Como ser verificado no Instagram? Veja os requisitos para ter o selo azul

Tutorial ensina a pedir o verificado do Instagram de graça ou pagar para conseguir o selo azul por meio do Meta Verified; saiba em qual você se encaixa

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Logo do Instagram com ícone do selo azul de verificado (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Assinatura do Meta Verified dá ao usuário o selo de verificado por R$ 55 por mês (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O verificado do Instagram é um selo azul que representa a presença autêntica de uma pessoa ou marca na rede social. Dá para ser verificado de duas formas: a partir do formulário gratuito ou assinando o Meta Verified.

Enquanto o Meta Verified pode ser assinado por quase qualquer pessoa que queira se tornar verificada no Instagram, a verificação gratuita exige critérios mais rigorosos – ser uma pessoa notória, por exemplo.

O selo de verificação do Instagram serve para sinalizar aos usuários que aquela conta teve a identidade verificada pela plataforma. Esse selo aparece ao lado do nome de usuário da conta, em qualquer lugar da rede social.

Contudo, ser verificado no Instagram não significa que a rede social apoia ou reconhece figuras públicas ou marcas.

A seguir, veja como ser verificado no Instagram:

Como pedir o verificado ao Instagram sem pagar

Você pode ser verificado de graça no Instagram ao preencher um formulário disponível no app da rede social. Contudo, é importante lembrar que a solicitação não garante que seu perfil ganhará o selo azul.

1. Abra seu perfil no Instagram

Use o celular Android ou o iPhone para abrir o aplicativo do Instagram e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito da tela, para acessar seu perfil na rede social.

Print do aplicativo do Instagram indica como acessar o próprio perfil na rede social

2. Acesse o menu “Configurações e privacidade” do Instagram

Toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para acessar o menu principal do Instagram. Selecione a opção “Configurações e privacidade” para continuar.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como acessar o menu "Configurações e privacidade"

3. Toque em “Tipo e ferramenta da conta” do Instagram

Desça a tela do app do Instagram até encontrar a seção “Para Profissionais” e toque na opção “Tipo e ferramenta da conta”. No caso de contas comerciais, esse botão aparece com o texto “Ferramentas e controles para criadores de conteúdo”.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como acessar a opção "Tipo e ferramentas da conta"

4. Abra o formulário de solicitação do selo de verificado do Instagram

Toque na opção “Solicitar Verificação” para acessar o formulário para pedir o selo verificado do Instagram.

Print do aplicativo do Instagram indica como solicitar verificação

5. Preencha a solicitação de verificação do Instagram

O formulário de solicitação para ser verificado no Instagram é dividido em três partes:

  • Etapa 1 – Confirmar autenticidade: você deve informar seu nome de usuário, seu nome completo e enviar a foto de um documento que prove que os seus dados ou da marca são reais;
  • Etapa 2 – Confirmar notabilidade: você deve apresentar detalhes que indiquem que seu perfil é de interesse público para uma determinada categoria, região ou país;
  • Etapa 3 – Links opcionais: adicione links de artigos, contas em outras redes sociais ou com informações que reforcem que seu perfil é de interesse público.
Prints do aplicativo do Instagram indicam os campos que precisam ser preenchidos no formulário de solicitação de verificação

6. Envie o formulário de solicitação de verificação do Instagram

Após preencher o formulário, toque no botão azul “Enviar”, na parte inferior da tela, para avançar. Quando aparecer a mensagem “Solicitação enviada”, toque no botão azul “Concluir”, na parte inferior, para finalizar o processo.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como enviar a solicitação de verificação

Como ser verificado no Instagram pelo Meta Verified

O Instagram tem uma opção de “verificado pago” através do Meta Verified. Ele pode ser assinado pelo próprio app da rede social ao seguir os passos a seguir:

1. Acesse seu perfil no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular e toque no ícone com a sua foto, no canto inferior direito, para acessar seu perfil na plataforma.

Print do aplicativo do Instagram indica como acessar o próprio perfil na rede social

2. Toque em “Meta Verified” no menu do Instagram

Toque no ícone com três riscos na horizontal, no canto superior direito, para abrir o menu do Instagram. Então, selecione a opção “Meta Verified” para continuar.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como acessar o Meta Verified

3. Veja os recursos do Meta Verified do Instagram

Você verá uma página que apresenta os recursos do Meta Verified. Após ler as informações, toque em “Avançar”, na parte inferior da tela, para seguir com o processo para obter o selo de verificado do Instagram.

Print do aplicativo do Instagram mostra os benefícios da assinatura Meta Verified

4. Escolha o perfil que será verificado pelo Instagram

Caso você tenha mais de uma conta adicionada à Central de Conta da Meta, selecione o perfil que você pretende ter o verificado no Instagram e toque em “Cadastre este perfil”.

Print do aplicativo do Instagram mostra como escolher um dos perfis da Central de Contas da Meta

5. Conclua a assinatura para ser verificado do Instagram

Confirme os dados do perfil do Instagram e o valor da assinatura do Meta Verified. Toque no botão azul “Pagar para receber benefícios”, na parte inferior da tela, para avançar e realizar o pagamento no Google Play (no Android) ou na App Store (no iPhone).

Importante: após o pagamento, você deve enviar a foto de um documento oficial de identidade. Depois, aguarde até 48 horas para obter o selo de verificado do Instagram.

Prints do aplicativo do Instagram indicam como concluir a assinatura do Meta Verified

O que é necessário para ser verificado no Instagram?

Para ter um perfil com o selo de verificado gratuito do Instagram é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser um perfil público com uma bio completa com foto de perfil e ao menos um post;
  • Representar uma pessoa real, uma empresa ou entidade notória. Perfis dedicados a animais de estimação também são elegíveis;
  • Ser a única presença da pessoa ou marca no Instagram.

Para fazer a assinatura do Meta Verified e obter selo de verificação do Instagram é necessário:

Existe mínimo de seguidores para ser verificado no Instagram?

O Instagram não exige uma quantidade mínima de seguidores para o perfil ser verificado. Entretanto, esse número pode ter influência na notoriedade da conta ao pedir o selo de verificado de gratuito do Instagram.

Quanto custa comprar o selo pelo Meta Verified?

A assinatura mensal do Meta Verified custa R$ 55,00. O valor é cobrado na fatura do cartão de crédito usado na App Store ou Play Store.

Quanto tempo demora a verificação do Instagram?

A solicitação do selo de verificação gratuito do Instagram tem um prazo de até 30 dias para o envio da resposta (positiva ou negativa). Com a assinatura do Meta Verified, a verificação do perfil pode ocorrer em até 48 horas.

Por que minha conta não pode ser verificada no Instagram?

Certas questões podem impedir sua conta do Instagram de ser verificada. Algumas delas são:

  • Perfil privado: apenas perfis públicos são elegíveis para receber o selo de verificado;
  • Conta não autêntica: o Instagram entende que o perfil não representa uma pessoa, uma empresa ou entidade real;
  • Bio e perfil incompletos: a conta não apresenta informações, fotos ou teve atividades suficientes para provar a sua autenticidade;
  • Baixa notoriedade: a pessoa ou marca do perfil não possui amplo nível de reconhecimento entre os usuários do Instagram;
  • Violação das Diretrizes da Comunidade: o perfil não cumpre o conjunto de regras imposta pela plataforma.

Existe alguma vantagem de ter o verificado no Instagram?

O verificado do Instagram amplia a credibilidade do perfil. Seja obtido de forma gratuita ou com a assinatura Meta Verified, o selo garante a autenticidade da conta. Além disso, o recurso ajuda a conta ter melhor desempenho de engajamento e se destacar nas interações (curtidas e comentários).

Quais as vantagens de assinar o Meta Verified no Instagram?

A assinatura Meta Verified do Instagram oferece alguns benefícios extras:

  • Suporte prioritário: o assinante consegue falar com o Instagram por bate-papo se precisar solucionar eventuais problemas com a conta;
  • Proteção da conta: há um monitoramento constante do perfil para evitar possíveis casos de falsificação de identidade;
  • Recursos exclusivos: a assinatura oferece figurinhas exclusivas que podem ser usadas no Stories e no Reels do Instagram.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados