Início » Internet » Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015

Java, Silverlight e outros plugins NPAPI deixarão de funcionar no Chrome em 2015

Paulo Higa Por

O Google anunciou em setembro de 2013 que estava planejando remover o suporte a plugins NPAPI do Chrome. O NPAPI foi criado originalmente para o Netscape, funcionou no Internet Explorer e chegou até os navegadores atuais, mas tem problemas de desempenho e segurança. Em setembro de 2015, plugins baseados na tecnologia deixarão de funcionar permanentemente no navegador do Google.

As estatísticas do Google mostram que a adoção desses plugins caiu significativamente nos últimos meses. O Java é um dos principais afetados: em setembro de 2013, era usado mensalmente por 8,9% dos usuários do Chrome; em outubro de 2014, o uso caiu para apenas 3,7%. Devido às constantes falhas de segurança, o plugin do Java é bloqueado por padrão, e o usuário precisa ativá-lo manualmente caso queira usá-lo.

chrome-icone

O Silverlight também está sumindo, mas num ritmo mais lento: no mesmo período, foi de 15% para 11%. Boa parte da queda certamente tem a ver com a substituição do Silverlight pelo HTML5 pela Netflix, uma das poucas plataformas que ainda dependia do plugin da Microsoft para fazer streaming adaptativo de vídeo e proteger o conteúdo por direitos autorais — o HTML5 já possui extensões que oferecem esses recursos.

O cronograma prevê que o NPAPI será desativado por padrão no Chrome em abril de 2015 e as extensões que exigem esses plugins serão removidas da Chrome Web Store. Usuários avançados que realmente precisarem do NPAPI poderão ativá-lo manualmente em chrome://flags/#enable-npapi. Em setembro de 2015, a ideia é remover totalmente o suporte ao NPAPI do Chrome.

De certa forma, dá para dizer que o Google amarelou nos seus planos — inicialmente, a empresa planejava acabar de vez com o NPAPI até o final de 2014, o que não vai acontecer. Com o novo cronograma, os desenvolvedores e as empresas que ainda dependem desses plugins terão mais alguns meses para fazer a transição.

O Flash, um dos plugins mais conhecidos, não será afetado pela decisão porque usa o PPAPI, tecnologia mais segura desenvolvida pelo Chrome. Até o momento, nem Microsoft e nem Oracle informaram se pretendem lançar novas versões do Silverlight e do Java para que eles continuem funcionando no Chrome.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dorival Cardozo
estou esperando a anos esta nova versao, desde que a Oracle comprou a SUN , não fez investimento sérioa lgum ... se a oracle nao tem copentencia para gerir o java, deveria deixar para comunidade
Moacir Silveira Junior
Bye Bye Chrome... Preciso do JAVA no meu trabalho e no ERP que dou suporte, Voltando pro Firefox....
Andre Voorhees

Nao queria sair do chrome, mas depois de estat tesourando tudo vou voltar a utilizar o prsado firefox. Ontem fui assistir streaming p2p e essa porcaria do chrome nao funciona mais.

Andre Pio de Andrade
Nao queria sair do chrome, mas depois de estat tesourando tudo vou voltar a utilizar o prsado firefox. Ontem fui assistir streaming p2p e essa porcaria do chrome nao funciona mais.
Antonio Francisco de Souza
A Oracle está de birrinha com a Google por causa daquelas nove linhas de código que ela quer receber por elas estarem ou estava no Android.
Antonio Francisco de Souza
Android = plataforma (tem maquina java, kernel Linux, um monte de firulas que a maioria ama e etc.). Me diz pelo menos um caso em que o Linux no Android foi infectado por vírus. Por favor, não diga besteira.
Jack
Sabe pq o Windows precisa de plugins e tem problemas com vírus e tudo o mais? Pq é o mais utilizado, simples assim. Olhe o Android, sofre com vírus e vulnerabilidades e é baseado em Linux. Se Linux fosse o mais utilizado, com toda certeza que o Windows não sofreria tanto assim. É a lei da oferta e procura. Não precisa ser fanboy, cada um tem suas vantagens e desvantagens. Vai dizer pra mim que vc joga no Linux??? E outra coisa, o problema não é o Java, não é a linguagem, é o suporte dado a ela pelo navegador. Inúmeros sistemas web são desenvolvidos em Java e não precisam de plugins.
Sergio Hess
Tomara que essa medida faça com que diminua o uso desses plugins e eles sejam descontinuados.
Sergio Hess
E tomara que morram logo!
Sérgio Carvalho
A dificuldade é muito grande, acho que a principais dificuldades são as tecnologias adotadas e os métodos não eficientes.
Tiago Celestino
Acredito que Oracle deve lançar uma nova versão do Java.
Glauber Silva
Pois é, onde eu trabalho atendemos vários escritórios de contabilidade e já é uma batalha às vezes fazer Caixa e Receita funcionarem. Uma pena, vai ser uma opção a menos.
Rafael
Sites da Justiça, a exemplo o "PJe" da sistema da justiça do trabalho que aos poucos vem sendo implantado para que se torne obrigatório em todo território nacional. Trabalho com suporte para alguns advogados e já estou prevendo a treta lançada, só quero ver até aonde vai isso...
KappaKeepo

muito maior do que a Oracle arrumar o plugin pra ficar compatível...

crypt_script
muito maior do que a Oracle arrumar o plugin pra ficar compatível...
Exibir mais comentários