A Samsung lançou nesta terça-feira (2) dois novos modelos de impressoras da linha Smart ProXpress, voltadas para o mercado corporativo. Seriam apenas mais dois equipamentos grandes e caros, não fossem por alguns detalhes: eles rodam Android, têm hardware de tablet, fazem autenticação por NFC e usam suprimentos com capacidade para até 100 mil impressões. Mas para que serve uma impressora com Android?

Simplificando a coisa, a M4580FX e a M5370LX são multifuncionais monocromáticas a laser com uma espécie de tablet acoplado. O painel tem um touchscreen capacitivo de 10,1 polegadas que mostra ícones e widgets para as diversas funções da impressora, como cópia de documentos, nível de suprimentos, situação dos trabalhos de impressão e até um navegador, olha só:

samsung-impressora-android-navegador

O fato das impressoras rodarem Android também significa que você pode dispensar um computador quando precisar imprimir um documento: simplesmente espete um pendrive na porta USB, abra o arquivo na própria impressora, faça as edições necessárias e toque no botão de impressão. Ou, caso tenha um smartphone Android com NFC, melhor ainda: encoste o aparelho na impressora e imprima o arquivo.

Embora sejam impressoras bem diferentes das que você compraria para usar em casa, tudo é bastante familiar, até porque a interface é a controversa TouchWiz, que está presente nos smartphones e tablets da Samsung e que você, certamente, já teve contato alguma vez na vida. Com Android 4.2.2 Jelly Bean, o sistema operacional é um pouco antigo, mas… bom, estamos falando de uma impressora.

samsung-impressora-android-m4580fx
samsung-impressora-android-copia
samsung-impressora-android-bandejas
samsung-impressora-android-touchwiz
samsung-impressora-android-hands
samsung-impressora-android-suprimentos
samsung-impressora-android-about

As impressoras podem ser conectadas na rede e acessam a internet, então é possível imprimir páginas da web e baixar documentos da nuvem sem precisar fazer muito esforço. O processador tem dois núcleos de 1 GHz e as unidades de imagens compatíveis com ambos os modelos duram até 100 mil páginas. Como não há acesso ao Google Play, você dificilmente vai conseguir jogar Angry Birds na impressora, mas a Samsung lançará no primeiro semestre de 2015 uma loja dedicada a aplicativos de impressão.

O modelo M4580FX é o mais simples, com 1 GB de RAM, 45 páginas por minuto, ciclo de trabalho mensal de 200 mil imagens e capacidade para 2.300 folhas; o toner de alto rendimento dura 40 mil páginas. Já o M5370LX tem 2 GB de RAM, imprime até 53 páginas por minuto, possui ciclo de trabalho mensal de 300 mil imagens e tem capacidade máxima de entrada de 3.140 folhas.

A M4580FX tem preço sugerido de R$ 4.919, enquanto a M5370LX pode ser adquirida por R$ 5.999. Como as impressoras têm foco corporativo, elas não serão vendidas no varejo, e os valores dependem de negociações das empresas diretamente com a Samsung.

Atualizado às 14h47 com os preços das impressoras.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados