Tecnoblog
Razão Social Xiaomi Technology Co., Ltd.
Fundação 6 abril, 2010
Yingu Mansion, Pequim, China
Website Oficial mi.com

Xiaomi

A Xiaomi é uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, conhecida principalmente por seus smartphones de baixo custo. A empresa foi fundada na China em 2010 por Lei Jun, atual CEO e a 25ª pessoa mais rica do país, segundo a revista Forbes.

O nome da marca vem da combinação “Xiao” (pequeno em mandarim) e Mi (arroz em mandarim). Apesar de nunca ter sido confirmado, rumores sugerem que a escolha do nome deve-se ao objetivo da Xiaomi de estar tão presente na vida das pessoas como o arroz.

A proposta inicial da empresa era bem simples: vender smartphones bons e baratos através da internet, aplicando uma ótima estratégia de marketing nas redes sociais para atrair os consumidores.

Em novembro de 2014, a Xiaomi tornou-se a empresa recém-criada de tecnologia mais valiosa do mundo após ter recebido US$ 4,1 bilhões de financiamento, aumentando sua valorização para mais de US$ 46 bilhões. Em outubro de 2020, a chinesa ultrapassou a Apple no ranking de maiores fabricantes de celulares do mundo, obtendo a terceira posição e ficando atrás apenas de Samsung e Huawei.

O primeiro produto da marca foi lançado em abril de 2010. Tratava-se da primeira versão da MIUI, uma interface personalizada baseada no Android 2.2 Froyo e que até hoje é atualizada.

Quanto ao primeiro smartphone, ele chegou ao mercado em agosto de 2011 como Xiaomi Mi 1. Esse modelo foi o primeiro da China com processador dual-core e preço bem abaixo da concorrência. Desde então, a Xiaomi já lançou outros celulares mais potentes, todos registrando um imenso sucesso.

Além do setor mobile, a Xiaomi também atua em outras áreas da indústria, com produtos para casa inteligente, televisores, smartwatches, impressoras, câmeras de segurança, notebooks e muito mais.

Continue lendo »

Tudo sobre Xiaomi