Início » Internet » Netflix bloqueia acesso de assinantes usando VPNs

Netflix bloqueia acesso de assinantes usando VPNs

Avatar Por

catalogo-netflix

O catálogo do Netflix é vasto, mas ele também muda de acordo com a região onde o serviço está disponível. Isto acontece por que praticamente todos os acordos de licença que o serviço assina com os estúdios impedem que certos filmes e séries sejam exibidos em todos os territórios. Para ultrapassar esse bloqueio de conteúdo, alguns assinantes usam VPNs – e ao que parece o Netflix finalmente decidiu que não vai mais permitir isso.

O Netflix já sabia há algum tempo que esse tipo de ferramenta existe. Através delas, assinantes do serviço podem fingir que estão viajando em outro país para acessar o catálogo do Netflix dele, seja por VPN ou por serviços de troca de DNS. Mas nas últimas semanas passou a executar testes de bloqueio e detecção destas ferramentas em certas regiões e com certos blocos de IP. Hoje em dia, por exemplo, ainda é possível acessar o catálogo de outro país usando o aplicativo do iOS, mas não pelo aplicativo do Android.

Usuários de serviços especializados relataram que este bloqueio no aplicativo para Android acontece desde outubro do ano passado. Ele também passou a forçar o uso do DNS do Google para acessar os servidores, além de bloquear o acesso quando detecta um usuário usando VPN. Os três principais afetados por enquanto são o Unblock-US, UnoTelly e TorGuard, que também são pagos. Segundo o TorGuard, a quantidade de erros disparou mesmo nas últimas duas semanas, indicando que o Netflix está ampliando o bloqueio.

Dentre as soluções possíveis, usuários de celulares com Android foram instruídos pelos serviços a executarem o downgrade do aplicativo, passando a usar a versão anterior, 3.7.1, que não tem o bloqueio, ou bloquear o acesso ao DNS do Google direto no roteador. Além disso, alguns deles também disseram que vão oferecer ferramentas para driblar o novo bloqueio, mas não deram detalhes ainda.

Até o momento não parece que nenhum outro aplicativo foi modificado, assim como a versão web do Netflix que também continua sem bloqueio. Não sabemos, no entanto, quanto tempo isso deve durar. Sabemos, por exemplo, que o Netflix também já testa a opção de verificar o fuso horário do usuário pelo navegador ou ainda detectar o sinal do GPS do smartphone e comparar com o país que o usuário está acessando.

Também não é de hoje que a empresa é pressionada em mudar sua política. A AHEDA, associação que cuida de direitos autorais de estúdios, já vem pressionando o Netflix há meses. E alguns emails vazados no ataque da Sony mostraram executivos do estúdio reclamando que o Netflix não fazia o bastante para impedir “assinantes ilegais” do serviço. Ao que parece a pressão deu certo e o Netflix não tem outra opção senão bloquear o acesso destes usuários “viajantes”. Isso é, se quiser manter seu catálogo.

Com informações: The Verge, TorrentFreak.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Hugo Alves Iglesias
Você fala isso pq n passa pela situação de estar em outro país e não poder usar o Netflix do Brasil por causa desses tratados de merda!!!
Fabio Malikoski

Nossa quanta bosta numa frase. Percebe como é sem noção essa afirmação?

Fabio Malikoski
Nossa quanta bosta numa frase. Percebe como é sem noção essa afirmação?
Wemerson
De graça (torrent) = 100% livre /// disponibilidade 1h após ser exibido na tv em qualquer canal ou país do mundo /// catálogo infinito, estou vendo versailles por exemplo, onde eu veria se não fosse pelos torrents ? Pagando = Regulado você vê o que eles tem no catalogo /// disponibilidade 1 ano após passar na tv, atrazo de uma temporada //// catalogo limitado, vi a season II toda de the last kingdom por torrent e só agora colocaram no catalogo do netflix a season I. Tenho Netflix pelas séries originais, mas quando se trata de lançamentos, vejo sempre por torrent, 1 ano de atrazo não rola.
Felipe Mário
Falou pouco mas falou bosta.
­­­­­­­­­­­­­­­

Que lixo

Jhonatan Paiva
Que lixo
Zerowin Zero
Não é a mídia conservadora e sim a mídia globalista de esquerda
Augusto Almeida
mais de 50 em 50kbps a galinha enche o servidor.
ALB
Excelente notícia, estava pensando em retornar ao Netflix, mas se tanta gente busca alternativa assim é porque o conteúdo está um lixo. Obrigado pela indireta, Netflix.
Sergio Fagundes
E você não sabe o significado de LER. Seu EXEMPLO não serve para o assunto em questão. Como dito ele usava VPN para treinar inglês e não para assistir animes, animes esses que NEM AO MENOS podem ter tido versão em inglês que seria o motivo de não ter áudio em inglês. Mas como ele usava VPN para treinar o inglês e não para assistir animes então o fato de ter que parar de usar não iria modificar em nada seu treinamento uma vez que TIRANDO SEU ANIME ele teria ainda um acervo enorme de conteúdo com áudio em inglês.
LekyChan
Vê-se que você não sabe o significado de EXEMPLO.
Sergio Fagundes
Se ele usa pra treinar INGLES então CASO ALGUM NÃO TENHA AUDIO ORIGINAL é só usar outro. Se ele tem que usar especificamente o SEU ANIME QUE PASSA NO NETFLIX BRASILEIRO portanto sem a menor necessidade de VPN então é desculpa. Vamos simplificar pro tico e o teco. O cara reclamou que não vai poder usar VPN. VPN é usada para acessar acervo no exterior e não acervo brasileiro. Usando VPN para acessar acervo no exterior significa que ele tem audio original pois NETFLIX no exterior tem audio em ingles, alemão ou diabo a quatro do acervo do país que ele está acessando. COM ISSO ele não está cessando o acervo do SEU ANIMEZINHO E SIM ACERVO FORA DO BRASIL. PORTANTO VOCE LEU PORRA NENHUMA DO QUE FOI DITO SÓ ESTÁ A FIM DE ENCHER O SACO.
naointeressa

qual é a graça de burlar o sistema? Só se burla o sistema se o sistema prejudica o próximo de verdade. Pessoas adoram mandar nas outras mas odeiam ser mandadas.

naointeressa

Também é do tipo que:

- Reclama da indústria das multas mas vive passando acima do limite de velocidade e dirigindo falando no celular, ou pior! Dirige depois de beber e ainda pensa que é o melhor piloto do mundo!
- Tira dia de folga pegando atestado com aquele médico amigo.
- Pega um chocolate escondido no supermercado.
- Votou no Lula, Dilma e/ou políticos envolvidos em denúncias de corrupção.

(sim, anonimato no Brasil é crime também... mas como infelizmente é fácil as pessoas "cairem matando" após uma crítica a um comentário hipócrita... )

Exibir mais comentários