catalogo-netflix

O catálogo do Netflix é vasto, mas ele também muda de acordo com a região onde o serviço está disponível. Isto acontece por que praticamente todos os acordos de licença que o serviço assina com os estúdios impedem que certos filmes e séries sejam exibidos em todos os territórios. Para ultrapassar esse bloqueio de conteúdo, alguns assinantes usam VPNs – e ao que parece o Netflix finalmente decidiu que não vai mais permitir isso.

O Netflix já sabia há algum tempo que esse tipo de ferramenta existe. Através delas, assinantes do serviço podem fingir que estão viajando em outro país para acessar o catálogo do Netflix dele, seja por VPN ou por serviços de troca de DNS. Mas nas últimas semanas passou a executar testes de bloqueio e detecção destas ferramentas em certas regiões e com certos blocos de IP. Hoje em dia, por exemplo, ainda é possível acessar o catálogo de outro país usando o aplicativo do iOS, mas não pelo aplicativo do Android.

Usuários de serviços especializados relataram que este bloqueio no aplicativo para Android acontece desde outubro do ano passado. Ele também passou a forçar o uso do DNS do Google para acessar os servidores, além de bloquear o acesso quando detecta um usuário usando VPN. Os três principais afetados por enquanto são o Unblock-US, UnoTelly e TorGuard, que também são pagos. Segundo o TorGuard, a quantidade de erros disparou mesmo nas últimas duas semanas, indicando que o Netflix está ampliando o bloqueio.

Dentre as soluções possíveis, usuários de celulares com Android foram instruídos pelos serviços a executarem o downgrade do aplicativo, passando a usar a versão anterior, 3.7.1, que não tem o bloqueio, ou bloquear o acesso ao DNS do Google direto no roteador. Além disso, alguns deles também disseram que vão oferecer ferramentas para driblar o novo bloqueio, mas não deram detalhes ainda.

Até o momento não parece que nenhum outro aplicativo foi modificado, assim como a versão web do Netflix que também continua sem bloqueio. Não sabemos, no entanto, quanto tempo isso deve durar. Sabemos, por exemplo, que o Netflix também já testa a opção de verificar o fuso horário do usuário pelo navegador ou ainda detectar o sinal do GPS do smartphone e comparar com o país que o usuário está acessando.

Também não é de hoje que a empresa é pressionada em mudar sua política. A AHEDA, associação que cuida de direitos autorais de estúdios, já vem pressionando o Netflix há meses. E alguns emails vazados no ataque da Sony mostraram executivos do estúdio reclamando que o Netflix não fazia o bastante para impedir “assinantes ilegais” do serviço. Ao que parece a pressão deu certo e o Netflix não tem outra opção senão bloquear o acesso destes usuários “viajantes”. Isso é, se quiser manter seu catálogo.

Com informações: The Verge, TorrentFreak.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados