Início » Celular » Conheça Flow, o recurso de “Continuidade” da Samsung

Conheça Flow, o recurso de “Continuidade” da Samsung

Samsung Flow integra os smartphones da marca com outros dispositivos

Avatar Por

A Samsung revelou uma plataforma para conectar os smartphones da marca com outros dispositivos. O Samsung Flow lembra muito os recursos chamados de Continuidade pela Apple: a ideia é integrar os mais variados gadgets para a realização de tarefas. Já há quem diga que é mais um copycat de um recurso da maçã. Antes de tacar pedras, vamos entender melhor como funciona o Flow.

Para qual device você quer enviar este conteúdo?

Para qual device você quer enviar este conteúdo?

A premissa básica da Samsung é fazer com que os aparelhos conversem entre si e compartilhem informações sobre sites, telefonemas, mensagens e mais. Para chegar num resultado familiar ao Continuidade, o Samsung Flow se desmembra em três recursos distintos: Transfer, Defer e Notify, na nomenclatura em inglês.

A função de transferência permite iniciar uma tarefa no tablet e continuar no telefone. Por exemplo, a visualização de uma foto ou de um vídeo – no exato ponto em que ele parou. Segundo o Verge, o recurso também permite continuar uma chamada de vídeo em outro dispositivo.

O Defer paralisa uma atividade que será retomada mais tarde. Digamos que você esteja editando um texto no seu smartphone. A plataforma salva as modificações, para que você consiga retomá-las depois no tablet ou no computador. Outro exemplo inclui assistir a um filme no telefone, pausar e voltar a ver depois na TV. Ao menos na edição de documentos, não chega a ser um milagre – a nuvem do Google faz isso muito bem com o Google Docs.

Notificações por todos os lados – até na TV

Notificações por todos os lados – até na TV

O Samsung Flow prevê notificações que aparecem tanto nos dispositivos móveis quanto nos computadores. Será possível saber quem está ligando por meio de alertas configurados também no PC, na TV, no tablet, e por aí vai. Desta forma, o usuário também vai receber avisos, como aquele superdesagradável que informa que a bateria do telefone está acabando.

As imagens de divulgação do Flow mostram que as funções dependem basicamente do famoso Compartilhar, bem comum nos apps de Android, mas entre os dispositivos de um mesmo usuário. Em vez de compartilhar uma página da web por email, para ler quando as coisas estiverem mais tranquilas, você simplesmente usa o botão de compartilhar e manda aquele conteúdo para outra máquina.

O Samsung Flow funciona com uma penca de aplicativos: Yelp, Google Maps, Chrome, Google Docs etc. O Gizmodo classificou a plataforma como um Pocket “para todas as coisas”, no caso as tarefas do dia a dia, e não somente voltado para conteúdos da web.

A fabricante convidou desenvolvedores de app para fazer modificações nos softwares, com o objetivo de torná-los compatíveis com o Flow. “Com apenas algumas linhas de código, os desenvolvedores podem personalizar quais dados são compartilhados entre os dispositivos”, informou a empresa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Oliva

É plágio mesmo...

Bruno Leonardo Lima

Boa tarde. Na verdade, é uma evolução do Samsung SideSync

Henrique Junqueira
Mas até então eu nem era ligado em tecnologia e eu tinha meus meros 6 ou 7 anos de idade. Mas, pesquisarei sobre esses relogios.
Keaton
Uma só? Tranquilo. Samsung SPH-M100: Primeiro celular capaz de reproduzir mp3. Hoje não temos um celular que não reproduza mp3. (Fora os Nokia Asha.) Então, agora me diga uma coisa que a Apple inventou e que eu não consiga encontrar algum outro produto similar anterior ao dela. Já adianto que smartphone existiam desde o PalmOs, Slide to unlock existia no Windows Phone, MPMan é considerado o primeiro mp3 player. o primeiro computador pessoal foi o Kenbak-1 do John Blankenbaker, notebook foi o Dynabook (comercialmente falando foi o IBM 5100) e a Nokia já tinha vendia tablets em 2003-2004. (Nunca pegaram, mas já existiam.) Ps.: Apesar de parecer, não sou fã boy da Samsung nem da Apple.
Virtuamigtec
Eu vejo muitas empresas criarem coisas inovadoras mais a Samsung ... Diga uma só !!!
Virtuamigtec
Já tinha 3 anos que o Apple Watch estava sendo feito
Keaton
Fossil Wrist PDA. <= 2003, ainda usava Palm OS. E este nem foi o primeiro... teve um "linux watch" em 99 ou 2000.
Cris de Oliveira
Mão da pessoa muito grande. xD
Fernando Camilo
Já vi esse recurso de forma semelhante em algum lugar...
Henrique Junqueira
Apple Watch <<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Kafeh
Sim, somente ele tem essa tela na "lateral", mas não tá muito pequeno não? Ou a mão dessa pessoa é bem grande.
Keaton
Samsung copia algo da concorrente: plagio, copiadora, copycat, bruxa, queima na fogueira! Apple copia algo da concorrente: inovação.
Cris de Oliveira
Note edge
Kafeh
Que celular é esse da foto ae?
Kafeh
Obrigado por resumir a matéria! Nem vou ler. =)
Exibir mais comentários