Nossa extensão alerta sobre ofertas falsas
e aplica cupons de desconto

Início » Ciência » Sonda da NASA acorda na semana que vem para encontrar Plutão

Sonda da NASA acorda na semana que vem para encontrar Plutão

Por
2 anos atrás
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

encounter

Completando oito anos de viagem interplanetária, a sonda New Horizons encerrará sua última hibernação no dia 6 de dezembro e se prepara para um encontro histórico com Plutão e suas luas. O objetivo da missão é caracterizar a geologia e a morfologia do ex-planeta (hoje considerado planeta-anão) e suas cinco pequenas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estige.

Desde o seu lançamento, em janeiro de 2006, a sonda teve 18 períodos de hibernação que variaram entre 32 e 202 dias. Segundo a NASA, o sistema de hibernação reduz o desgaste dos equipamentos além de reduzir custos operacionais. Nesses períodos, os operadores aproveitam para revisar os sistemas, regular instrumentos, recompilar dados científicos e ensaiar atividades para o esperado encontro com Plutão.

Se tudo se desenrolar como o esperado, já em janeiro de 2015 serão feitas as primeiras observações à distância que devem seguir até o final de julho. Por causa da sua grande velocidade, a New Horizons não entrará na órbita de Plutão quando estiver na máxima aproximação em 14 de julho de 2015. A operação de inserção orbital exigiria grandes quantidades de combustível para a frenagem, o que a torna impraticável.

A New Horizons é a primeira missão do programa New Frontiers da NASA e tem o custo de US$ 700 milhões previsto para o período de quinze anos, de 2001 até 2016. Curiosamente, além da tecnologia de ponta, a espaçonave carrega uma série de artefatos como moedas da Flórida, uma bandeira dos Estados Unidos e um pote com cinzas do cientista Clyde Tombaugh que descobriu Plutão em 1930 e faleceu em 1997.

Antes de chegar onde está agora, a 285.731.000 km de Plutão, a sonda sobrevoou a órbita de Marte em 2006, a de Júpiter em 2007, a de Saturno em 2008 e a de Urano em 2011. Após o sobrevoo em Plutão, a sonda parte em direção ao Cinturão de Kuiper para coletar informações de objetos ainda pouco estudados.

Com informações: IFLScience, New Horizons.

Mais sobre: ,
  • Rodolpho Freire

    Expectativa:

    “Após o sobrevoo em Plutão, a sonda parte em direção ao Cinturão de Kuiper para coletar informações de objetos ainda pouco estudados.”

    Realidade:

    “Após o sobrevoo em Plutão, a sonda parte em direção ao Cinturão de Kuiper para ser destroçada por asteroides.”

    • Tiago Gabriel

      Os asteroides ficam bem distantes uns dos outros, não é como no cinema que a nave tem que sair desviando deles pra não bater.

    • Luiz Ricardo Silveira

      É como o Tiago falou. Há um cinturão, pois a densidade de objetos ali é maior do que a de outras regiões do sistema solar, mas ainda assim é muito, muito baixa. A sonda pode transitar lá por centenas de anos, e provavelmente não encontrar um objeto sequer pela frente.

      • Leonardo Stringary

        O problema é,quem pode provar??? Já que tudo que sabemos se baseiam em hipoteses,numa dessas chegando lá tem at[é DRAGÕES kkkkkkkkkkkkkkk

        • Luiz Ricardo Silveira

          Como assim quem pode provar? Os telescópios servem para que? Não são hipóteses, são fatos.

          • Leonardo Stringary

            Ok,.um telescópio que visualizou a incríveis 285.731.000 km da terra,não posso ter uma certeza da exatidão de distancias de objetos das quais ele mostrou,se é que mostrou .

          • Diego Bruno

            O telescópio espacial Hubble, conseguiu capturar imagens da Nebulosa da Águia que fica aproximadamente 7000 anos-luz em relação à Terra e da galáxia do Olho Negro localizada a aproximadamente dezessete milhões de anos-luz, ele foi lançado em 1990 e vem contribuindo muito em varios campos da ciência.

          • Luiz Ricardo Silveira

            Colega, não encare sua ignorância como uma regra. Não é porque VOCÊ não sabe, que isto é uma regra a toda a humanidade.
            Estamos em um nível de tecnologia tal que astrônomos amadores conseguem filmar a sombra das luas de Júpiter em seu disco planetário. Eu mesmo fiz isso, e existem grupos no Facebook voltados especificamente para a troca de informações sobre isto. Imagine, com telescópios de 200, 300mm de diâmetro.

            Agora imagine o que um telescópio de 10 metros de diâmetro pode fazer, estando instalado nos melhores pontos de observação da terra.

            Não, não é especulação. Muito menos conspiração. É FATO.

  • Thiago

    “…a espaçonave carrega uma série de artefatos como moedas da Flórida, uma bandeira dos Estados Unidos e um pote com cinzas do cientista Clyde Tombaugh que descobriu Plutão em 1930 e faleceu em 1997.”

    Deviam ter colocado também um PS4 pros ET’s jogarem, já que obviamente entenderão perfeitamente tudo o que estiver contido na sonda! rsrs

  • Tales Cembraneli Dantas

    puxa…. esse cara nunca imaginou que seria o primeiro ser humano a deixar o sistema solar (depois de morto), mas mesmo assim será…

  • Matheus Nahkur

    “E suas cinco pequenas luas Caronte, Nix, Hydra, Cérbero e Estige.” Caronte tem metade do tamanho de Plutão e estuda-se considerá-los planetas binários.

    O mais importante: Se Mass Effect estiver certo, Caronte na verdade é um Mass Relay congelado e nos levará à Guerra do Primeiro Contato. =P

  • Uberdam Walker

    Será que ela vai acordar mesmo?

    • Leonardo Stringary

      SIM ela vai acordar e lutar por 20 centavos,depois dorme de novo rsrsrs

      • Uberdam Walker

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk