Amazon anuncia Echo, uma torre-assistente virtual para ajudar em casa

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

Estamos acostumados a ver assistentes virtuais em smartphones e tablets nos dias de hoje. Eles têm potencial de ajudar bastante, desde que entendam o que queremos dizer. E um campo em que eles ainda não atuam – pelo menos na cabeça da Amazon – é dentro de casa. Para tapar este buraco no mercado, a empresa anunciou hoje (6) o Amazon Echo, um assistente virtual que vem dentro de uma torre cilíndrica bem curiosa.

amazon-echo

Interpretar comandos de voz não é um bicho de sete cabeças. A Amazon já tem feito isso no seu Fire TV, que tem um controle remoto capaz de entender o que os usuários dizem e realizar os comandos apropriados. Mas essa é a primeira vez que a empresa (ou qualquer empresa) lança um dispositivo dedicado para isso.

O Amazon Echo é uma torre que está sempre ouvindo e responde ao comando “Alexa”, como se fosse uma pessoa sendo chamada mesmo. No caso, uma pessoa com conexão à internet capaz de responder a uma variedade de comandos diferentes, que vão desde tocar uma música a adicionar itens numa lista de compras, passando por coisas mais complexas como conversões de medidas ou definir palavras. Tudo, claro, em inglês.

Para capturar a voz, o Echo tem uma tecnologia chamada reconhecimento de voz far-field que usa sete microfones para “ouvir usuários de qualquer direção”. Ele também vem com cancelamento de ruído embutido, recurso que, segundo a Amazon, “permite que você pergunte algo até mesmo quando uma música estiver tocando”. A veracidade dessa informação, no entanto, só saberemos quando os primeiros forem vendidos.

amazon-echo-specs

Já para emitir as respostas, o Echo conta com um par de alto-falantes que joga o áudio para todos os cantos do cômodo.

A configuração é feita com a ajuda de um aplicativo, já que os únicos botões são o de mudo e o de “ação”. Não existe um botão de desligar – assim que o Echo é plugado na parede, ele começa a funcionar. Ele é compatível com serviços de música como Spotify e iTunes, basta configurar.

A Amazon também publicou um vídeo mostrando como uma família usaria o Echo no dia a dia. Um pouco forçado, mas ainda válido para efeitos de demonstração.

O Amazon Echo está disponível para compra por convite e apenas nos Estados Unidos, por enquanto. Para clientes comuns da Amazon, ele custa US$ 199. Já quem paga a assinatura Prime pode comprá-lo (depois de receber um convite) por US$ 99,00. Saiba mais sobre o Echo e peça seu convite para compra neste link.

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados