skype-outlook

O Skype deixou de ser hoje apenas um programa para fazer ligações e conversas em áudio e vídeo. Em uma atualização gigante do site Skype.com, a Microsoft (dona do programa há alguns anos) decidiu trazer as melhores funcionalidades do Skype para a web, ou seja: bate-papo em texto e as conversas em áudio e em vídeo.

A empresa planeja fazer isso usando o padrão web de comunicação, o WebRTC. Ele foi originalmente criado em 2011 e desde então o Chrome, Firefox e Opera são os navegadores que mais implementam novidades ao redor deste padrão. E a Microsoft realmente planeja usar o WebRTC para trazer o Skype para a Web, mas este ainda não é o caso – um plugin é necessário por enquanto, similar ao que acontece com o Outlook.com onde os usuários também podem conversar via Skype.

Como qualquer outro site que ainda está recebendo ajustes finais, o Skype para Web leva a etiqueta de “beta” ao lado do nome. A Microsoft avisa, no entanto, que já detectou um problema que faz a bateria ser drenada muito rápido em sistemas rodando OS X e outro que faz as chamadas de vídeo feitas pelo site demorarem a tocar para o usuário que as está recebendo.

Segundo a Microsoft, um grupo pequeno de usuários vai receber convites para testar o Skype para Web a partir de hoje – para conferir se você tem um convite ou não, é só logar no site Skype.com que uma tela te convidará a testar o serviço ou não. E nos próximos meses esses convites serão estendidos aos demais usuários do serviço.

O Skype para Web está disponível apenas para os navegadores Internet Explorer 10 e acima, as versões mais recentes do Firefox e Chrome (a Microsoft não se deu ao trabalho de especificar quais) e o Safari 6 no OS X.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados