Início » Antivírus e Segurança » ICANN sofre ataque e informações são comprometidas

ICANN sofre ataque e informações são comprometidas

Por
5 anos atrás

A ICANN, entidade que controla a distribuição de números IP e nomes de domínio da internet, anunciou que sofreu um ataque hacker no final de novembro. Segundo o órgão, os invasores conseguiram obter informações, como endereços de email e números de telefone, do Centralized Zone Data Service (CZDS), usado pelas empresas de registro de domínios.

Pelo que a ICANN informou, a falha foi humana: os funcionários forneceram suas informações de acesso após receberem emails falsos que se passavam por mensagens da própria ICANN. Acreditando que os emails realmente tivessem sido enviados pela entidade, vários funcionários tiveram senhas comprometidas, permitindo que os hackers acessassem dados confidenciais em outros sistemas.

icann-logo

No CZDS, os dados acessados ilegalmente incluem “cópias de arquivos de zona de domínios no sistema, bem como as informações inseridas pelos usuários, como nome, endereço físico, endereço de email, números de fax e telefone, nome de usuário e senha”. A ICANN diz que as senhas são armazenadas de maneira criptografada, mas desativou as combinações afetadas por precaução.

O problema foi descoberto no início de dezembro. A ICANN não informou quão sensíveis eram os dados acessados; o Ars Technica diz que eles podem incluir detalhes de novas terminações de domínios que ainda não foram divulgados publicamente e informações confidenciais sobre o sistema de endereços da internet — pelo menos por enquanto, donos de domínios não precisam se preocupar.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários.