Início » Jogos » PSN e Xbox Live saem do ar devido a suposto ataque

PSN e Xbox Live saem do ar devido a suposto ataque

Por
5 anos atrás

Um grupo de hackers autointitulado Lizard Squad prometeu tirar as redes de jogos do PlayStation e Xbox do ar no Natal deste ano. Ao que parece o grupo cumpriu a promessa e jogadores de ambas as plataformas passaram a enfrentar problemas para jogar seus games online nas últimas horas. O grupo não revelou ainda o motivo do ataque, mas segundo o Polygon, este grupo também arquitetou outros ataques este ano, incluindo uma ameaça de bomba que desviou um avião usado por um executivo da Sony.

ps4-conexao-perdida

Gamers relatam em redes sociais os erros que estão vendo. Para quem tem um PlayStation 3, ao tentar logar na PSN eles recebem uma tela de erro dizendo que o usuário foi deslogado da rede junto com um número de erro. Os donos do console portátil da Sony, o PlayStation Vita, recebem uma mensagem diferente, dizendo que a rede está em manutenção. E quem tem um PS4 recebe o aviso apenas de que a conexão com o servidor foi perdida, como mostrado acima. Embora as mensagens de erro variem bastante, o efeito em todas é o mesmo em todas: ninguém consegue jogar online na plataforma.

Quem tem um console Xbox também relata que as mensagens de erro ao tentar logar na rede variam bastante, indo desde “Problemas com o serviço do Xbox”, “Alguns conteúdos estão temporariamente indisponíveis” até “Perda de pacotes de dados alta”. O problema acontece tanto no Xbox One quanto o Xbox 360, e junto com a Xbox Live, o site Xbox.com também saiu do ar.

xbox-erro

A página de status da Xbox Live diz que o serviço está indisponível para o Xbox One e na plataforma Xbox em outros sistemas (isso é, antes de sair do ar junto com a Xbox Live). Já a Sony publicou no perfil oficial do PlayStation no Twitter que seus engenheiros estavam investigando o motivo da queda mas não deu mais detalhes do motivo. Nenhuma das empresas confirmou, no entanto, que a queda das suas redes foram devido a um ataque.

Este post será atualizado com mais informações assim que tivermos mais detalhes.

Atualização às 21:17 | A Xbox Live parece estar de volta, porém ainda de forma limitada, ou seja: alguns usuários podem conseguir logar e outros não. Já a PSN ainda está listada como “offline” na página de suporte do PlayStation.

Atualização às 9:35, 26/12 | As duas redes continuam com problemas de conectividade, embora o ataque à elas já tenham aparentemente terminado, graças à bondade de Kim Dotcom, que deu 3 mil contas premium do Megaupload para o grupo de hackers. Afinal de contas, recompensar pessoas que tiraram do ar um serviço legítimo apenas por brincadeira era exatamente a coisa certa a fazer.

Com informações: The Verge | Crédito das imagens: Bruno Armanelli e Guilherme Magalhães.