YouTube assina com gravadoras independentes e dá mais um passo para estrear serviço de música

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

O serviço de streaming de música do YouTube, aquele que nós ouvimos falar há anos e nunca é lançado, está mais próximo de chegar ao mundo. É que, de acordo com o Financial Times, o Google finalmente conseguiu fechar um acordo com a Merlin, agência de direitos autorais que representa milhares de gravadoras independentes.

O acordo com a Merlin era um dos últimos empecilhos para o Google lançar o serviço de streaming de música, que supostamente se chamará YouTube Music Key. Segundo o chefe de conteúdo e operações do YouTube, Robert Kyncl, as grandes gravadoras, incluindo a Universal, Sony e Warner, que representam 95% da indústria da música, já haviam assinado os novos termos.

O problema do YouTube era com as gravadoras menores, que estão por trás de artistas importantes. A Merlin possui entre seus membros a XL Recordings, de Adele e The xx, e a Domino, do Arctic Monkeys. Em maio, a Worldwide Independent Network, organização que representa várias gravadoras independentes, publicou uma nota afirmando que o Google fechou bons acordos com as grandes gravadoras, mas estaria procurando as pequenas empresas separadamente para fazer pressão com termos piores.

Ainda não há informações oficiais sobre o serviço de streaming de música do YouTube. Especula-se que ele terá um catálogo de 20 milhões de músicas sem propagandas e custará US$ 9,99 por mês, o valor padrão dos serviços do gênero nos Estados Unidos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados