Início » Aplicativos e Software » ChatON, o app de mensagens da Samsung, será desativado aos poucos

ChatON, o app de mensagens da Samsung, será desativado aos poucos

Por
5 anos atrás

Você se lembra do ChatON, aquele aplicativo de mensagens da Samsung que concorre com o WhatsApp e vem pré-instalado em todos os smartphones da fabricante? Nem eu. Nem milhões de outras pessoas. Por isso, a Samsung decidiu que o serviço será desativado aos poucos, como parte de uma estratégia da empresa para reestruturar negócios não lucrativos.

Na verdade, considerando os números puros, até que o ChatON é grande: a quantidade de usuários chegou a 200 milhões e o aplicativo atualmente é usado em mais de 237 países e 67 idiomas. Além de estar presente nos smartphones da empresa que mais vende Androids no mundo, o ChatON ainda possui versões para iOS, BlackBerry e Windows Mobile (!).

chaton-samsung

Mas está claro que a quantidade de usuários ativos é menor — principalmente considerando o fato de quase todo mundo ignorar bloatwares, ao menos nos smartphones da Samsung. A empresa também precisa cortar gastos porque seus negócios não vão bem: as vendas do Galaxy S5 estão 40% abaixo do esperado e a participação nas vendas de smartphones despencou no último ano.

Falando ao Korea Times, a Samsung diz que o ChatON será atualizado em alguns países antes de ser totalmente desativado. Segundo um executivo, é improvável que o serviço seja cancelado em uma tacada só, já que ele teve boa aceitação em alguns mercados. Para a empresa, no entanto, “do ponto de vista dos negócios, o ChatON não é um negócio que pode mostrar uma melhoria no futuro”.

Mais sobre: ,