Uma das perguntas que usuários de aparelhos Lumia mais têm feito ultimamente é: será que meu smartphone será atualizado para o Windows 10? Nesta semana, por meio do perfil @Lumia no Twitter, a Microsoft deixou claro que tem intenção de disponibilizar o update a todos os dispositivos que rodem o Windows Phone 8.x.

Lumia 930

As incertezas quanto à migração têm fundamento, em parte, no “trauma” em relação ao Windows Phone 7 (e variações). Aparelhos baseados nesta versão não receberam atualização para o Windows Phone 8 devido a problemas de compatibilidade, especialmente em relação ao kernel.

É verdade que, até o momento, a Microsoft não liberou nenhum comunicado oficial sobre o assunto, mas, na mencionada conta no Twitter, a empresa evidenciou mais de uma vez os seus planos de levar o Windows 10 para todos os aparelhos com Windows Phone 8.

Uma destas declarações foi dada a um usuário que estava em dúvida entre comprar ou não um Lumia 930 pelo temor de o modelo não receber a atualização.

Nas afirmações, a companhia dá a entender que aparelhos com Windows Phone 8 de outras marcas também estarão aptos à migração. Porém, mais do que a própria Microsoft, é necessário que os fabricantes destes modelos manifestem interesse pelo processo, portanto, o cenário permanece incerto em relação a estes casos.

Na prática, a Microsoft fala somente pelos aparelhos Lumia, mesmo porque, como você sabe, a linha está sob o seu total controle. Se é assim, por que ainda não há prazos ou comunicados oficiais?

Bom, há uma série de considerações aí, especialmente o fato de o Windows 10 ainda estar em desenvolvimento e a compatibilidade com cada modelo necessitar de numerosos testes e ajustes para ser garantida.

A expectativa é a de que, no mais tardar, a Microsoft libere informações mais precisas – ou o próprio update, quem sabe – no segundo trimestre de 2015. Por ora, convém nos contentarmos com a notícia de que a companhia ao menos planeja levar o Windows 10 ao máximo possível de smartphones.

Com informações: Windows Central

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Vianna
Sandra, boa noite. Sou usuário de iOS, mas é notável a penetração do Windows Phone atualmente no ambiente financeiro nos Estados Unidos. Até me surpreendeu nas três viagens que realizei esse ano. Claro que as pessoas os utilizavam como "secundário", mas ele estava la no bolso e isso me chamou a atenção. O Windows é um sistema "redondinho" e isso é repetido como um mantra. Quanto aos apps, sim eles ainda são escassos pois a ideia da Microsoft é unificar as plataformas no Windows 10, com os já enunciados aplicativos universais, capazes também de rodar em qualquer equipamento com Windows 10, inclusive o Xbox. Depois de 12 anos ela já marcou uma conferência exclusivamente para os desenvolvedores, Abril de 2015. O que espero é que nessa conferência Satya Nadella dê um recado claro e direto aos desenvolvedores: vocês não querem desenvolver pra Windows? Veja o que estão perdendo: 92% do mercado de computadores, 56% do mercado de vídeo games, 24% do mercado de tablets e 3% do mercado de smartphones. Pra participar desse mercado basta você desenvolver sua aplicação em forma universal (acho que o próximo Windows só aceitará aplicativos universais). Com esses numeros qualquer desenvolvedor em sã consciência que queira ganhar dinheiro vai abrir o olho para a oportunidade que esta perdendo. A partir daí, acho que a plataforma decola. Quanto aos apps citados por você... o Duo Língua já chegou, PC Safe não é necessário (nenhum hacker consegue invadir o sistema - caso queira te explico a razão -, mapa esta disponível a Nokia, toda sua base de dados de forma nativa. Falta quantidade mesmo, mas em cada seguimento já há uma excelente opção. Beijinho.
Marcos Tony Lehmann
Sem problema. Não perguntei dando a entender que 'desgostei' de sua análise nos últimos aparelhos (o estresse por causa da tela do Lumia 830 já é passado...) mas porque pensei que você usaria algum Windows Phone (e, de certa forma, usa) e, por isso, pegaria os modelos da linha por já ter familiaridade.
Emerson Alecrim
Desculpa a demora, só vi a pergunta agora. Eu uso um Moto X como aparelho principal e tenho um Lumia 630 para testes e afins. Mas eu venho testando mais os Lumia ultimamente apenas para fins de organização interna. Além disso, por ter mais experiência com modelos diversos, fica mais fácil compará-los e saber o que esperar de cada um deles. O Paulo Higa continua sendo o principal testador / analisador. Assim, dependendo de disponibilidade e outros fatores, logo mais ele aparece fazendo um review de algum novo Lumia por aqui :)
Dean Mz
O Sistema ainda não foi nem anunciado oficialmente e o pessoal já começa com os surtos. #sad Se não atualizar é triste mas é "normal". Olha o tanto de android que não tem nem comunicado oficial do fabricante pra atualizar pro 4.4, muito menos pro 5.0...
Sandra Regina da Silva
Será que terão apps novos tb? Pq eu tava conversando com um amigo de Curitiba que veio ao Rio e ele tem WPhone e estava reclamando toda vida! Ele disse que não tinha Tinder no WP, coisa que eu desconhecia totalmente! Sinceramente, eu mostrei alguns aplicativos otimos que tenho pra Android como o Dual Lingo, PSafe Total Android, Wundermaps e ele simplesmente ficou louco!
Cleber
Acredito piamente que vão atualizar todos os Windows Phone 8 porque já se queimaram muito ao assassinar o 7.5, além da polêmica do checkin e limitação aos jogos usados no pré-lançamento do Xbox One, e com o próprio Windows 8. O Windows Phone não é a última bolacha do pacote, nem em nível de amadurecimento, nem em marketshare; disso todo mundo sabe. A quota de trapalhadas deles já esgotou faz tempo. Não atualizar seria o mesmo que dar bye bye ao segmento mobile.
Lídison Santos
Ele atualmente faz a maioria, mas o Higa faz também.
Vitor Mikaelson
O Joe Belfiore já disse que haverá Preview do Windows 10 para celulares. Ou seja, ou ele lança aparelhos beta no mercado, ou atualiza os WP's atuais.
Marcos Tony Lehmann
Emerson, você usa Windows Phone como aparelho pessoal? É que você que analisa os aparelhos dessa plataforma, faz matérias sobre o sistema...
Antony
"Poderão" e "Vão": um abismo.