Início » Jogos » PSN e Xbox Live saem do ar devido a suposto ataque

PSN e Xbox Live saem do ar devido a suposto ataque

Avatar Por

Um grupo de hackers autointitulado Lizard Squad prometeu tirar as redes de jogos do PlayStation e Xbox do ar no Natal deste ano. Ao que parece o grupo cumpriu a promessa e jogadores de ambas as plataformas passaram a enfrentar problemas para jogar seus games online nas últimas horas. O grupo não revelou ainda o motivo do ataque, mas segundo o Polygon, este grupo também arquitetou outros ataques este ano, incluindo uma ameaça de bomba que desviou um avião usado por um executivo da Sony.

ps4-conexao-perdida

Gamers relatam em redes sociais os erros que estão vendo. Para quem tem um PlayStation 3, ao tentar logar na PSN eles recebem uma tela de erro dizendo que o usuário foi deslogado da rede junto com um número de erro. Os donos do console portátil da Sony, o PlayStation Vita, recebem uma mensagem diferente, dizendo que a rede está em manutenção. E quem tem um PS4 recebe o aviso apenas de que a conexão com o servidor foi perdida, como mostrado acima. Embora as mensagens de erro variem bastante, o efeito em todas é o mesmo em todas: ninguém consegue jogar online na plataforma.

Quem tem um console Xbox também relata que as mensagens de erro ao tentar logar na rede variam bastante, indo desde "Problemas com o serviço do Xbox", "Alguns conteúdos estão temporariamente indisponíveis" até "Perda de pacotes de dados alta". O problema acontece tanto no Xbox One quanto o Xbox 360, e junto com a Xbox Live, o site Xbox.com também saiu do ar.

xbox-erro

A página de status da Xbox Live diz que o serviço está indisponível para o Xbox One e na plataforma Xbox em outros sistemas (isso é, antes de sair do ar junto com a Xbox Live). Já a Sony publicou no perfil oficial do PlayStation no Twitter que seus engenheiros estavam investigando o motivo da queda mas não deu mais detalhes do motivo. Nenhuma das empresas confirmou, no entanto, que a queda das suas redes foram devido a um ataque.

Este post será atualizado com mais informações assim que tivermos mais detalhes.

Atualização às 21:17 | A Xbox Live parece estar de volta, porém ainda de forma limitada, ou seja: alguns usuários podem conseguir logar e outros não. Já a PSN ainda está listada como "offline" na página de suporte do PlayStation.

Atualização às 9:35, 26/12 | As duas redes continuam com problemas de conectividade, embora o ataque à elas já tenham aparentemente terminado, graças à bondade de Kim Dotcom, que deu 3 mil contas premium do Megaupload para o grupo de hackers. Afinal de contas, recompensar pessoas que tiraram do ar um serviço legítimo apenas por brincadeira era exatamente a coisa certa a fazer.

Com informações: The Verge | Crédito das imagens: Bruno Armanelli e Guilherme Magalhães.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jorge victor
namoral eles tinham que rackear a psn ea live para a sony e microsoft aprenderem a proteger melhor as partidas online desses rackers que nao tem o que fazer
jorge victor
porcaria meu xbox one custou 2.300 rs e eu vi escrito num papelzinho que de emposto o xbox one tem 1200rs isso e um absurdo
João Silverado
Por este lado, e bem isso mesmo.
Tiago "The Portal" Soares
"Afinal de contas, recompensar pessoas que tiraram do ar um serviço legítimo apenas por brincadeira era exatamente a coisa certa a fazer."

Até concordo que não é certo recompensar criminosos (sim, criminosos, independente de qualquer erro ou ato contraventor da Sony, eles estão errados - e dois errados não fazem um certo), mas se essa atitude do Kim Dotcom realmente amenizou o ataque, ela serve como indicativo que não há nenhum "motivo nobre" por trás dos ataques. Não há nenhuma ideologia se ela pode ser comprada contas premium...
Marlon
Claro que é ridículo. Existem várias técnicas de defesa contra ataques DDoS, pode até ser difícil responder a um ataque inicial, mas ficar pelo menos 4 horas sob ataque sem reagir é f***.
Marlon J Anjos
Claro que é ridículo. Existem várias técnicas de defesa contra ataques DDoS, pode até ser difícil responder a um ataque inicial, mas ficar pelo menos 4 horas sob ataque sem reagir é f***.
Leonardo Stringary
Enquanto isso dxei meu xbox one de lado e to jogando wii-u,NINTENDO master race ou esquecida pela humanidade???? rsrsrs
Bruno Magalhães Vianna
Talvez porque se for no governo é mais arriscado. Eles seriam procurados pelo próprio FBI, interpol e toda a rede de inteligência e seriam presos na mesma hora...

Pode ser por isso que os Hackers evitam atacar o governo, já que este têm mais poder do que a sony ou microsoft.
mrhertz
porque o governo entra com bala.... simples.
Marcelo Canha
só indo pescar........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tiago
Que filhos da puta!
Andriw
Concordo plenamente contigo. Essas empresas poderiam utilizar algo em suas redes para identificar o tráfego "ruim", como as prestadoras de banda larga fazem para limitar o uso de suas redes com downloads pesados, e impedir ataques do tipo DDoS e outros, evitando deixar seus serviços indisponíveis.
Mas não vemos acontecer isso porque só temos duas opções, ou Xbox ou PSN, e isso faz com que as empresas se preocupem menos com a disponibilidade de seus serviços, haja visto que isso implica em gastar muita grana com um tipo de segurança que não lhe dará retorno.
Vinicius Revan
Grande merda..aheuaheuahea... e aposto que foi chorar la no twitter do kra... XD
douglas Costa Marques
A psn tbm ta assim mais é um saco fazer isso
douglas Costa Marques
Tbm concordo com Joao Silverado não tem nada de ridículo so acho que eles poderiam utilizar melhor seus dons e conhecimentos infernizando os governos.
Caio Barros
Ás vezes, empresas subjugam governos inteiros ou os destroem...
Abraão Caldas
Na realidade a Xbox livre está com conectividade limitada, com insistência você consegue conectar. Depois de um tempo eu consegui :)
João Silverado
Qualquer serviço ou site podem sofrer estes ataques em massa que derrubam a rede. Isso não é novidade nenhuma e não tem nada de ridículo. Quer dizer, tem sim, já que estes hackers tem este poder, pq não infernizam os governos? Seria melhor né?
Marlon
Chega a ser ridículo a Live e a PSN ficarem reféns de hackers.
Marlon J Anjos
Chega a ser ridículo a Live e a PSN ficarem reféns de hackers.
Emanuel Laguna
Indiretamente o meu PS Vita ficou famoso! :) :D
Pedro Maich
Não se é porque não saí, mas to jogando normalmente na Live.
Felipe Domingues
Até quando esses serviços vão sofrer com ataques DDOS?
Felipe Domingues ?
Até quando esses serviços vão sofrer com ataques DDOS?

Raony Rodrigues
Todo ano a mesma coisa!