Android-5.0-Lollipop

O Android 5.0 Lollipop possui uma série de melhorias de segurança; uma delas é o fato da criptografia de dados, suportada desde o Android 3.0 Honeycomb, vir ativada por padrão nos novos dispositivos. Por um lado, isso é bom: caso seu aparelho seja roubado, será difícil alguém mal-intencionado ter acesso aos seus dados particulares. Por outro lado, isso afeta o desempenho — e a queda de performance está maior que o desejável, de acordo com os benchmarks.

O AnandTech comparou o desempenho do Nexus 6 com criptografia ativada e desativada usando o aplicativo AndEBench, que faz operações de leitura e escrita na memória flash do aparelho. A queda de desempenho é muito significativa, principalmente no teste de leitura sequencial: ao ativar a criptografia, a velocidade passou de 131,65 MB/s para 25,36 MB/s, uma diferença de 80,7% (!).

anandtech-nexus-6-criptografia

A redução de performance nos outros testes também ficou acima do desejável: com a criptografia de dados ativada, o Nexus 6 perdeu 50,5% em operações aleatórias de escrita e 62,9% em operações aleatórias de leitura — nesse último caso, o Nexus 6 conseguiu um desempenho pior que o Nexus 5. E isso é péssimo, porque, como já temos processadores muito potentes, um dos principais gargalos passa a ser o armazenamento (quem mudou de HD para SSD sabe como é).

Outro problema da novidade do Android é que não adianta o Google ativar a criptografia por padrão se o usuário não proteger seu smartphone ou tablet com senha: os dados ficam protegidos, mas é possível acessá-los facilmente apenas ligando o dispositivo. Para o AnandTech, “embora seja sempre bom melhorar a segurança de sua plataforma, a solução atual resulta em um golpe inaceitável para o desempenho”.

Quem já possui um Android com criptografia desativada e faz a atualização para o Lollipop não deverá ter problemas de desempenho, já que o recurso é ativado por padrão somente nos novos dispositivos com Android 5.0 de fábrica, como o Nexus 6. Para quem comprou um Nexus 6 e quer desligar a proteção, o sempre eficiente pessoal do XDA Developers publicou um tutorial explicando como fazer isso.

Atualização às 13h25.

O Android Police suspeita que o Google não implantou na ROM do Nexus 6 uma série de drivers proprietários da Qualcomm que melhoram o desempenho de criptografia via hardware no Snapdragon 805 — razão pela qual a performance é tão reduzida com o recurso ativado. O site nota que o Nexus 9, que possui um processador Tegra K1, aparentemente não é tão afetado quanto o Nexus 6.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Carlos
fiz a criptografia no meu MotoG3 mas n sei como desfazer
Claudio Manoel
ativei a criptografia no meu tablet LG V490, Android 5,0, virou uma carroça, muito lento, só para ligar são dez minutos, isto mesmo, dez minutos para iniciar, os aplicativos ficam lentos em especial os players, desisti da ideia, voltando ao que era antes.
Albuquerque Will
Eu agora só "navego" no notebook e no celular criptografado meu amigo me passou um site (http://www.privacidade.vai.la) é muito bom rápido e sem "espiões" kkk
Lucas Simões
Alguém sabe como desativar essa criptografia do Moto G 1º Geração ?
Thiago Nogueira
Nexus 4 totalmente afetado. Atualizei sem saber sobre os rumores de mal desempenho. A resposta do touch em todos jogos e em alguns aplicativos esta no minimo 30% atrasada e esta impossível jogar ou usar alguns tipos de aplicativos. Além do leg de resposta existem bugs de som no aplicativos mas notei a diferença principalmente nos jogos. Espero que a Google disponibilize algum meio de resolver o problema por meio de soft.
Tiago Gabriel
Normalmente em criptografia você deve ter a sua chave privada para decriptá-los.
Edmilson_Junior
Dúvida relevante: Se eu tirar um SD de um aparelho criptografado e por em outro como faz? Perde totalmente os dados ou há uma interface para inserir a senha? É provável que os dados ali estejam protegidos.
RS_66
Aí sim! Você é o cara! hahahah =)
Paulo Higa
https://tecnoblog.net/170093/cerberus-bloquear-desligar-android-ladrao/ :-)
RS_66
Mais informações aqui: https://www.cerberusapp.com/ajuda.php
Welington Souza
Não achei essa informação que você falou do Changelog... E este modo persistente está nas configurações?
RS_66
O Cerberus tem um modo persistente que continua instalado mesmo após o reset das configurações, mas necessita de Bootloader destravado, Root e Custom Recovery.
Welington Souza
Bom saber!! Uso o Cerberus há tempos mas sempre achando que se alguém roubar basta desligar e já foi...
Eduardo Papa
tenho a criptografia ativada no meu motox, é um saco colocar senha no boot mas para minha segurança, nada melhor por enquanto. Mas no lollipop como funciona isso?
RS_66
Até então o "bug" só parece ter afetado o Nexus 6 (Talvez por ter um SoC muito novo) ou não foi devidamente testada em outros SoCs.
Exibir mais comentários