...Primeiramente pensei ser a borracha de vedacao do compartimento, mas observando com a lupa deu pra notar que ela eh perfeita, tanto quanto o sulco na carcaça aonde ela se encaixa...Ai observei melhor o compartimento do nano chip e cheguei aquela infeliz TAG muito mal pensada pra ser colocada ali dentro....O que acontece, a ponta da tag por ser de um material relativamente espesso, acaba fazendo uma pressao interna na tampinha, que por ter o O-ring(borracha de vedacao) muito fininho, nao aguenta a pressao e expulsa lentamente a tampa para fora...Solucao...Apos ler por aqui que se cortada a tag a sony cancela a garantia, solucionei de maneira bem simples...Como se pode notar na tag, tem duas orelinhas que servem para impedir de ela entrar completamente para dentro do aparelho e nao poder ser mais puxada...Dobrei as mesmas pra cima do corpo da tag e assim consegui inserir a tag para dentro da carcaça ate ela ficar rente a superficie da mesma, e portanto com nada forcando a tampinha para fora...Pronto, ja era o problema da porta que nao fecha e poe em risco a ja meia boca e nao confiavel protecao a prova dagua... eu particularmente nao coloco esse aparelho embaixo dagua nao, me desculpe a sony, mas precisa melhorar os produtos pra vender o que promete...boa sorte
Eduardo Dutra
Ola povo que esta em panico com a portinha do nano chip que nao fecha...Calm Down !!!!rs...Como todos aqui fiquei P.... da vida ao chegar ontem meu Z3 e alem dela ja vir aberta na caixa, notei que realmente eu a fechava e ela voltava a abrir lentamente..e ficava aberta...Primeiramente pensei ser a borracha de vedacao do compartimento, mas observando com a lupa deu pra notar que ela eh perfeita, tanto quanto o sulco na carcaça aonde ela se encaixa...Ai observei melhor o compartimento do nano chip e cheguei aquela infeliz TAG muito mal pensada pra ser colocada ali dentro....O que acontece, a ponta da tag por ser de um material relativamente espesso, acaba fazendo uma pressao interna na tampinha, que por ter o O-ring(borracha de vedacao) muito fininho, nao aguenta a pressao e expulsa lentamente a tampa para fora...Solucao...Apos ler por aqui que se cortada a tag a sony cancela a garantia, solucionei de maneira bem simples...Como se pode notar na tag, tem duas orelinhas que servem para impedir de ela entrar completamente para dentro do aparelho e nao poder ser mais puxada...Dobrei as mesmas pra cima do corpo da tag e assim consegui inserir a tag para dentro da carcaça ate ela ficar rente a superficie da mesma, e portanto com nada forcando a tampinha para fora...Pronto, ja era o problema da porta que nao fecha e poe em risco a ja meia boca e nao confiavel protecao a prova dagua... eu particularmente nao coloco esse aparelho embaixo dagua nao, me desculpe a sony, mas precisa melhorar os produtos pra vender o que promete...boa sorte
Paulo Henrique
Só digo uma coisa, a única vez que entrei numa piscina (não nadei ou mergulhei) o aparelho que estava com as tampas fechadas deixou de funcionar, fora a perda dos dados que não estavam ainda na nuvem, fiquei todas as férias sem o aparelho...
Aí veio a novela de tentar encontrar uma assistência técnica na cidade de São Paulo (haja visto que a informação nãofica fácil de encontrar no site e a terceirizada que constava numa tabela em pdf, isso mesmo, disponibilizado pela SONY já não existe mais).
Bom decorridos 12 dias já entrei em contato 2 vezes com o site e não tem nada além de que possuem de 15 a 20 dias úteis para me retornarem.
Querem saber, nunca mais compro um SONY!
Lucas Cisne Cavalcante
Já procurei essa opção de retirar a suavização das fotos, mas não achei no meu Z3 Compact. Vc tem um, Bob? Onde é?
Já revirei o Google tentando solucionar isso, mas minhas fotos ficam parecendo que usei photoshop, como o Magno falou.
Rodrigo Medina
pior celular que já fizeram na face da terra!!! não comprem é enganação
Bob Carnauba
Depende muito como é a força da rede de sua operadora. E como você usa, tenho um zUltra que a tela é enorme, o que consome muito, vou trabalhar as 8h e as 22h ainda tem uns 70% de bateria com uso normal... redes sociais, snapchat e etc.
Bob Carnauba
Olha é bem pessoal... o s5 é maior, mas a interface usada pela samsung cansa, é muito confusa, prefiro o xperia. Se você procura um top compacto, com acabamento premium, xperia, com certeza.
Bob Carnauba
Tem sim, assim como o zUltra e o Z3, o compact tbém tem saída para tv usando aqueles cabos adaptadores MHL, você consegue jogar a tela por hdmi. ;)
Bob Carnauba
Se você for nas opções da câmera pode tirar esse efeito "photoshop" desativando a opção suavização. ;)
Gustavo Paulatti
Ele é resistente somente a água doce e por isso, qualquer aparelho a prova da água e assim
Gustavo Paulatti
Perde sim a Sony fala que a fita deve ficar intacta
Luis
Larguei do Android para o L730, e digo os apps podem até ter mas são todos fracos e MUITO fracos em comparações a outras plataformas, tem os apps genéricos mas eles são ruins também, quem que quer viver em um sistema que precisa só de apps genéricos já que os principais não prestam?
Luís Felipe Camargo
Larguei do Android para o L730, e digo os apps podem até ter mas são todos fracos e MUITO fracos em comparações a outras plataformas, tem os apps genéricos mas eles são ruins também, quem que quer viver em um sistema que precisa só de apps genéricos já que os principais não prestam?
Meire Santos
Gente o meu também n fecha direito a porta do nono chip, acabei cortando um pouco aquela fita, será que perdi a garantia????
Meires
Nossa gente que chato comprei o meu semana passada na net e quando chegou percebi esse problema, o meu tmb n fecha e acabei cortando um pouco aquela fita só um pouquinho, será que perdi a garantia?
Anna Luiza
Boa noite pessoal. Recebi hoje meu z3 compact e levei um susto, pois a "abinha" protetora do compartimento do chip não estava encaixando direito. Ficava sempre mais alta, não vedava. Depois de "dobrar" aquela papeleta interna consegui encaixar direitinho, mas agora estou com medo de colocar na água e estragar. Alguém encontrou problema semelhante? Obrigada
Fabricio Vitorelli Franco
onde é feito os celulares da Sony? é nacional ou importado aqui no Brasil? pois acho eles muito caro comparando com Samsung e Motorola, mesmo entendendo que a Sony pode ate ser melhor.
Kleber
o meu xperia z3 dual chip do nada distorceu a imagem e fica tremendo as letras alguem me ajuda a solucionar esse problema
Kleber
o meu xperia z3 dual chip do nada começou a distorcer a imagem e tremer as letras alguem pode me ajudar a solucionar esse problema?
Marcus Bezerra
Gostaria de saber se o Sony Xperia z3 compact, possuí saída para TV, de preferencia HDMI, não consegui identificar este aspecto lendo sobre o mesmo, outrossim fiquei na dúvida quanto ao Z3 convecional, este diz possuidor de saída de tv, com a sigla OTA sync/MHL, que gostaria de saber o que significa especificamente, enfim estou muito interessado na linha xperia, o Xperia Z3 se encaixa perfeitamente no meu interesse, principalmente a versão compact pela tela reduzida, porém precisaria de esclarecimento sobre a saída de tv, especificamente conecção hdmi, ponto deveras importante pare minha utilização. desde já grato
vinicius slongo buhler
eu comprei o meu por um preço bom 1478 com película de vidro temperado, na cissa magazine
Átila Carvalho
Até uns dias atrás achava a câmera do compact top. Mas daí minha irmã comprou um LG G3, e que decepção! Fui comparar os dois, e o G3 é superior em tudo ao compact. A câmera então por ser 13 MP é melhor do que a propaganda enganosa da SONY que diz que o compact é 20.7 MP, a nitidez da câmera, e o foco do G3 é outro nível comparada a do compact. Mas isso é o que menos me chateia, pq mesmo assim o compact consegue tiras umas fotos " boas ". O que me chateia é quando vou gravar um video, que a resolução fica horrível, embasada. Decepção total!
Átila Carvalho
Valeu brother, foi vacilo meu mesmo, ja concertei!
Átila Carvalho
Valeu brother! Foi vacilo meu mesmo, ja concertei!
JULIA
o meu aconteceu o msm, to desesperada, oq vc fez? conseguiu arrumar? pf alguem ajuda to desesperada
Douglas Santos Torres
Amigos qual celular eh melhor z3 compact ou s5 duos
André Albuquerque
No manual explica que só pode mergulhar o aparelho em água doce por até 30 minutos em uma profundidade de 1 metro, com certeza queimou alguma coisa
André Albuquerque
A bateria não tem tanta autonomia assim, a minha não chega a durar menos de um dia, mesmo com os aplicativos desativados e o brilho da tela reduzido, já fiz vários testes e procurei saber sobre o assunto e vi que tem gente que está com o mesmo problema. Teve gente em outros fóruns que chegou a comentar que isso aconteceu pelo fato de eu não ter carregado 12 horas na primeira carga, vcs acham que isso é verdade ou mito?
Alexandre Lundgren Bastos
O meu aparelho também tem esse problema no fechamento da tampa do nano chip. Tô quase puxando a etiqueta pra ver se fecha. Algém já fez isso ?
Magno Abreu
Se não segurar com firmeza, as fotos tendem a sair borradas sim. E o que ne incomoda é que ela deixa a foto com aspecto "Soft". Parece q usei photoshop no rosto e deixa tudo suavizado. Não gosto disso. O Moto X tinha a mesma quantidade de megapixels mais apresentava bem mais detalhes na frontal. Para garotas é uma boa pq tem vários recursos de embelezamento (cilios, blush...). Na vdd parece que foi feito p garotas. Rsrs
Amanda Lopes
Suas fotos com a camera frontal ficam embaçadas?
Magno Abreu
Concordo com sua opiniao a respeito da camera. Tive um Moto X 2013 e as fotos saem excelentes num aspecto geral. Embora tenha menos megapixels, ela consegue um resultado satisfatório nas duas câmeras. Já o da Sony, que comprei agora (Z3 Compact), me incomodou pelo fato da camera frontal ser altamente ruidosa e a camera traseira não oferecer a opção de 20 megapixels nativos, pois toda vez que inicio a camera tenho que ir nas configurações para alterar o modo manual para ter melhor qualidade de foto. E mesmo assim me pareceu muito lento o aplicativo de camera. pois tem recursos demais, porém praticidade de menos. Não estou achando o telefone ruim, mas eu esperava mais...
Marianni Oliveira
Nossa!!! Tô desesperada! O meu também não fecha completamente o compartimento do chip, com isso perde a resistência a água. Solicitei a troca no segundo dia, o outro chegou agora e está do mesmo jeito!!!
Não sei o que faço!!! :(
Se alguém conseguir uma solução avisem!
Bruno Gomes Lopes
Tranquilo Juan, é sempre saudável escutar opiniões diferentes.

Eu tinha um iphone 5, que troquei pelo z3c porque achei um disparate dar muito dinheiro por um celular e também achei que o z3c era o melhor celular do mercado. Tentei jogar o Real Racing 3 e filmar com a câmera (para testar o desempenho do CPU), dando o problema de aquecimento que mencionei, bem como os motivos do mesmo. Acredito que quem esteja em ambientes com temperaturas inferiores a 20º não vai ter esses problemas. Como eu vivo no Rio de Janeiro, com temperaturas em torno dos 30º, infelizmente o z3c não consegue esfriar o CPU dando o problema de velocidade lenta e de desligar. Talvez vc viva numa região mais fresca. No final acabei comprando um iphone 6, só para não ter o trabalho de continuar experimentando celulares.

A minha avaliação tem em consideração o que eu valorizo num celular, pelo que pode sempre ter alguém que goste do z3c, como é o seu caso, apesar das desvantagens que escrevi, pois pode valorizar atributos diferentes dos meus.

A única coisa que concordo com vc é que o modo Stamina do Sony ficou bem legal, o problema é quando a bateria chega nos 20% e vc precisa dar aquela carga rápida de 30 min, para poder sair á noite e ele não carrega quase nada... vc já teve essa necessidade?
Nas restantes características, se vc quer mesmo rebater as minhas criticas, é só replicar os testes que eu fiz e postar aqui os detalhes....mas vc precisa ser um pouco mais técnico, especificando a velocidade do relógio do CPU, temperatura, etc., para poder ajudar quem está lendo.

Eu só desejo que continue satisfeito com o seu z3c, pois não tem nada pior que estar descontente com uma compra, e tudo de bom para vc.

um abraço,
Bruno Lopes
Juan Bellai
na boa, tive o ip6 e atualmente tenho o z3c,
sou hard user e como ip6 chegava em casa com 40% (uso medio/ baixo)
com o z3 compact não deve nada em desempenho com o stamina ligado e em uso medio/ alto chego em casa com 50% de bateria,
visto que no meu trampo eu colocava o ip6 no modo aviao e no z3c deixo nfc, bluetooth wifi 3g 4g tela automatica tocando musica no meu setor, durante o dia todo (7am - 8/9pm)

as poucas coisas que o ip6 ganha, eh qualidade grafica e gerenciamento de apps individuais
(vc pode configurar quais apps vao atualizar em 2ºplano, notificar vc e usar sua rede de dados) e a touch id (mano na roda)
questao de foto ambos tem como melhorar.

talvez voce nao saiba configurar ou usar. talvez vc seja apple maniaco.

enfim. essa eh minha conclusao.

Att Juan Bellai
Júnior Antunes
Gil, tente usar o botão off (é um pequeno botão para casos de pane, e equivale a retirar e colocar novamente a bateria), no meu Xperia Z Ultra, ele fica junto à entrada dos
cartões micro SD e da operadora. Aperte sem segurar com um clipe ou
objeto pontiagudo.
Júnior Antunes
Átila, a certificação IP68 é para água doce. A Sony explicita isto muito
bem no site dos Xperia. De qualquer forma, apesar do mau uso, tente
usar o botão off (é um pequeno botão para casos de pane, e equivale a retirar e colocar novamente a bateria), no meu Xperia Z Ultra, ele fica junto à entrada dos
cartões micro SD e da operadora. Aperte sem segurar com um clipe ou
objeto pontiagudo.
Átila Carvalho
Viajei com o meu xperia z3 compact durante dois dias, assim que cheguei fui tirar foto na praia, e botei o celular no mar e depois o lavei com água doce com as tampas tudo fechadas. Dai continuei mexendo no celular normalmente, mas depois de umas 2 horas ele pegou e desligou sozinho. Botei ele no carregador pra ver se ligava, mas não. Ele acende a luz de notificação vermelha reconhecendo que está na tomada e quando aperto o botão de ligar ele vibra, mas nada da tela ligar. Com muita esperança fiquei segurando o botão de ligar por alguns minutos, o celular ficou vibrando pausadamente, até que acendeu a tela, e como estava na tomada, apareceu o raio de carregando, e a pilha de bateria como sempre acontece, mas não apareceu 1% 2%... Depois disso pulou para o logo da sony e tornou a desligar, depois disso não ligou mais. Agora quando aperto o botão de ligar, a tela acende bem fraquinha e da pra ver a pilha de bateria, ele vibra e continua reconhecendo quando esta na tomada. Mas agora não sei o que aconteceu, se entrou água ou se deu algum problema no sistema. Estou com o celular vai fazer 20 dias :/
guilherme
tenho um z3 compact que não saiu caro devido o meu plano pos pago Vivo, ficou por R$ 945,50; caso eu optasse por um plano um pouco mais caro sairia por menos de 600 reais.
Estava tudo bem ate que em menos de um mes de uso o display frontal teve uma trinca ficando inoperante em sua parte inferior. Preciso saber o preço dele e onde posso adquirir por um preço bom. favor contatar pelo email [email protected] .
Gil Rodrigo da Silva
Comprei um Sony Xperia Z3. Já tinha utilizado uma vez na piscina e foi tranquilo o uso. Mas hoje quando fui usar novamente (após menos de um mês de uso) a tela ficou completamente preta. Reiniciei usando o botão de volume + o de ligar e desligar e a tela continua preta.
Samuel Padovani
Tenho um z3 e a tela de trás trinco qro arrumar! e quanto é na faixa?
jfl1
Quem puder ajudar aqui, to saindo do velho razr i para um celular com foco na câmera, estou em dúvida entre esse Z3 compact (conjunto) ou o Lumia 930, em questão de aplicativos pelo que pesquisei no WP tem todos que costumo usar.
Danilo Nunes
COMPREI O MEU HOJE E TAMBÉM APRESENTA ESSE MESMO PROBLEMA. COMPREI NA GURIVEIO, O QUE EU FAÇO ? VOCÊS PEDIRAM A TROCA DO APARELHO ?
Bruno Gomes Lopes
Comprei um xperia Z3 compact, porque as críticas são optimas, mas deparei-me com uma realidade bem diferente:

1. Bateria: duração máxima de 15 horas, com utilização normal. O iphone 6 aguenta quase o dobro, apesar dos artigos da internet dizerem o contrário (recentemente comprei o iphone 6). Quando utiliza aplicações pesadas como o GPS, mesmo ligado ao carregador ele descarrega mais rápido do que carrega, o que é muito frustrante. Positivo é o Wi-Fi ligar automaticamente quando encontra uma rede já registrada e desliga quando não houverem redes conhecidas por perto, o que ajuda a poupar energia.

2. CPU 2.4Ghz quadcore: na realidade ele vai oscilando entre 300 MHz e os 2.4 Ghz, aprensentando uma velocidade média de 800 MHz até atingir os 50ºC, a partir daí só oscila entre 300 MHz e 1.2 GHz, baixando a velocidade média para uns 500 MHz. Acima dos 56ºC ele não corre nenhuma aplicação, inclusive gravação de filmes pela câmera. Isso signica que em jogos é bem mais lento do que um iphone 5 (menos fps) e vc só consegue usar aplicações mais pesadas durante 20 min, no máximo. O CPU só se revela rápido quando abre e fecha aplicativos e navegando na internet, além disso só se estiver num local com temperatura ambiente inferior a 20ºC vai conseguir eliminar o problema dele desligar por causa da temperatura.

3. Câmera 20 M: inutil, dado que a qualidade é igual a uma foto de 8 M, a diferença é que ocupa mais espaço. Também é difícil conseguir uma foto bem focada. Como positivo tem imensas configurações manuais. Mas mesmo configurando o melhor possível, as fotos automáticas do iphone são muito melhores é bem mais rápidas de tirar.

4. Serviço pós-venda: rezem para o celular não dar problemas porque o serviço pós-venda da sony é inexistente. Não sei o que aconteceu nos últimos anos, pois no passado já teve um óptimo serviço.

5. Á prova de água: experimentei 2x a 30cm de profundidade e a tela ficou toda preta. Liguei no carregador, desliguei e liguei de novo e voltou ao normal. Acho que dá para usar no duche, mas mergulhando por completo acaba por entrar um pouco de humidade, mesmo com as tampas todas fechadas.

6. Tela: ao contrário do que li nas revistas, a qualidade da tela é das melhores que já vi e o tamanho do celular e acabamentos são perfeitos.

7. Android: o Android só ganha para o IOS para quem programa e customiza o celular, para o utilizador normal achei o IOS bem mais simples e fácil de utilizar. Também notei diferença nos aplicativos que apresentam melhor funcionamento no IOS do que no Android. Exemplo: o GPS waze no iOS permite ouvir música e as instruções do navegador em simultâneo no rádio do carro. No Android, você precisar optar: ou escuta a música ou escuta o navegador.

O xperia z3 compact é lindo de morrer e, no papel, as características são top! Infelizmente a realidade é bem diferente! Ainda estou esperando o dia em que um celular tenha as características que o xperia z3 compact promete.
Allynne
Realmente.. o meu quebrou na primeira de 30 cm
MuriloEQ
Comprei o Z3 Compact a uma semana. Adorei o telefone exceto o
fato de que o vidro traseiro quebrou após uma semana.

Na minha opinião, os pontos fortes são o hardware, o software muito estável, e
a duração da bateria, cerca de 2.5 dias com uso moderado.

Eu esperava mais da câmera. As fotos que tirei até agora com
pouca luminosidade saíram em sua maioria fora de foco.

O ponto negativo mesmo foi a fragilidade do vidro na
parte traseira. Derrubei o celular do meu bolso ao sentar, ou seja, da altura
do assento de uma cadeira, e o vidro traseiro quebrou. Isso foi
decepcionante.

Para quem for adquirir, sugiro utilizar sempre uma capa
protetora.
Rugerpe
Estou profundamente frustado em ter pago quase R$ 3k reais em um aparelho que vem com um fone de ouvidos similar aos que as empresas aéreas distribuem gratuitamente em seus Vôos. Economia porca!!!! Não teria comprado se tivesse visto antes a péssima qualidade.
what_the_hell??
Tenho um Z3 compact, comprei na pré-venda (recebi em 02/11) por 1.847 em 10x no site pontofrio.
Estou gostando bastante do aparelho, ele atende exatamente o que eu precisava (bom hardware com tamanho aceitável para meu gosto).
O fato de ser à prova d´água ajuda bastante, mas acho que o fato de ele ser de vidro acaba tornando-o muito suscetível a escorregar das mãos ou cair quando colocado em qualquer superfície. Depois de muito procurar, encontrei uma capa que talvez resolva o problema, mas fiquei decepcionado com a sony pelo fato de não existir no site delas nenhuma capa a ser vendida para o aparelho! Aliás, o aparelho começou a ser vendido há mais de 45 dias e praticamente não há acessórios para ele no site da sony ou em outros sites (exceto ML). Achei uma grande mancada!!!
Quanto à camera, achei ela boa mas concordo que a sony poderia ter nos surpreendido e não o fez
Espero que a sony resolva esses pequenos detalhes, quem sabe atualizando o software da camera e disponibilizando acessórios, pois o aparelho tem tudo para ser um sucesso, SE ELA REALMENTE QUISER!
Caetano Ribeiro
Não foi só com a gente esse problema. Eu procurei por isso e achei um fórum (em inglês) onde muita gente reclamava dessa portinha mal fechada...
Caetano Ribeiro
O meu também veio com a porta do chip não fechando direito. Aconselho a não cortar essa etiqueta pois perderá a garantia. Nem cheguei a usar o aparelho e já mandei pra especializada pedindo a troca da porta. Ainda não chegou, vamos ver como vai estar quando chegar...
nelson santos
O vidro traseiro do meu partiu apos 1 semana de uso e guardado no bolso!!!!
Ingrid Stein
pois é , absurdo um aparelho caro, com um defeito desses.decepção total.
pedroca
mais vai quebrar ma primeira queda(experiencia com nexus 4)
Samuel Dragmire
Não acho um erro, acho que isso deixa os dispositivos dela com um design extremamente bonito...Z2 e Z3 na minha opinião, são os celulares (atualmente) mais bonitos do mercado.
Samuel Dragmire
Leonardo, tenho a mesma opinião que você, ando lendo bastante sobre smartphones desde Setembro...pretendo trocar meu Xperia ZQ agora no final de Novembro por um S5 ou Note 4.
vitorfriass
Paulo e o irmão maior Z3 ja tem previsão do review? estou entre ele e este compact..
João Paulo Piazza
Ingrid comigo tbem nao fecha. Mas percebi que tem uma etiqueta com especificações e essa etiqueta impede o fechamento. Comprei na loja da vivo em sp. Estou com medo de cortar essa etiqueta e perder a garantia. Alguem me ajuda?
ajmourao
Paulo, e o Galaxy Alpha é um concorrente ao Z3 Compact? Acha que vale a pena?
Marcos Tony Lehmann
Não pensei nisso, mas com a palavra, senhor Paulo...
Leonardo Ribeiro
Eu concordo com o Paulo Higa, acho o software de imagens da Sony um pouco indeciso, me lembra até o software da motorola em alguns aspectos.Por exemplo: Como citado no Review o algoritmo é um pouco "bipolar" e hora deixa com cores lavadas demais hora deixa as fotos com cores saturadas demais, assim como quando aparece ruido na imagem onde não era para ter, sem contar que sempre tive a impressão que em algumas fotos elas saem um tom meio rosado ou vermelhado. Pude perceber essas coisas quando usei a câmera do Xperia ZQ e do Xperia Z2.Sendo assim acabei mantendo a minha opinião achando que o software da Samsung é um pouco mais maduro ou um pouco mais bem feito que o da Sony, mesmo o sensor do S5 por exemplo sendo menor, as vezes acho as cores serem mais bem definidas, a qualidades das fotos um pouco melhor, pode ser pouca coisa mas sempre tive essa impressão.Eu estava em duvida entre o S5, Z3 e 5s e acho que vou acabar pegando o S5. Não acredito que a câmera do Z3 seja muito diferente da câmera do Z3 compact e o 5s acho ele bem pequeno e talvez não seja a hora de eu mudar de sistema ainda.Sei que a touchwiz tem seus problemas, mas desde que eu comecei usar sempre um S4 e um S5 nunca tive problemas de lentidões, travamentos, nem nada disso, claro que é um pouco mais lento que meu moto x, talvez porque as animações e transições são um poucos mais demoradas, mas nada que me incomode.Gostaria de falar também que concordo que a interface da Sony precise de uma mudança, ela é basicamente a mesma desde os primeiros Xperias, digo a mesma pelo estilo do design, é bonita mas acho que já está na hora de mudar.E queria também parabenizar o Paulo Higa pelo review, um dos mais sinceros quando se trata de sony (muita gente costuma só falar bem) e pelo incrível que pareça, as mesma coisas que ele "não gostou" são as coisas que eu não gosto muito e me incomodam na sony. Parabéns!
Leonardo da Silva Ribeiro
Eu concordo com o Paulo Higa, acho o software de imagens da Sony um pouco indeciso, me lembra até o software da motorola em alguns aspectos.
Por exemplo: Como citado no Review o algoritmo é um pouco "bipolar" e hora deixa com cores lavadas demais hora deixa as fotos com cores saturadas demais, assim como quando aparece ruido na imagem onde não era para ter, sem contar que sempre tive a impressão que em algumas fotos elas saem um tom meio rosado ou vermelhado. Pude perceber essas coisas quando usei a câmera do Xperia ZQ e do Xperia Z2.

