A nova versão do Android está aí. O Lollipop já começa a aparecer via OTA em alguns aparelhos e é uma das maiories atualizações que o sistema já recebeu: com muitas novidades por debaixo do capô e também um visual completamente renovado, chamado de Material Design.

012

Material Design (arte por Marcel @grigio Müller)

A cada nova versão dos sistemas móveis, nota-se que há uma certa convergência: o foco é atender a necessidade dos usuários, mesmo que isso signifique adotar recursos que antes eram exclusivos da concorrência. Foi assim com as notificações do Windows Phone e também com a maior interatividade no iOS 8.

Nesse episódio conversamos sobre a Material Design. Essa nova linguagem visual é a resposta do Google para quem sentia que o Android estava atrás em design e usabilidade. Aperte o play!

Participantes

Links Citados

Caixa Postal

Envie a sua mensagem para podcast@tecnoblog.net

Assine o Tecnocast

Edição e Sonorização

O Tecnocast é editado por Rádiofobia Podcast e Multimídia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alvadi Pedrão
Periscope e LG G3. Estes dois nomes não combinam. adquiri um Smartphone LG G3 com o intuito de usa-lo com o aplicativo Periscope, porém ao transmitir vídeos a imagem sai espelhada e inversa. já reclamei com a LGE e me pediram para atualizar o aplicativo que o problema seria do APP. Fiz isso e muito mais e não funcionou. E aí? O problema é do aplicativo ou do aparelho? Como faço para resolver isso?
Valter Haicai Rocha
A Google vai implementar em todos os setores de Web o Material Design, essa é uma forma dela mesma se organizar e gerar para si uma identidade visual que a destaque no mercado. Porque mesmo gigante como é e como se torna cada vez mais ao ponto de no futuro se tornar colossal a marca Google não poderia ser sinônimo de descaso quando o assunto fosse Design, algo que temos como funcionalidade no layout. A Google acerta no Material design, mas vai ter de se adequar a ele, inclusive, se não principalmente no seu buscador. Dessa forma a empresa se colocará como uma influencia competente na Web, o que já é, mas nunca se portou como uma. Já que se você não arruma a sua casa, arrumar a dos outros se torna impossível.
Vinícius Soares
Sou freelancer das duas plataformas :P Várias coisinhas no iOS acabam atrasando o desenvolvimento. Por exemplo, vários campos de texto em uma ScrollView. No Android quando você abre o teclado, o sistema automaticamente encolhe o ScrollView e foca no campo que o usuário tocou. No iOS você tem de encolher a ScrollView via código (caso contrario o teclado fica sobre o conteúdo) e também "rolar" até o campo, já que o tamanho mudou.
Andriw
Na parte em que dizem que os Cards funcionam como as Live tiles, dando uma introdução a informação e quando seleciono o card tenho a informação completa, não é uma informação correta. As tiles talvez devessem funcionar assim, mas devido a algumas dificuldades que o sistema da Microsoft ainda tem, as tiles se tornam frescurinhas inúteis. Muitas vezes você tem a informação na tile e quando seleciona para abrir a aplicação e ver com mais detalhes ele abre o aplicativo na página inicial e pela demora da atualização da tile tal informação não esta mais disponível no app.
Marcel Müller
Vinícius, foi isso que dissemos no podcast. :) Mas ainda na 4.0 ainda era bastante complicado trabalhar com animações nativamente, por exemplo. Enquanto no iOS as coisas eram mais fluidas, no Android era necessário recorrer a libs externas como a Rebound, do Facebook. Além de diversas outras customizações de interface que são muito mais práticas no iOS. Legal ouvir esse comentário sobre demorar mais pra iOS, até hoje eu escuto bastante o contrário, inclusive de vários devs Android (daqui e de fora). Você é desenvolvedor?
Vinícius Soares
Não existe "limitações" para desenvolver para android, o que acontecia é que a apple disponibilizava caminhos mais rápidos para fazer animações e transições, que no android você teria um pouco mais de trabalho. Mas isso mudou nas versões posteriores ao 4.0. Hoje em dia eu diria que demora mais para fazer um aplicativo para iOS (Partido de um mesmo design).
Anakin

Gostei tanto do material design no lollipop que quando o app não está atualizado eu fico achando feio e reclamando rs tem alguns recursos como animação que só funcionam no lollipop, observei que o app Play Games do google é o que tem as animações mais próximas daquele vídeo conceito que foi apresentado no Google I/O

Dereck Bolsanelo
Gostei tanto do material design no lollipop que quando o app não está atualizado eu fico achando feio e reclamando rs tem alguns recursos como animação que só funcionam no lollipop, observei que o app Play Games do google é o que tem as animações mais próximas daquele vídeo conceito que foi apresentado no Google I/O
adrianosbr
Os aplicativos são lancados primeiro para iOS, fora as razões tecnicas, porque o iPhone é desproporcionalmente importante nos EUA, o principal mercado para os developers. Lá cerca de 45% dos dispositivos são iOS, enquanto no mundo esse share é por volta de 15%. Um passeio em Nova York, por exemplo, assusta pela quantidade de iPhones que se vê nas ruas - muito mais que SP, digamos.
Felipe Teodoro
concordo que o Pocket Cast é o melhor, MAS tem um gratuito muito bom, o https://play.google.com/store/apps/details?id=leus.inocomp.app.podstore e ele foi desenvolvido por Brasileiros, e é muito bom tmb.
Fernando Rosconi
Atualizei meu Nexus 7 para o Lolipop e gostei muito da interface, instalando juntos o Google Now Laucher. Cada dia tem mais aplicativos sendo atualizados para o Material Design, inclusive os da Motorola no Moto G (2013). Vou começar a perceber melhor as mudanças quando atualizar ele que no tablet.
JoaoRicardo_RM
Gostei muito desses detalhes das animações tipo o da engrenagem falados no programa. Reparei outro bem legal também que é o botão menu no topo esquerdo dos apps tipo Play Música/Store etc, que ao deslizar para ver o menu esse ícone vai se tranformando em uma seta de forma bem interessante.
Roberto
Uso um aplicativo pra isso, mas de forma nativa do sistema é sempre melhor, ainda bem que o Google implementou essa função.
Marcel Müller
Ah, sim, mas isso é algo que o desenvolvedor precisa incluir no build, e na verdade não é o framework e sim apenas alguns estilos visuais - já usamos isso em um projeto no trabalho. :) Não é beeeem a mesma coisa, é mais uma gambiarrinha, mas tá valendo!
Alefe Souza
Sim só olhar aqui https://developer.android.com/tools/support-library/features.html#v7-appcompat , ela dava o design Holo pra Android 2.1 - 2.3 e agora da o Material pro 2.1 - 4.4, por isso vários apps do Google tem design de material sem precisar ser Android 5.0, esse app meu por exemplo usa essa library https://play.google.com/store/apps/details?id=net.aloogle.dropandoideias
Exibir mais comentários