Início » Gadgets » Amazon anuncia Echo, uma torre-assistente virtual para ajudar em casa

Amazon anuncia Echo, uma torre-assistente virtual para ajudar em casa

Avatar Por

Estamos acostumados a ver assistentes virtuais em smartphones e tablets nos dias de hoje. Eles têm potencial de ajudar bastante, desde que entendam o que queremos dizer. E um campo em que eles ainda não atuam - pelo menos na cabeça da Amazon - é dentro de casa. Para tapar este buraco no mercado, a empresa anunciou hoje (6) o Amazon Echo, um assistente virtual que vem dentro de uma torre cilíndrica bem curiosa.

amazon-echo

Interpretar comandos de voz não é um bicho de sete cabeças. A Amazon já tem feito isso no seu Fire TV, que tem um controle remoto capaz de entender o que os usuários dizem e realizar os comandos apropriados. Mas essa é a primeira vez que a empresa (ou qualquer empresa) lança um dispositivo dedicado para isso.

O Amazon Echo é uma torre que está sempre ouvindo e responde ao comando "Alexa", como se fosse uma pessoa sendo chamada mesmo. No caso, uma pessoa com conexão à internet capaz de responder a uma variedade de comandos diferentes, que vão desde tocar uma música a adicionar itens numa lista de compras, passando por coisas mais complexas como conversões de medidas ou definir palavras. Tudo, claro, em inglês.

Para capturar a voz, o Echo tem uma tecnologia chamada reconhecimento de voz far-field que usa sete microfones para "ouvir usuários de qualquer direção". Ele também vem com cancelamento de ruído embutido, recurso que, segundo a Amazon, "permite que você pergunte algo até mesmo quando uma música estiver tocando". A veracidade dessa informação, no entanto, só saberemos quando os primeiros forem vendidos.

amazon-echo-specs

Já para emitir as respostas, o Echo conta com um par de alto-falantes que joga o áudio para todos os cantos do cômodo.

A configuração é feita com a ajuda de um aplicativo, já que os únicos botões são o de mudo e o de "ação". Não existe um botão de desligar - assim que o Echo é plugado na parede, ele começa a funcionar. Ele é compatível com serviços de música como Spotify e iTunes, basta configurar.

A Amazon também publicou um vídeo mostrando como uma família usaria o Echo no dia a dia. Um pouco forçado, mas ainda válido para efeitos de demonstração.

O Amazon Echo está disponível para compra por convite e apenas nos Estados Unidos, por enquanto. Para clientes comuns da Amazon, ele custa US$ 199. Já quem paga a assinatura Prime pode comprá-lo (depois de receber um convite) por US$ 99,00. Saiba mais sobre o Echo e peça seu convite para compra neste link.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Sckillfer

Duvido muito, no máximo para algum idioma de primeiro mundo. Todos os assistentes virtuais demoram um bom tempo pra entender português, quanto mais um da Amazon, que mal tem produtos aqui.

F. S.
Duvido muito, no máximo para algum idioma de primeiro mundo. Todos os assistentes virtuais demoram um bom tempo pra entender português, quanto mais um da Amazon, que mal tem produtos aqui.
SomeYankInRio
Eu amo meu Echo, mas ele só entende entender Inglês. Você pode alterar o idioma e local?
William Castro
Eu entendo que esse gadget é uma assistente de voz bem feita, não adaptada em um smartphone.
Gabriel Brito
Isso me faz pensar como que a Apple não lançou uma "Siri física" ainda.
Tiago Celestino
Hum... sei não. Ou tem vários em casa, ou fica movendo o para todos os cômodos de casa, ou simplesmente ficar gritando dentro de casa. Sei não...
Guilherme Freitas
Tenho minhas dúvidas se não sofrerá do Siri Effect - é super legal nas primeiras duas vezes que você usa. Depois, só serve pra ficar discutindo quando se está entediado. Mas, a priori, morrendo de vontade de ter um em casa! hahaha
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Eu teria medo dessa coisa sele ela tivesse rodinhas e mãos para pegar objetos como uma faca.

Super Genesis
Eu teria medo dessa coisa sele ela tivesse rodinhas e mãos para pegar objetos como uma faca.