Sendo assim acabei mantendo a minha opinião achando que o software da Samsung é um pouco mais maduro ou um pouco mais bem feito que o da Sony, mesmo o sensor do S5 por exemplo sendo menor, as vezes acho as cores serem mais bem definidas, a qualidades das fotos um pouco melhor, pode ser pouca coisa mas sempre tive essa impressão.

Eu estava em duvida entre o S5, Z3 e 5s e acho que vou acabar pegando o S5. Não acredito que a câmera do Z3 seja muito diferente da câmera do Z3 compact e o 5s acho ele bem pequeno e talvez não seja a hora de eu mudar de sistema ainda.

Sei que a touchwiz tem seus problemas, mas desde que eu comecei usar sempre um S4 e um S5 nunca tive problemas de lentidões, travamentos, nem nada disso, claro que é um pouco mais lento que meu moto x, talvez porque as animações e transições são um poucos mais demoradas, mas nada que me incomode.

Gostaria de falar também que concordo que a interface da Sony precise de uma mudança, ela é basicamente a mesma desde os primeiros Xperias, digo a mesma pelo estilo do design, é bonita mas acho que já está na hora de mudar.

E queria também parabenizar o Paulo Higa pelo review, um dos mais sinceros quando se trata de sony (muita gente costuma só falar bem) e pelo incrível que pareça, as mesma coisas que ele "não gostou" são as coisas que eu não gosto muito e me incomodam na sony. Parabéns!
Leonardo Ribeiro
Acho que a foto do L80 parece estar melhor porque foi tirada com flash, normalmente a foto fica mais "bonita" e tem mais qualidade porque tem mais luz para entrar no sensor.
Leonardo da Silva Ribeiro
Acho que a foto do L80 parece estar melhor porque foi tirada com flash, normalmente a foto fica mais "bonita" e tem mais qualidade porque tem mais luz para entrar no sensor.
Thalles Ferreira
Paulo, meu filho nasce daqui a poucos meses e to querendo trocar de telefone (tenho um Moto X) por uma câmera melhor e bateria um pouco melhor (mas isso também não é o essencial, pois tenho bateria externa). Meus olhos brilharam quando vi que você resenharia esse Z3 e o Moto Maxx, até porque acho que foi você que resenhou o G3 aqui. Tendo mexido em todos eles e imagino que saiba como é meia boca a câmera do Moto X 2013, acha que algum deles vale a pena? Não falo dos Samsung porque nenhum deles eu conseguiria pegar por uns 1600 e mesmo assim o restante das specs e experiência não me agrada.

Tem como dar essa mãozinha? ?
Marcos Tony Lehmann
Paulo, talvez tenha problemas de visão, mas achei a foto das canetas que tirou com o LG L80 melhor do que essa do Z3c. https://tecnoblog.net/158922/lg-l80-review/
A câmera do LG teria momentos em que seria melhor que a de um aparelho tão mais caro?
Pek
eu iria de Z3 compact sem pensar. a bateria dele dá uma surra no iPhone e o iOS parou no tempo faz uns 2 anos já
David Diniz
Aguardando o Review.
Paulo Higa
Só que o Lumia 930 não é compacto, né? :-P
Paulo Higa
Acho que depende de qual plataforma você gosta mais. Eu ficaria com o iPhone 5s pela câmera e acabamento melhores, mas o Xperia Z3 Compact com certeza vai ficar mais barato nos próximos meses e, quando chegar na faixa dos R$ 1.500, começa a ficar interessante.
Paulo Higa
Estranho. Aqui fecha totalmente sim, não notei nenhum problema.
paulo marcos
Comparando apenas essas duas, sem dúvidas o iPhone 5s. Agora, se você for colocar o Nokia Lumia 930 e eu diria Lumia 930 sem medo d errar.
pedroca
a sony erra ao colocar vidro na traseira... fica bonito mas é mais uma preocupaçao com quedas...
Ingrid Stein
Higa, você por acaso notou se a porta do nano chip fecha completamenta? comprei um em pre-veda aqui no br, a tampinha não fecha completamente, fica um pouquinho folgada, creio ser um defeito, teu aparelho apresentou algo?
ate;
Paulo Higa
Semana que vem.
Paulo Higa
Olha só! Veio sim.
Jonas S. Marques
Senti falta do teste de vídeo, teste de resistência a água, entre outras coisinhas;
Krosna Terrestre
Ué, não testaram a proteção a prova d'água dele ?
W. Motorola
Ué, não testaram a proteção a prova d'água dele ?
Lopes
Paulo. Qual compacto você acha mais interessante? Z3 compact
ou Iphone 5s. Dúvida cruel. Rs
David Diniz
Será que ele veio com uma pasta do baidu embutida no Soft também?
João Vitor
Previsão de quando sai o review ? ( Tô pedindo demais , né ? )
Black Cat
Com esse preço nem deveria existir, simples assim.
Senju Hashirama
Com esse preço nem deveria existir, simples assim.
Panino, o Moço
Acho que não dá para pedir para não vir com o aplicativo do Kobo, porque além de "inocente" se não me falha a memória ele comprou a divisão de leitores e livros digitais da Sony. Você não falou foi, e acho que deveria, do Lifelog, ou algo assim.Essa questão da câmera me intriga. A Sony perde muito tempo com bobagens como aquela realidade virtual e não melhora os algoritmos de imagem. É muito tosco como algumas coisas só funcionam no automático e você não tem muita opção, e seja qual configuração as fotos ficam com aquele granulado horrível. Como isso é possível vindo de uma das maiores fabricantes de câmeras e sensores? Parece que são duas equipes totalmente diferentes e separadas para explicar porque as câmeras dos telefones decepcionam tanto. Não deveria ser assim.De todo modo o principal problema é o preço. Não sei se o Z3 que é barato demais ou o Compact que é muito caro, mas deveria ter vindo por menos de 2 mil porque o aparelho é excelente e único. Além disso, falta um pouco de propaganda para vencer mais pois tenho a impressão de que o povo gosta muito desse design, só não compram mais por causa do preço alto.
Toga
Acho que não dá para pedir para não vir com o aplicativo do Kobo, porque além de "inocente" se não me falha a memória ele comprou a divisão de leitores e livros digitais da Sony. Você não falou foi, e acho que deveria, do Lifelog, ou algo assim.

Essa questão da câmera me intriga. A Sony perde muito tempo com bobagens como aquela realidade virtual e não melhora os algoritmos de imagem. É muito tosco como algumas coisas só funcionam no automático e você não tem muita opção, e seja qual configuração as fotos ficam com aquele granulado horrível. Como isso é possível vindo de uma das maiores fabricantes de câmeras e sensores? Parece que são duas equipes totalmente diferentes e separadas para explicar porque as câmeras dos telefones decepcionam tanto. Não deveria ser assim.

De todo modo o principal problema é o preço. Não sei se o Z3 que é barato demais ou o Compact que é muito caro, mas deveria ter vindo por menos de 2 mil porque o aparelho é excelente e único. Além disso, falta um pouco de propaganda para vencer mais pois tenho a impressão de que o povo gosta muito desse design, só não compram mais por causa do preço alto.

Uberdam Andrade
"mas é útil em situações emergenciais, como quando seu avião cair numa ilha deserta, por exemplo." - Adorei! hehehehehe
Uberdam Walker
"mas é útil em situações emergenciais, como quando seu avião cair numa ilha deserta, por exemplo." - Adorei! hehehehehe
Paulo Higa
Sim.
João Vitor
Paulo, o Moto Maxx já esta com você ( ou outra pessoa do TB ) ?