Início » Aplicativos e Software » Em breve, a interface de busca do Firefox ficará assim

Em breve, a interface de busca do Firefox ficará assim

Por
5 anos atrás

A Mozilla está mesmo bastante engajada nas buscas. Apenas alguns dias depois de trocar o Google pelo Yahoo como serviço padrão do Firefox (pelo menos nos Estados Unidos), a organização revelou uma interface que promete deixar as pesquisas a partir do navegador um pouco mais intuitivas.

Interface de busca - Firefox

O primeiro aspecto alterado deve ser notado apenas por quem utiliza a barra de busca do Firefox regularmente. Segundo a Mozilla, a nova interface faz com que as sugestões de termos para pesquisas ganhem destaque e apareçam de forma mais organizada.

A segunda novidade é mais evidente: ao digitar um termo, a caixa de pesquisa se expande para exibir, além das sugestões, uma lista para que o usuário escolha qual serviço de busca utilizar. As opções que aparecem ali são customizáveis e, se a pessoa simplesmente pressionar Enter, a busca será feita no mecanismo padrão do Firefox.

Interface de busca - Firefox

No modo atual, o usuário precisa primeiro escolher o serviço de pesquisa e somente então fazer a busca.

São mudanças pequenas, mas a Mozilla acredita que elas podem melhorar a experiência de uso e, consequentemente, fazer mais usuários preferirem buscas a partir do navegador. É como se a organização estivesse dizendo “faça buscas direto no Firefox porque é mais prático”.

Em seu comunicado, a própria Mozilla insinuou um exemplo em alusão à Wikipedia como opção de busca: “quantas vezes você já fez uma pesquisa na web já sabendo que o primeiro resultado será uma página da Wikipedia?”

Há boas razões para a organização estar tão focada neste aspecto. A mais crucial delas, provavelmente, é o fato de as buscas responderem por quase toda a receita que o navegador gera. Não é por menos que, na contramão do Chrome e do Internet Explorer, por exemplo, o Firefox exibe um campo específico para pesquisas até hoje.

A Mozilla não informou quando a nova interface será incorporada ao Firefox, mas deu a entender que não tardará muito para fazê-lo.