Início » Telecomunicações » Em nova fase de testes na Austrália, balões de internet do Google terão sinal 4G

Em nova fase de testes na Austrália, balões de internet do Google terão sinal 4G

Emerson Alecrim Por

O Project Loon, aquele sistema de balões que o Google está desenvolvendo para ampliar o acesso à internet pelo mundo, chegou a uma nova e importante etapa de testes: a empresa começará a avaliar transmissões em 4G na região de Queensland, na Austrália.

Testes com os balões vêm sendo realizados há meses. Alguns deles foram inclusive executados no Brasil. Mas, até então, havia um pouco mais de prioridade na avaliação dos sobrevoos e dos equipamentos que constituem os balões em si. Nesta nova fase, as transmissões para acesso à internet serão analisadas com mais afinco.

Para tanto, o Google fechou uma parceria com a operadora australiana Telstra. Caberá à companhia dar acesso ao espaço no espectro, assim como instalar, em terra, as bases que transmitirão sinal para cerca de 20 balões. Estes, por sua vez, estão sendo equipados com receptores para redes 4G, como não poderia deixar de ser.

Project Loon

Se os testes derem certo, casas e estabelecimentos em pontos mais isolados de Queensland receberão acesso à internet a partir dos balões com velocidades bastante satisfatórias. Em análises anteriores, o Google havia conseguido atingir taxas superiores a 20 Mb/s (megabits por segundo), embora pouco tenha falado sobre o tempo de resposta obtido.

A disponibilização do acesso também será duradoura, tanto quanto possível. Os balões do Project Loon devem atingir uma altura de aproximadamente 20 quilômetros. Nesta distância, os balões podem permanecer no ar por até 100 dias seguidos.

Os testes em Queensland começam em dezembro. Você pode saber mais sobre a iniciativa no site do Project Loon.

Com informações: The Guardian

Mais sobre: , ,