All4One Connect U220, a smartband da Netshoes

Pulseira inteligente tem visor OLED e monitoramento de sono por 199 reais

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 10 meses
all4one-connect-u220-review-abre

A Netshoes anunciou há duas semanas sua marca própria de produtos tecnológicos para melhorar a performance esportiva, a All4One. A nova marca chega com monitor cardíaco, balança inteligente, sensor de cadência e, como não poderia deixar de ser, uma smartband, a Connect U220. Com preço competitivo de 199 reais, é mais uma opção para quem deseja monitorar sua atividade esportiva e qualidade do sono.

Mas será que a All4One Connect U220 é uma boa opção de pulseira inteligente? Depois de duas semanas usando a smartband, deixo minhas impressões nos próximos parágrafos.

Design

all4one-connect-u220-horario

Para uma pulseira de 199 reais, abaixo da média do mercado, a Connect U220 causa uma boa primeira impressão por causa da pequena tela OLED, um item inexistente nos principais concorrentes, como a Fitbit Flex, a Jawbone Up e a Sony SmartBand SWR10. O fato da Connect U220 possuir um display também significa que ela funciona como um relógio, mostrando a hora, data e nível de bateria.

Funciona até como relógio

A parte inteligente, onde estão o display e todos os sensores, pode ser diretamente conectada a uma porta USB para recarregar a bateria — que, comigo, tem aguentado de quatro a cinco dias. A pulseira que acompanha o produto está disponível na cor preta, mas a Netshoes também vende uma pulseira de outra cor por 29 reais. O fecho metálico é fácil de encaixar e a pulseira é confortável no pulso.

all4one-connect-u220-passos

Um problema gerado pelo fato do núcleo da Connect U220 estar totalmente exposto é que você acumulará alguns riscos caso esbarre o pulso acidentalmente em alguma parede, assim como aconteceria com um relógio — mas, como o sensor é feito de um plástico com acabamento brilhante, os arranhões ficam ainda mais visíveis.

Funções

Um sensor de temperatura é bom, caso funcione bem

Há apenas um botão, ao lado da tela, que alterna entre várias informações: relógio, número de passos, temperatura corporal, calorias queimadas e pressão atmosférica. Ponto positivo! É bem mais prático simplesmente apertar um botão do que pegar o smartphone e abrir o aplicativo só para ver quantos passos você deu. Mantenha o botão pressionado e a pulseira entrará no modo noturno, para monitorar seu sono.

No entanto, as muitas informações também são um ponto negativo. Começando pela temperatura: o sensor parece incapaz de fazer a medição corretamente. Neste momento, a pulseira mostra uma temperatura de 31,8 ºC. Como a temperatura atual em São Paulo é de 24 ºC e a temperatura corporal humana fica em torno dos 37 ºC, é difícil acreditar na pulseira. Durante as duas semanas de uso, não vi uma medição acima dos 35 ºC.

all4one-connect-u220-temperatura
all4one-connect-u220-pressao

A indicação da pressão atmosférica é algo que não tem a menor razão de ser. Com essa informação em mãos, é possível descobrir as diferenças de elevação de superfície, mas não acredito que um ser humano fará a conta usando apenas o cérebro. Esta poderia ser apenas uma informação interna, para ser usada pelo aplicativo — do jeito que está implementada, serve apenas para desgastar o botão.

Segundo a Netshoes, a Connect U220 possui certificação IPX5, o que significa que a pulseira irá resistir a pequenos jatos de água. Em outras palavras, você não deverá ter problemas com chuvas enquanto estiver fazendo um exercício ao ar livre, mas precisará retirar a pulseira quando for nadar ou tomar banho.

Software

all4one-connect-app
O All4One parou. Forçar fechamento?

Quando a Netshoes liberou as primeiras versões do aplicativo da All4One, eu nunca havia visto algo tão mal desenvolvido: a sincronização do horário sequer funcionava, o monitoramento de sono não registrava absolutamente nada, o ranking tinha apenas função estética, não havia a opção de configurar o alarme e as frustrantes mensagens de erro eram muito mais frequentes que o aceitável.

Depois de alguns dias, o aplicativo melhorou significativamente, mas ainda não é o que eu chamaria de bom. Além do fato de me deslogar frequentemente, sem motivo aparente, às vezes a pulseira não é encontrada, e já presenciei uma atividade registrada indevidamente (como quando fiz algumas horas de musculação enquanto dormia). Os muitos botões espalhados pela interface também não colaboram com a usabilidade, e as várias telas de tutoriais espalhadas pelo aplicativo só reforçam que algo não está certo.

Eu senti falta de informações essenciais (ou talvez não tenha sido capaz de encontrá-las), como o histórico de passos e calorias queimadas. Como esses dados são reiniciados pela pulseira sempre que um novo dia começa, seria bom tê-los registrados para consulta posterior, assim como fazem todos os outros aplicativos do gênero.

Uma das funções legais do aplicativo da All4One são as informações de sono. Em conjunto com o sensor de movimentos da pulseira, é possível descobrir quanto tempo você demorou para cair no sono, quanto tempo dormiu profundamente ou teve sono leve e quantas vezes acordou durante a noite. É bem interessante saber como você faz uma atividade que ocupará, provavelmente, um terço de toda a sua vida.

Tudo sobre seu sono, uma atividade que ocupa 1/3 do seu tempo.

Também relacionado ao sono, a Connect U220 usa o motor de vibração para o recurso de despertador. Esta é uma função que acompanha a maioria das pulseiras do gênero, e pode ser uma boa ideia se você quiser acordar cedo sem incomodar o parceiro com toques barulhentos. Basta abrir o aplicativo, escolher o horário, sincronizar as informações com a pulseira e dormir tranquilo.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo se integra com outros produtos da All4One, como a balança inteligente Connect Care (249 reais). Usando quatro pilhas AA e Bluetooth integrado, ela permite que você acompanhe seu peso, hidratação, massa muscular, porcentagem de gordura e outros dados úteis da sua composição corporal. Para uma balança inteligente, o preço também está interessante.

Conclusão

all4one-connect-u220-pulso

Custando 199 reais, a All4One Connect U220 é uma das smartbands mais acessíveis do mercado, tendo um preço muito menor que o de opções mais conhecidas, como a Sony SmartBand SWR10 (399 reais) e a Jawbone UP24 (inexplicáveis 899 reais na Apple Store). A existência de um display próprio para exibir o horário e outras informações é um belo ponto positivo.

Um produto beta que talvez fique pronto em breve.

No entanto, está claro que a pulseira inteligente da Netshoes ainda é um produto beta. É sempre bom ver empresas nacionais se arriscando em novos mercados, mas algumas escolhas estranhas de design e falhas de funcionamento, como a indicação de pressão atmosférica na tela, o ineficiente sensor de temperatura e o aplicativo bugado denunciam que a Connect U220 foi lançada antes de estar pronta ou não houve tanto zelo assim durante o desenvolvimento.

Por enquanto, a Connect U220 é uma aposta para o futuro; é aquele produto do “se”. Se você não se incomodar com a temperatura errada, se você acreditar que o aplicativo irá melhorar com o tempo, se você quiser apenas uma pulseira simples para monitorar sua atividade e se você deseja gastar pouco, talvez fique satisfeito com a compra. Caso contrário, a ideia de gastar mais dinheiro em uma Sony SmartBand SWR10 ou uma Fitbit Flex ainda parece mais interessante.

Receba mais sobre Netshoes na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados