Início » Web » WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta para suas mensagens no Android

WhatsApp usa criptografia de ponta a ponta para suas mensagens no Android

Por
3 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Open Whisper Systems, mais conhecida pelo aplicativo seguro de mensagens TextSecure, anunciou que fechou uma parceria com o WhatsApp para permitir que os usuários enviem mensagens criptografadas de ponta a ponta. A novidade já está disponível na versão mais recente do aplicativo do WhatsApp para Android.

A criptografia de ponta a ponta significa que apenas os usuários envolvidos na conversa terão acesso às mensagens, já que para descriptografá-las é necessário possuir uma chave particular, que somente eles possuirão. Teoricamente, nem o Facebook, nem o WhatsApp e nem o Obama podem ler suas mensagens.

whatsapp-logo

De acordo com o The Verge, o WhatsApp está se baseando no código do TextSecure para implantar a criptografia. Segundo a Open Whisper Systems, as empresas trabalharam juntas nos últimos seis meses para incluir o recurso no WhatsApp — esse tempo foi necessário porque, embora a tecnologia esteja “pronta”, foi necessário adaptá-la para um serviço enorme que tem mais de 600 milhões de usuários.

Por enquanto, apenas a versão mais recente para Android do WhatsApp tem suporte a criptografia de ponta a ponta. Ainda não há previsão para que o recurso chegue ao iOS; uma versão para iOS do TextSecure foi prometida em março de 2013 e até agora não foi lançada.

Embora esta seja uma boa notícia para quem usa um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, os mais céticos ainda não estão satisfeitos — diferente do TextSecure, o WhatsApp possui código fechado, e não é possível verificar livremente se o aplicativo realmente está fazendo o que promete fazer.

Mais sobre: ,
  • Rodolpho Freire

    Isso porque só existe whatsapp para Android e iOS …

    • Daniel Silva

      E existe outro sistema? #sarcasmo

  • Junior Sousa

    “A Open Whisper Systems, mais conhecida pelo aplicativo seguro de menagens…” Menagens é Higa? ( ͡° ͜ʖ ͡°) kkkkkkkkk

  • Leonardo Teixeira

    Agora partir pra colocar criptografia para as velhinhas do ônibus desgrudar da tela do seu celular #euapoio

  • Erick Almeida

    É a mesma tecnologia que tinha no WhisperPush do CyanogenMod?

  • Daniela Gonzaga

    Gente, como eu cancelo o envio de criptografia q mandei pra um contato sem querer?

  • Antonio Todo Bom

    Muita calma nessa hora. Eu não tenho essa crença toda. Não detenho o código fonte do aplicativo, mas … tem um pequeno detalhe nisso. Se “nem a Whatsapp” é capaz de abrir as mensagens, alguém por favor me explique o funcionamento do Web.Whatsapp! Afinal, para eu obter cópia de todo histórico armazenado no aparelho, o servidor deles obrigatoriamente teve acesso e o expôs na página web. E pelos mesmos princípios poderia deliberadamente obter o conteúdo para outro destino. Ou seja, não me convence. Até o momento só acredito no Chat Secure, que usa o sistema OTR. E tudo isso com código fonte aberto. O resto, não que seja certamente violável mas no mínimo questionável.

  • Diogo Nero

    Eu sou cético a respeito de novas tecnologias de protecção da privacidade. Ja sei muitas maneiras de como rastrear whatsapp http://topespiaowhatsapp.com/ e um dos fontes de conhecimento…

  • Mikaella

    Eu utilizo o WhatsApp Plus e não estou conseguindo receber áudio. O que faço?

  • Thaiana Dantas

    boa noite como faço para sair da criptografia
    d whatsapp alguem pode me ajudar