A Samsung anunciou nesta quinta-feira (1º) que todas as Smart TVs lançadas pela empresa em 2015 serão equipadas com uma nova plataforma baseada no Tizen. É uma saída para o sistema operacional que está tendo uma vida difícil nos smartphones: o Samsung Z, que teve o lançamento adiado inúmeras vezes, finalmente foi marcado para aparecer no terceiro trimestre na Rússia… até ser adiado novamente.

A nova plataforma possui um Smart Hub com interface renovada, que exibe os conteúdos mais recentes e as recomendações personalizadas. Além disso, a Samsung facilitou a conexão com seus próprios aparelhos: é possível conectá-los à TV com apenas um clique, e a própria TV se encarrega de procurar automaticamente dispositivos usando Bluetooth de baixo consumo.

samsung-tizen-tvs

Também haverá integração com os serviços de terceiros e da própria Samsung, como o Samsung Sports Live, que exibe na tela informações relacionadas ao jogo que você estiver assistindo; o Samsung Milk Video, de streaming de vídeos; e o PlayStation Now, para você jogar por streaming títulos do PlayStation 3 mesmo sem ter o console, bastando parear um controle DualShock 4 com a TV.

Como as Smart TVs com Tizen ainda não foram lançadas, não sabemos exatamente como ficou a nova plataforma na prática. Mas esta pode ser uma boa notícia especialmente para quem acha a plataforma atual da Samsung lenta e travada: a LG renovou suas Smart TVs com o webOS e, embora ele não seja perfeito, é o melhor sistema operacional para TVs com que já tive contato até o momento. Descobriremos se o Tizen também atende as expectativas na semana que vem, durante a CES 2015.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Max Egito Curcino
Você está meio errado meu filho, o segmento de televisores é bem diferente do de Smartphones, o WebOS da LG é o melhor sistema operacional que existe, pois ele é muito leve e fluido, e sobre a compatibilidade com os serviços do Google é completa, e até a própria Google sabe do potencial da LG neste mercado, por isso que a LG é lider no Brasil e inúmeros mercados no segmento de televisores. Pois até o GOOGLE desenvolve aplicativos para as TVS da LG como é o caso do Google Play Filmes.
Max Egito Curcino
LG no segmento de TV é TOP e bem melhor que essa cópia aí da Samsung
Bruno Sousa
Alberto, qual o modelo da sua TV Philips?
Leonardo Sb
Tenho uma tv Sony XBR9 (melhor imagem de tv que já vi) ligada a um pc I7 Placa de vídeo dedicada NVídia Geforce gamer, placa mãe para game ASUS, Teclado sem fio com pad Logitech, não há tv Smart que compare.
Patrick Ribeiro Gera
com certeza!
Thiago
existe a possibilidade de trocar um So ( sistema operacional ) de uma smart tv ?
Daniel Smith

Cada marca está usando um sistema operacional diferente. Samsung e LG tem sistemas próprios. Esse post aqui fala um pouco sobre isso: http://www.psafe.com/blog/s...

Denilson Rocha
Engrosso o coro dos que acreditam que as Smart TV's perderam sua chance. Também a fragmentação e, principalmente, a rápida obsolescência para um dispositivo caro, como bem alegou alguém aqui nos comentários, são uma pá de terra no conceito. Não vou confiar em atualizações e/ou construção de ecossistema "do zero" de um gadget desse porte de NENHUM desses fabricantes (o início da Era dos Smartphones já nos ensinou essa lição). Também não acredito no Android em si embarcado nas TV's, pelo mesmo motivo. Caixinhas, media centers, dongles, redes domésticas ou espelhamento direto com dispositivos mais maduros: isso é o que há! Procedimentos quase sempre bem mais baratos, ágeis, com mais apps e, se a relação com a TV fica obsoleta, troca-se o mini gadget e não a big tela. Aliás, resumindo, é isso: TV's tem que baixar a bola e voltar a ser o que são: TELAS!. Com o maior número de entradas possível. E que durem muitos anos. By the way, possa ser que os Web OS e Tizens da vida se tornem padrão e não existam "Smart TV's" (como algo diferenciado), apenas TV's, todas com OS. Eu mesmo vou comprar uma LG com WebOS, mas não por causa dele. O preço já não está tão diferente de uma TV comum. Mas não vou me prender ao Smart da TV, vou espetar bonitinho chromecast, biggifi ou Raspberry PI ou qualquer coisa baratinha que rode XBMC ou uma combinação deles.
Adriano Luis
Lembro que há 4 anos ao acabar de adquirir minha primeira TV com LCD Bravia da Sony sonhava em ter uma smartTV com 3D e tudo mais.... hoje... 4 anos se passaram o 3D passou... e olhando os comentários vejo que elas são uma verdadeira carroça, não fiz uma escolha ruim (na época)
Leo Souza
Com certeza, tenho uma Phillips. Pelamordedeus nunca mais.
Leo Souza
Pode crer, chromecast é show de bola, ressuscitou uma TV Phillips minha que como smart é bem dumb.
hamster

Tá exigindo que logo a Samsung pare de copiar os outros e atualize hardware "antigo"?

porra_mauricio
Tá exigindo que logo a Samsung pare de copiar os outros e atualize hardware "antigo"?
hamster

A Samsung saber fazer algo que não seja cópia da concorrência?

porra_mauricio
A Samsung saber fazer algo que não seja cópia da concorrência?
Exibir mais comentários