Início » Celular » Samsung começa a produzir RAM LPDDR4 de 4 GB para o seu próximo smartphone

Samsung começa a produzir RAM LPDDR4 de 4 GB para o seu próximo smartphone

Por
5 anos atrás

Um ano depois de desenvolver o primeiro chip de memória LPDDR4 com capacidade de 8 gigabits do mercado, a Samsung anunciou nesta terça-feira (23) que iniciou a produção em massa do componente. Ele permitirá que seu próximo smartphone ou tablet tenha até 4 GB de RAM, ultrapassando a barreira dos 3 GB encontrados nos Androids mais caros.

Esses chips LPDDR4, que trabalham a 1,1 volts e são fabricados em 20 nanômetros, consomem menos energia e possuem desempenho superior. Em relação ao LPDDR3, usado na maioria dos smartphones topo de linha atuais, a economia chega a 40%, enquanto a velocidade aumenta até 50%.

samsung-lpddr4

No comunicado oficial, a Samsung afirma que as novas memórias LPDDR4 para dispositivos móveis chegam a ser mais rápidas que a RAM encontrada nos desktops e servidores: os chips atingem taxas de transferência de até 3.200 Mb/s, o dobro de uma memória DDR3 convencional.

Para que serve tanta memória em um smartphone? A Samsung diz que, ao lançar os novos chips, está contribuindo para a produção de aparelhos com telas grandes e resolução 4K. E para que servem tantos pixels em uma tela de dispositivo móvel? Não sei. Mas já existe tecnologia para isso — a Japanese Display revelou em abril uma tela IPS de 10,1 polegadas com a absurda resolução de 3840×2160 pixels.

Os novos chips de 8 Gb começam a ser distribuídos pela Samsung ainda neste ano, nas combinações de 2 GB e 3 GB. O conjunto com 4 GB de RAM será fornecido para as fabricantes no início de 2015.

Mais sobre: ,